comutadro de escada

jpires
Curioso
Curioso
Registado: 20 abr 2010, 13:54

comutadro de escada

Mensagem por jpires »

tenho 1 candeeiro no hall do R/C, 1 candeeiro nas escadas e 1 candeeiro no hall do 1.º andar.

Tenho 2 comudadores duplos de escada 1 no R/C e outro no 1.º

Como devem ser feitas as ligações p q o sistema funcione?

É q no meu caso n está a funcionar ... correctamente!

na minha logica devia 1 dos interruptores acender apagar o candeeiro do R/C e o outro acender apagar o das escadas (comutador duplo do R/C)
e o mesmo deveria acontecer c/ o outro comutador duplo do 1.º andar, ...

Alguem me pode ajudar?

Obrigado!
pedroazenha
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2013, 11:53
Contacto:

Re: comutadro de escada

Mensagem por pedroazenha »

Viva jpires,

Se entendo bem, penso que o que pretendes é isto
esquema.pdf
(14.16 KiB) Transferido 186 vezes
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

Obrigado pela explicação.

é isso mesmo q eu pretendo ... como tenho comutadores da Legrand (modelo suno), é só verificar as ligações de acordo com o esquema ou é preciso mais alguma informação?
pedroazenha
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2013, 11:53
Contacto:

Mensagem por pedroazenha »

jpires Escreveu:Obrigado pela explicação.

é isso mesmo q eu pretendo ... como tenho comutadores da Legrand (modelo suno), é só verificar as ligações de acordo com o esquema ou é preciso mais alguma informação?
Viva jpires,

Se a aparelhagem que tiveres forem comutadores de escada duplos de acordo com o que está contemplado no esquema, sim é só seguires as ligações.
Contudo, se não te sentires á vontade com as ligações existentes e o esquema em causa, é preferível contactares um profissional que te resolverá o problema rapidamente.

Abraço
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Mensagem por soares469 »

pedroazenha Escreveu:Viva jpires,

esquema.pdf
e porque não adicionar mais dois condutores para quando chegar ao 1º andar apagar o r\c e vice versa?

ou melhor quem fez a instalação se passou duas linhas de volta tambem passava 4 digo eu :)
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

parece-me 1a boa ideia ... e nesse caso como ficavam as ligaçoes?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O cobre está caro, e passar mais linhas implica mais fio e mão de obra, e em vez de utilizar tubo de 16mm, passar a tubo de 20mm, e na maioria dos casos o cliente nada agradece.

soares469 Escreveu:
pedroazenha Escreveu:Viva jpires,

esquema.pdf
e porque não adicionar mais dois condutores para quando chegar ao 1º andar apagar o r\c e vice versa?

ou melhor quem fez a instalação se passou duas linhas de volta tambem passava 4 digo eu :)
Cpts.
Energy
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

eu por acaso sou o tipo de cliente q agradece ... mas numas obras q fiz em casa ... e sendo eu a pagar ... é preciso quase pedir por favor ... e depois as coisas n ficam em condições ... mas 1a vez o trabalho feito já n se vai voltar atras ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que acontece por vezes, é que o cliente quando pede orçamento, quer gastar o minimo possivél, dizendo que quer apenas uns interruptores.
Mas na hora da execução, já não quer só os interruptores, quer também comutações, inversores etc, pensando que é só passar mais um fio, e que isso não custa tempo e dinheiro.
Enfim situações destas acontecem muito, depois quando se apresentam os trabalhos a mais, o cliente não gosta nada e fica todo chateado com o instalador, como se este tivesse culpa, e tivesse que lhe oferecer mais uns dias de trabalho, materiais, etc, etc.
Eu não fico nada chateado quando o cliente pede mais trabalho, antes de executar vai o orçamento , se o cliente adjudica, avança-se com as alterações, pois o cliente é quem paga, e portanto pode exigir.

jpires Escreveu:eu por acaso sou o tipo de cliente q agradece ... mas numas obras q fiz em casa ... e sendo eu a pagar ... é preciso quase pedir por favor ... e depois as coisas n ficam em condições ... mas 1a vez o trabalho feito já n se vai voltar atras ...
Cpts.
Energy
soares469
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por soares469 »

é por essas e por outras é que eu proponho sempre todas as opçoes a mais barata e mais cara

sem nunca esquecer de dizer o porquê de ser mais caro e aconselho sempre a melhor opção funcional no futuro

hoje precisa e chega isto mais "amanhã" pode não chegar e ter de fazer alteraçoes logo paga duas vezes a mão de obra. :lol:
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

pois no meu caso pedi tudo de inicio e depois das obras feitas verifiquei q as coisas n tinham ficado como pedi ... até me dei ao trabalho de fazer um esquema num papel e de fazer marcações nas paredes ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nesse caso tem ou tinha o direito de exigir do instalador ou do empreiteiro da obra, que as instalações ficassem de acordo com o solicitado e orçamentado.

jpires Escreveu:pois no meu caso pedi tudo de inicio e depois das obras feitas verifiquei q as coisas n tinham ficado como pedi ... até me dei ao trabalho de fazer um esquema num papel e de fazer marcações nas paredes ...
Cpts.
Energy
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

tem razão mas o problema é q eu precisava de ir morar p a casa e estar a refazer tudo de novo ...

e o electricista q andou a fazer a instalação chegou a colocar as tomadas de telefone na parede e em alguns casos n passou o fio ou ligou pura e simplesmente um fio à tomada a fingir q estava tudo ligado ... e na parte do cabo coaxial nem dá p imaginar ....

moral da historia tive q contratar os serviços de outro electricista ...

obras é p esqueçer ...

a politica dos pedreiros é ... quem vier depois q se amanhe ... ou seja passam tubagem q fica com angulos rectos e depois os electricistas é q se amolam ... e infelizmente esta filosofia é + ou - transversal às várias profissões ... pena q existam poucos bons profissionais e por vezes é dificil encontrá-los.
soares469
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por soares469 »

jpires Escreveu:tem razão mas o problema é q eu precisava de ir morar p a casa e estar a refazer tudo de novo ...

e o electricista q andou a fazer a instalação chegou a colocar as tomadas de telefone na parede e em alguns casos n passou o fio ou ligou pura e simplesmente um fio à tomada a fingir q estava tudo ligado ... e na parte do cabo coaxial nem dá p imaginar ....

moral da historia tive q contratar os serviços de outro electricista ...

obras é p esqueçer ...

a politica dos pedreiros é ... quem vier depois q se amanhe ... ou seja passam tubagem q fica com angulos rectos e depois os electricistas é q se amolam ... e infelizmente esta filosofia é + ou - transversal às várias profissões ... pena q existam poucos bons profissionais e por vezes é dificil encontrá-los.
infelizmente existe muito cá em portugal a teoria do "quem vier atras que feche a porta"

pois mas bons profissionais são poucos e quando "voce" encontra um já desconfia ou seja mede todos pela mesma bitola
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
"a politica dos pedreiros é ... quem vier depois q se amanhe ... ou seja passam tubagem q fica com angulos rectos e depois os electricistas é q se amolam"

Por isso é que se costuma dizer, cada macaco no seu galho.

Logo relacionado com instalações elétricas, o pedreiro ao dar apoio ao eletricista, deve abrir roços, assentar caixas, tapar roços, e nunca instalar tubagem.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”