Harmónicos

Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Harmónicos

Mensagem por Checkmat »

Boas

Penso que este será um bom tópico para ser discutido :wink:

Muita gente não se apercebe mas a existencia de harmónicos numa instalação electrica é muito importante.

Uma pequena apresentação:
A presença de harmónicos corresponde a uma onda de tensão ou corrente deformada, a deformação dessas ondas significa que a distribuição de energia eléctrica é perturbada e que a qualidade de energia não é óptima.
A origem desses harmónicos são cargas não lineares, por exemplo: equipamentos electrónicos, variadores de velocidade, equipamentos de escritório, entre outros.

As taxas de distorção harmónica mais importantes são as THDu (em tensão) e THDi (corrente)...

O que acham deste assunto?

Vou deixar aqui um ficheiro a falar um pouco sobre os harmónicos
harmonicas.rar
(780.5 KiB) Transferido 393 vezes
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Harmónicos

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Obrigado pela informação, por acaso já existe um tópico com esse tema:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... C3%B3nicos
Cpt

Rebelo Cruz
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Tive a ler o documento e é bastante interessante. Aconselho a sua leitura!

Na fábrica onde trabalho, apesar de termos alguns variadores não temos qualquer tipo de dispositivo de compensação de Harmónicos. Seja por filtro passivo, banco de condensadores, etc...

A minha dúvida resume-se no ponto ao qual passa a ser vantajoso termos estes dispositivos. Pois o custo destas soluções é significativo. Existe alguma avaliação a nível financeiro que disponham?

Saudações e votos de um bom fim-de-semana,
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

BLima Escreveu:Viva,

Na fábrica onde trabalho, apesar de termos alguns variadores não temos qualquer tipo de dispositivo de compensação de Harmónicos. Seja por filtro passivo, banco de condensadores, etc...

A minha dúvida resume-se no ponto ao qual passa a ser vantajoso termos estes dispositivos. Pois o custo destas soluções é significativo. Existe alguma avaliação a nível financeiro que disponham?

Boas

Mas por acaso tens algum problema em concreto com a instalação?
Existe consumo de energia reactiva?
Diz alguma coisa
Cpt

Rebelo Cruz
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Embora tenha algum consumo de potência reactiva não tenho qualquer problema na instalação.

Reflectindo um pouco, eventualmente só o custo que temos na factura eléctrica com o consumo de reactiva, justificaria um sistema de correcção de factor de potência.

O que eu gostaria de saber é qual o custo típico de um filtro em função dos KVAr instalados para eu possa comparar com os meus consumos. Assim poderia analisar em quanto tempo uma instalação destas ficaria amortizada.

Atentamente,
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

OLá Blima

Qual é o valor médio mensal que paga de reactiva?

Abraço
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

:oops:

Se forneceres dados detalhados que constam da factura poder-se-à fazer uns cálculos rápidos para dimensionar uma bateria de condensadores e eventualmente até uma poupança na potência contratada..... O teu patrão, se poupar algum, vai ficar satisfeito.

O que é necessário: Dados de todos os valores que constam das facturas (ponta tomada e contratada, en. activa, en. reactiva....) de preferência para um ano de funcionamento.... se a actividade da tua empresa e o consumo não forem irregulares, bastam analisar 3 ou 4 facturas.

Só tens que te preocupar com os harmónicos se estes causarem perturbações significativas no funcionamnto da instalação ou dos equipamentos.....

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Porque será que ao falar de harmónicos fizeram ligação com a energia reactiva?

Seria interessante perceber.

Obrigado
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

BLima Escreveu:Viva,

Eu fiz vários trabalhos relacionados com Harmonicos e problemas de qualidade de energia tenho algures um artigo muito interessante sobre o impacto dos problemas de qualidade de energia em industrias e outros, mas tenho de procurar com mais tempo.

O assunto é interessantíssimo e se não tivesse trocado a vida académica por um emprego "cá fora" teria continuado na investigação dos problemas de qualidade de energia.
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Sim eu também acho um assunto interessate, por isso abri este tópico para o ppl falar um pouco sobre ele, ja que existe talvez um pouco de "tabu" neste assunto....

Tipo, detectamos que existem harmónicos numa rede eléctrica industrial, o que fazer, ou melhor, que filtros escolher para atenuar um pouco essa distorção?
Passivos, activos?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Os harmónicos nas baterias são importantes já que Xc=1/(W . C) e w=2 x pi x f logo se aumentar f o vaor de XC diminui á há um excesso de corrente nas baterias

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Continuo a não perceber o que têm a ver as baterias de correcção do factor de potência com os procedimentos a efectuar para a correcção dos Harmónicos.

Uma coisa é a necessidade de instalação de filtros para suprimir os harmónicos, por estes poderem provocar avarias nos condensadores.

Outra coisa é a correcção do factor de potência.

Penso que o assunto é realmente interessante, e já que há alguém disponível para o abordar, deviamos permitir que o faça sem misturas de assuntos.
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

Eu só vejo ligação entre condensadores e harmónicos se estivermos a falar de filtros passivos de absorção de harmónicos, que normalmente são filtros constituidos por cargas capacitivas e indutivas.

Normalmente estes filtros são sintonizados para uma determinada frequência criando caminhos de baixa impedância para as correntes sintonizadas.

Por exemplo sintonizando um filtro passivo para os 150 Hz estamos a filtrar as correntes harmónicas de 3ª ordem.

Normalmente estes filtros tem desvantagens como por exemplo alteração do factor de potencia, têm um comportamento estático não se adaptando a diferentes correntes de carga, quando inseridos num determinado sistema tem de se ter muito cuidado para que não se corra o risco de ocorrerem ressonâncias, o sistema pode passar a operar com factor de potencia capacitivo.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

OLá

eu espero não estar a falar de cor mas se a tensão tiver harmónicos e não só de corrente as cargas caapcitivas têm uma impedãncia cada vez menor quanto maior é a frequência do harmónico e há os efeitos de ressonãocia que podem causar tensões elevadas e perfurar os dieléctricos.

Será que tenho razão??? Claro que tenho Ohmico
QE_Harmonicas.rar
(1018.12 KiB) Transferido 320 vezes
Um abraço
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Excelente documento!

:!: :!: