Dúvida Urgente (KW e KVA)
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Dúvida Urgente (KW e KVA)
Estou a calcular a potêwncia para um edifício em que estou a colocar, por exemplo:
Potencia últil de uma máquina: 10000 W
Rendimento: 1
Potencia aparente: 10000 W
Depois vou buscar a potencia aparente: 9870 W
Corrente estipulada: 42,91A
Factor de Utilização: 0.75
Corrente de serviço (IS): 32.19A
Dá-me uma potência instalada de 7.40KW
Imaginemos que temos 8 equipamentos assim, a potência total são 74kW
Para saber a potência a contratar, pelos cálculos que fiz posso considerar a potência a contratar de 74kVA ou ainda tenho de fazer alguma conta?
Potencia últil de uma máquina: 10000 W
Rendimento: 1
Potencia aparente: 10000 W
Depois vou buscar a potencia aparente: 9870 W
Corrente estipulada: 42,91A
Factor de Utilização: 0.75
Corrente de serviço (IS): 32.19A
Dá-me uma potência instalada de 7.40KW
Imaginemos que temos 8 equipamentos assim, a potência total são 74kW
Para saber a potência a contratar, pelos cálculos que fiz posso considerar a potência a contratar de 74kVA ou ainda tenho de fazer alguma conta?
Re: Dúvida Urgente (KW e KVA)
kW e kVA são unidades diferentes. Terá de saber qual o factor de potência das máquinas e dividi-lo pela potência.
Imaginemos que o factor de potência das máquinas seria 0,7. A potência em kVA seria de 74kW/0,7=105,7kVA
Imaginemos que o factor de potência das máquinas seria 0,7. A potência em kVA seria de 74kW/0,7=105,7kVA
-
- Velha Guarda
Mas como faz esse cálculo quando está a fazer o cálculo da potência de um edifício? Calcula o factor de potencia de cada equipamento? Como tem esses dados?Noctvrno Escreveu:kW e kVA são unidades diferentes. Terá de saber qual o factor de potência das máquinas e dividi-lo pela potência.
O factor de potência (cos fi) é caracteristica de cada máquina, e deverá ser fornecido pelo fabricante, ou então medido na própria máquina.Nelson Pinho Escreveu:Mas como faz esse cálculo quando está a fazer o cálculo da potência de um edifício? Calcula o factor de potencia de cada equipamento? Como tem esses dados?Noctvrno Escreveu:kW e kVA são unidades diferentes. Terá de saber qual o factor de potência das máquinas e dividi-lo pela potência.
Para cargas puramente resistivas, o factor de potência é 1.
Última edição por Noctvrno em 15 mar 2013, 15:49, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Mas isso é complicado de conseguir descobrirNoctvrno Escreveu:O factor de potência (cos fi) é caracteristica de cada máquina, e deverá ser fornecicido pelo fabricante.Nelson Pinho Escreveu:Mas como faz esse cálculo quando está a fazer o cálculo da potência de um edifício? Calcula o factor de potencia de cada equipamento? Como tem esses dados?Noctvrno Escreveu:kW e kVA são unidades diferentes. Terá de saber qual o factor de potência das máquinas e dividi-lo pela potência.
Para cargas puramente resistivas, o factor de potência é 1.

Ele pode ser medido na máquina com equipamentos de medição.
Se reparar no exemplo que dei 74kW são 105kVA. A diferença de valores é muito grande.
Se reparar no exemplo que dei 74kW são 105kVA. A diferença de valores é muito grande.
-
- Velha Guarda
Quando temos a eficência de uma máquina podemos considerar isso o factor de potencia? Neste caso é de 76.72% ?Noctvrno Escreveu:Ele pode ser medido na máquina com equipamentos de medição.
Nelson Pinho Escreveu:Quando temos a eficência de uma máquina podemos considerar isso o factor de potencia? Neste caso é de 76.72% ?Noctvrno Escreveu:Ele pode ser medido na máquina com equipamentos de medição.
Não. São coisas diferentes.
Não sabendo exactamente o factor de potência, considere 0,7 0,8 e sobredimensione em 20% ou 30%.
-
- Velha Guarda
Não querendo abusar, consegues dizer-me o factor de potencia da UTAN em anexo?Noctvrno Escreveu:Nelson Pinho Escreveu:Quando temos a eficência de uma máquina podemos considerar isso o factor de potencia? Neste caso é de 76.72% ?Noctvrno Escreveu:Ele pode ser medido na máquina com equipamentos de medição.
Não. São coisas diferentes.
Não sabendo exactamente o factor de potência, considere 0,7 0,8 e sobredimensione em 20% ou 30%.
- Anexos
-
- UTAN.pdf
- (119.91 KiB) Transferido 432 vezes
-
- Velha Guarda
São 3 UTAS...Noctvrno Escreveu:Exactamente quantas máquinas tem e quais as suas potências?
UTA1 (VI) 2800
UTA1 (VE) 960
B_UTA1 2500
UTA2 (VI) 7880
UTA2 (VE) 3310
B_UTA2 6500
UTA3 (VI) 1840
UTA3 (VE) 1590
B_UTA3 2500
Valores em W...
O factor de potência não vem especificado. Não sabendo o factor de potencia exacto considera 0,7 ou 0,8.
total em kW=29,880
factor de potência=0,7
=42,7 kVA
Agora é aplicar um factor de simultaneidade e tens a potência final.
total em kW=29,880
factor de potência=0,7
=42,7 kVA
Agora é aplicar um factor de simultaneidade e tens a potência final.
Última edição por Noctvrno em 15 mar 2013, 16:40, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Muito obrigadoNoctvrno Escreveu:O factor de potência não vem especificado. Não sabendo o factor de potencia exacto considera 0,7 ou 0,8.
total em kW=29,880
factor de potência=0,7
=42,7 kVA
Agora é aplicar um factor de simultaneidade e tens a poteência final.

-
- Velha Guarda
Mas para sistemas de AVAC não deveria ser 1?Duzia12 Escreveu:E o fator de simultaneidade das 8 máquinas 0,6 a 0,7 !!