Disjuntor Diferencial da companhia

Responder
ivandias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jul 2012, 21:59

Disjuntor Diferencial da companhia

Mensagem por ivandias »

Boas caros colegas electricistas,

tenho uma duvida, pois a minha área não é instalações residenciais mas sim industriais.
Estou a remodelar a minha casa que adquiri à algum tempo. Quando adquiri a casa fiz logo o contracto com a EDP utilizando o contador que lá existia. Tudo bem mas agora quando cheguei à parte do quadro eléctrico vi que me falta o diferencial da companhia, o que estava a seguir ao contador é um diferencial de 0,30A daqueles utilizados dentro das quadros para protecção dos circuitos de tomadas ext, etc.
O que poderei eu fazer em relação a isto, visto que quero ter o quadro sem que me dê problemas com a EDP?

Aguardo uma ajudinha de alguém com experiência no caso.

Obrigado e cumprimentos
electrostrenx
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Disjuntor Diferencial da companhia

Mensagem por ENERGY »

ivandias Escreveu:Boas caros colegas electricistas,

tenho uma duvida, pois a minha área não é instalações residenciais mas sim industriais.
Estou a remodelar a minha casa que adquiri à algum tempo. Quando adquiri a casa fiz logo o contracto com a EDP utilizando o contador que lá existia. Tudo bem mas agora quando cheguei à parte do quadro eléctrico vi que me falta o diferencial da companhia, o que estava a seguir ao contador é um diferencial de 0,30A daqueles utilizados dentro das quadros para protecção dos circuitos de tomadas ext, etc.
O que poderei eu fazer em relação a isto, visto que quero ter o quadro sem que me dê problemas com a EDP?

Aguardo uma ajudinha de alguém com experiência no caso.

Obrigado e cumprimentos
Boas
Quando fez o contrato com a EDP não se deslocaram ao local para estabelecer a ligação?
Essa situação de ter só contador, ainda se verifica em muitos casos, mas após o novo contrato deveriam ter ido ao local de consumo e colocar limitador, neste momento se proteger a sua instalação devidamente, até fica beneficiado por não ter o limitador da EDP, pois assim consome o que quiser, até queimar o fusivél, caso este exista, e paga uma taxa muito menor em relação à potência eventualmente absorvida.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.
ivandias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ivandias »

Boa noite,
Em primeiro lugar quero agradecer a participação no esclarecimento da minha duvida.
Pois quando eu fiz o contracto não se deslocaram ao local, aliás a instalação ainda tinha corrente.
Bom isso seria bom, mas o não me posso esticar pois o limite do contador julgo que é 15A, acham que se consumir mais do que isso o contador pode derreter lol secalhar é melhor proteger o circuito para os 15 A não? A potencia contratada é 3,45KVA.
Já agora outra questão, se por ventura a edp constatar que não existe diferencial, poderá alegar que estou a incorrer nalguma ilegalidade? é que muito sinceramente, quando fiz o contrato não reparei no pormenor e agora tenho receio de poder vir a arcar com algumas consequências...
O que acham?

Mais uma vez obrigado

Saudações electricas
electrostrenx
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Penso que não lhe podem colocar a responsabilidade de não existir limitador, imagine que não percebia nada de eletricidade :!: Quanto ao contador não se preocupe que não derrete :D .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em minha casa tenho contador trifásico, sem limitador instalado, com potência contratada de 3,45Kvas, isto num T2 com todos os equipamentos, mais 3 aparelhos de arcondicionado.
A EDP já ca esteve na minha ausência, para proceder à substituição de um fusivél na caixa de coluna, e nunca nada aconteceu, aliás a culpa de não ter limitador de potência não é minha, mas sim da EDP, e eu agradeço que não se lembrem de instalar, pois pago taxa referente a 3,45Kvas e posso consumir por exemplo 20,7Kvas.
Cpts.
Energy
ivandias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ivandias »

Boa noite,

Queria agradecer os conselhos e exemplo que me deram. É uma boa ajuda para decidir o que fazer em relação a este caso.

Muito obrigado
electrostrenx
MSoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 out 2011, 13:44

Mensagem por MSoares »

Boa tarde
Possuo uma questão que é a seguinte: o diferencial da EDP fica antes do contador, isto é entre a portinhola e o contador ou depois do contador entre este e o diferencial do nosso quadro?
Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Portinhola, contador, disjuntor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Bem protegido, desde que tenha feito uma terra geral de proteção com valores adequados.
DEUS AMIGO Escreveu:Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.
Cpts.
Energy
soares469
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 02 set 2012, 22:59

Mensagem por soares469 »

ENERGY Escreveu:Boas
Bem protegido, desde que tenha feito uma terra geral de proteção com valores adequados.
DEUS AMIGO Escreveu:Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.

nem mais...só quero acrescentar que em relação ao limitador não existir o problema é da EDP por isso aproveite

enquanto o tecnico não instala o limitador porque assim consegue mais consumo de energia a baixo preço em relação

á potencia contratada.

se por acaso quando forem a sua casa lhe perguntarem pelo limitador, basta dizer "eu nem electricista sou, vou lá eu perceber isso que é da vossa responsabilidade"

nada como se fazer de "parvinho" :D
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”