Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
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- Velha Guarda
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
A folha de calculo que estou a usar é a que segue em anexo.
Agradeço que me expliquem o que estou a fazer mal no calculo da queda de tensão.
Através do metedo do fabricante dá-me um valor muito diferente do meu.
Agradeço que me expliquem o que estou a fazer mal no calculo da queda de tensão.
Através do metedo do fabricante dá-me um valor muito diferente do meu.
- Anexos
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- calculo cabo2.xls
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- Velha Guarda
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Olá "migjac",
Embora interesante, a tua folha de cálculo está um pouco confusa:
A) Falas em cabo XV e apresentas valores de tabela em relação ao cabo VV
B) Falas nos quadros 1 e 3 do catálogo EUROCABOS sem clarificares a que se referem.
Gostava que explicasses.
No entanto, reenvio a folha com a minha interpretação.
Cumprimentos.
Embora interesante, a tua folha de cálculo está um pouco confusa:
A) Falas em cabo XV e apresentas valores de tabela em relação ao cabo VV
B) Falas nos quadros 1 e 3 do catálogo EUROCABOS sem clarificares a que se referem.
Gostava que explicasses.
No entanto, reenvio a folha com a minha interpretação.
Cumprimentos.
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- Velha Guarda
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Olá "migjac"
Seria esta a tabela pretendida (VV)?
Cumprimentos.
Seria esta a tabela pretendida (VV)?
Cumprimentos.
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Duzia12 Escreveu:Alguém podia dizer se este cálculo está correcto???
I=55/0,8x0,85/0,692=117 A
Arranque esrela/triangulo
IB=In+Ia/3
Ia= 3 x In
Logo Ib=In+ 3 In/3 =2 x In
IB= 117 x 2 = 234 A
In=250???? 200 A ???
para 55 KW
Caro, os teus cálculos estão bem.
Normalmente a corrente de arranque do motor varia entre 2 a 6 vezes a corrente de serviço IB (vai depender do tipo de arranque).
A protecção que deves considerar é em relação ao IB e não à corrente de arranque que calculaste.
234 A = Ia (corrente de arranque)
117 A = IB
Portanto, In = 125 A ou 160A
234A vai servir para cálculo da queda de tensão do cabo.
Abraço
João
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
boa tarde,
estou um pouco destreinado nos circuitos de motores e portanto tenho andado a fazer um apanhado sobre o assunto. Vou aproveitar este topic para colocar as seguintes dúvidas:
- Qual o valor máximo permitido para a qdt durante o arranque? tenho visto algumas referências a 10% mas não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial.
- Qual o valor máximo permitido para a potência de motores a ligar à rede de distribuição BT? Onde vem especificado?
Obrigado
PC
estou um pouco destreinado nos circuitos de motores e portanto tenho andado a fazer um apanhado sobre o assunto. Vou aproveitar este topic para colocar as seguintes dúvidas:
- Qual o valor máximo permitido para a qdt durante o arranque? tenho visto algumas referências a 10% mas não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial.
- Qual o valor máximo permitido para a potência de motores a ligar à rede de distribuição BT? Onde vem especificado?
Obrigado
PC
- nelmindo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Está tudo nas regras técnicasP.C. Escreveu:boa tarde,
estou um pouco destreinado nos circuitos de motores e portanto tenho andado a fazer um apanhado sobre o assunto. Vou aproveitar este topic para colocar as seguintes dúvidas:
- Qual o valor máximo permitido para a qdt durante o arranque? tenho visto algumas referências a 10% mas não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial.
- Qual o valor máximo permitido para a potência de motores a ligar à rede de distribuição BT? Onde vem especificado?
Obrigado
PC
- joaoosvaldo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
De acordo com as R.T.I.E.B.T., Secção 553.2, Quadro 55A, os motores trifásicos ligados à rede de distribuição, não devem arrancar diretamente se as correntes de arranque ultrapassarem 125A quando ligados a redes aéreas e 250A se ligados a redes subterrâneas.P.C. Escreveu:boa tarde,
estou um pouco destreinado nos circuitos de motores e portanto tenho andado a fazer um apanhado sobre o assunto. Vou aproveitar este topic para colocar as seguintes dúvidas:
- Qual o valor máximo permitido para a qdt durante o arranque? tenho visto algumas referências a 10% mas não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial.
- Qual o valor máximo permitido para a potência de motores a ligar à rede de distribuição BT? Onde vem especificado?
Obrigado
PC
Quanto à q.d.t. no arranque sim o valor normalmente considerado é de 10%, mas caso o fabricante indique o valor da q.d.t. no arranque é esse valor dado pelo fabricante que se deve utilizar.
- joaoosvaldo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
As fórmulas são:Duzia12 Escreveu:E o cálculo de In?
Já vi que ninguém se chega à frente
In= P / ( raizq(3)*400*rendimento*cos fi )
IB=In+(Ia/3)
IB <= In <= Iz
I2 <= 1.45 x Iz
É só aplicar essas fórmulas para determinar o In da proteção.
Para os diferentes tipos de arranque normalmente nos cálculos considera-se:
- arranque direto: Ia=6xIn;
- arranque estrela-triângulo: Ia=3xIn;
- resistências rotóricas: Ia=2.2xIn;
- eletrónico: Ia=1xIn.
- joaoosvaldo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Tal como já foi referido atrás para esse motor de 55kW não deve utilizar arranque estrela-triânguloDuzia12 Escreveu:E qual é e o cabo XV?

Se quiser o cálculo como deve ser deve considerar arrancador suave e é necessário saber o rendimento e o cos fi do motor, o modo de instalação (para determinar o método de referência) e a distância do quadro que alimenta o motor até ao próprio motor, bem como se o quadro que alimenta o motor não for o geral da instalação é necessário saber também a q.d.t. a montante e ainda é necessário saber as condições da canalização para saber se se devem aplicar alguns fatores de correção.
Se o arranque for suave como deve ser para essa potência o In da proteção é de 125A (já tinha sido indicado no início do tópico pelo "nokPT"). Para o cálculo do cabo são necessários os dados referidos anteriormente

- Pedro Oliveira
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
joaoosvaldo Escreveu:As fórmulas são:Duzia12 Escreveu:E o cálculo de In?
Já vi que ninguém se chega à frente
In= P / ( raizq(3)*400*rendimento*cos fi )
IB=In+(Ia/3)
IB <= In <= Iz
I2 <= 1.45 x Iz
É só aplicar essas fórmulas para determinar o In da proteção.
Para os diferentes tipos de arranque normalmente nos cálculos considera-se:
- arranque direto: Ia=6xIn;
- arranque estrela-triângulo: Ia=3xIn;
- resistências rotóricas: Ia=2.2xIn;
- eletrónico: Ia=1xIn.
Bom dia,
Estes dados aqui são segundo que legislação/regulamento?
Obrigado,
Pedro