Motor para abastecimento de autoclave
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Motor para abastecimento de autoclave
Boa tarde,
tenho uma instalação de abastecimento de água um pouco desactualizada. Motor com pinha, com liga/desliga manual a puxar a água para um deposito de 500 litros que abastece toda rede.
Pretendo faz by pass ao deposito dado este ser em fibro cimento e já ter alguns anos, e pretendo pressurizar a rede de abastecimento.
Para tal é necessário instalar um autoclave ( que ainda não sei a capacidade, mas quanto maior melhor), e talvez o mais indicado seria substituir o motor de pinha por uma bomba submersível.
Como para já não queria substituir o motor de pinha, será que com o motor que neste momento tenho adicionando um conjunto de sondas e relé de nível irei conseguir a pressurização deseja?
Para além disto será também necessário uma válvula anti retorno na entrada do autoclave bem como o pressostato.
Gostava de obter opinião dos colegas sobre este assunto.
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
tenho uma instalação de abastecimento de água um pouco desactualizada. Motor com pinha, com liga/desliga manual a puxar a água para um deposito de 500 litros que abastece toda rede.
Pretendo faz by pass ao deposito dado este ser em fibro cimento e já ter alguns anos, e pretendo pressurizar a rede de abastecimento.
Para tal é necessário instalar um autoclave ( que ainda não sei a capacidade, mas quanto maior melhor), e talvez o mais indicado seria substituir o motor de pinha por uma bomba submersível.
Como para já não queria substituir o motor de pinha, será que com o motor que neste momento tenho adicionando um conjunto de sondas e relé de nível irei conseguir a pressurização deseja?
Para além disto será também necessário uma válvula anti retorno na entrada do autoclave bem como o pressostato.
Gostava de obter opinião dos colegas sobre este assunto.
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
Re: Motor para abastecimento de autoclave
nuno
pelo que percebo se o seu problema é falta de pressao e não quer gastar dinheiro numa bomba submersivel
o que eu aconselho é montar um balão de pressao como o que eu tenho em casa de 60 litros,atenção que a minha bomba é submersivel de 1.5cv instalada a 100 metros de profundidade.
http://www.hidrosado.pt/detalhes.php?id=77
espero que ajude
pelo que percebo se o seu problema é falta de pressao e não quer gastar dinheiro numa bomba submersivel
o que eu aconselho é montar um balão de pressao como o que eu tenho em casa de 60 litros,atenção que a minha bomba é submersivel de 1.5cv instalada a 100 metros de profundidade.
http://www.hidrosado.pt/detalhes.php?id=77
espero que ajude
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2013, 11:53
- Contacto:
Viva Nuno,
Tive uma situação parecida com a tua e solucionei da seguinte forma:
Bomba submersível de alto debito + Balão de pressão
Não foi possível utilizar o motor que existia anteriormente, pois o balão de pressão necessitava de um caudal de entrada de água que o motor não conseguia oferecer.
Informa-te junto de uma loja que tenhas perto de ti.
Cmps,
Não foi possível utilizar o motor que existia anteriormente, pois o balão de pressão necessitava de um caudal de entrada de água que o motor não conseguia oferecer.
Cmps,
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Porquê uma bomba de alto débito?pedroazenha Escreveu:Viva Nuno,
Cmps,
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
desde já agradeço a ajuda de todos os colegas.
A minha questão pertinente é a seguinte: Com o actual motor, o autoclave irá ter um bom desempenho?? Ou será mesmo necessário a troca do actual motor por uma bomba submersivel?
Neste momento também não sei a potência do motor, sei apenas que está a uma altura de cerca de 22metros do deposito, tendo força para puxar para lá a água. Colocando o autoclave e fazendo o by pass ao deposito, ficaria agora a uma altura de 18, 19metros.
Obrigado
A minha questão pertinente é a seguinte: Com o actual motor, o autoclave irá ter um bom desempenho?? Ou será mesmo necessário a troca do actual motor por uma bomba submersivel?
Neste momento também não sei a potência do motor, sei apenas que está a uma altura de cerca de 22metros do deposito, tendo força para puxar para lá a água. Colocando o autoclave e fazendo o by pass ao deposito, ficaria agora a uma altura de 18, 19metros.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A Azulnunomota Escreveu:Boa tarde,
Neste momento também não sei a potência do motor, sei apenas que está a uma altura de cerca de 22metros do deposito, tendo força para puxar para lá a água (não é puxar, mas sim elevar (empurrar)). Colocando o autoclave e fazendo o by pass ao deposito, ficaria agora a uma altura de 18, 19metros.
Tens que ver a curva da bomba, mas se utilizares uma pinça consegues ver se fica dentro dos parâmetros.
Obrigado
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2013, 11:53
- Contacto:
Viva Mário,Mário Escreveu:BoasPorquê uma bomba de alto débito?pedroazenha Escreveu:Viva Nuno,
Cmps,
Cump.
Mário
O termo "alto debito" foi mal usado por mim!
A ideia que pretendi passar foi que, necessitei de extrair um maior caudal de agua com a bomba do que extraia com o motor. O debito do motor era insuficiente para "alimentar" um balão de pressão ligado a um sistema de rega (que funciona 2x30 min ao dia).
Cmps
Olá nunomota vou lhe dar aqui uma dica, que lhe pode ser muito útil.Pois motor que vc tem para ser aplicado, a um autoclave tem que ser de verviço continuo,
caso contrário nao dá.
comps
caso contrário nao dá.
comps
-
- Velha Guarda
Bom dia,
serviço contínuo? O que quer dizer com isso?
Estar o motor sempre em funcionamento continuo?
Obrigado
serviço contínuo? O que quer dizer com isso?
Estar o motor sempre em funcionamento continuo?
Obrigado
Olá amigo, pois serviço continuo é ligar e desligar muitas vezes costantemente. E outra coisa, vc sabe a persao que o motor dá? Pois se for fraco o pressostacto, pode nao o desligar.
comps.
comps.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Não é motor que dá pressão. Mas aí começava a cavitar.ricon-124 Escreveu:Olá amigo, pois serviço continuo é ligar e desligar muitas vezes costantemente. E outra coisa, vc sabe a persao que o motor dá? Pois se for fraco o pressostacto, pode nao o desligar.
comps.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Boas,
Sr, "nunomota" o seu motor actual trabalha com uma turbina aberta ou fechada)
Maior parte de motores usados para abastecer depositos abertos, tem turbinas abertas, maior caudal mas no maximo 2 bar de pressao.
Para autoclave tem de usar um motor com uma ou mais turbinas fechada para poder ter os 3 a 4 bar (podem ir aos 6bar).
Estes motores podem ser submersíveis ou não. Os não submersíveis tem mais limitações na sucção (por norma 7 metros)
Sr, "nunomota" o seu motor actual trabalha com uma turbina aberta ou fechada)
Maior parte de motores usados para abastecer depositos abertos, tem turbinas abertas, maior caudal mas no maximo 2 bar de pressao.
Para autoclave tem de usar um motor com uma ou mais turbinas fechada para poder ter os 3 a 4 bar (podem ir aos 6bar).
Estes motores podem ser submersíveis ou não. Os não submersíveis tem mais limitações na sucção (por norma 7 metros)
Cump.
Rochinha
Rochinha