Disjuntor Diferencial da companhia
Disjuntor Diferencial da companhia
Boas caros colegas electricistas,
tenho uma duvida, pois a minha área não é instalações residenciais mas sim industriais.
Estou a remodelar a minha casa que adquiri à algum tempo. Quando adquiri a casa fiz logo o contracto com a EDP utilizando o contador que lá existia. Tudo bem mas agora quando cheguei à parte do quadro eléctrico vi que me falta o diferencial da companhia, o que estava a seguir ao contador é um diferencial de 0,30A daqueles utilizados dentro das quadros para protecção dos circuitos de tomadas ext, etc.
O que poderei eu fazer em relação a isto, visto que quero ter o quadro sem que me dê problemas com a EDP?
Aguardo uma ajudinha de alguém com experiência no caso.
Obrigado e cumprimentos
tenho uma duvida, pois a minha área não é instalações residenciais mas sim industriais.
Estou a remodelar a minha casa que adquiri à algum tempo. Quando adquiri a casa fiz logo o contracto com a EDP utilizando o contador que lá existia. Tudo bem mas agora quando cheguei à parte do quadro eléctrico vi que me falta o diferencial da companhia, o que estava a seguir ao contador é um diferencial de 0,30A daqueles utilizados dentro das quadros para protecção dos circuitos de tomadas ext, etc.
O que poderei eu fazer em relação a isto, visto que quero ter o quadro sem que me dê problemas com a EDP?
Obrigado e cumprimentos
electrostrenx
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Disjuntor Diferencial da companhia
Boasivandias Escreveu:Boas caros colegas electricistas,
Obrigado e cumprimentos
Quando fez o contrato com a EDP não se deslocaram ao local para estabelecer a ligação?
Essa situação de ter só contador, ainda se verifica em muitos casos, mas após o novo contrato deveriam ter ido ao local de consumo e colocar limitador, neste momento se proteger a sua instalação devidamente, até fica beneficiado por não ter o limitador da EDP, pois assim consome o que quiser, até queimar o fusivél, caso este exista, e paga uma taxa muito menor em relação à potência eventualmente absorvida.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.
Boa noite,
Em primeiro lugar quero agradecer a participação no esclarecimento da minha duvida.
Pois quando eu fiz o contracto não se deslocaram ao local, aliás a instalação ainda tinha corrente.
Bom isso seria bom, mas o não me posso esticar pois o limite do contador julgo que é 15A, acham que se consumir mais do que isso o contador pode derreter lol secalhar é melhor proteger o circuito para os 15 A não? A potencia contratada é 3,45KVA.
Já agora outra questão, se por ventura a edp constatar que não existe diferencial, poderá alegar que estou a incorrer nalguma ilegalidade? é que muito sinceramente, quando fiz o contrato não reparei no pormenor e agora tenho receio de poder vir a arcar com algumas consequências...
O que acham?
Mais uma vez obrigado
Saudações electricas
Em primeiro lugar quero agradecer a participação no esclarecimento da minha duvida.
Pois quando eu fiz o contracto não se deslocaram ao local, aliás a instalação ainda tinha corrente.
Bom isso seria bom, mas o não me posso esticar pois o limite do contador julgo que é 15A, acham que se consumir mais do que isso o contador pode derreter lol secalhar é melhor proteger o circuito para os 15 A não? A potencia contratada é 3,45KVA.
Já agora outra questão, se por ventura a edp constatar que não existe diferencial, poderá alegar que estou a incorrer nalguma ilegalidade? é que muito sinceramente, quando fiz o contrato não reparei no pormenor e agora tenho receio de poder vir a arcar com algumas consequências...
O que acham?
Mais uma vez obrigado
Saudações electricas
electrostrenx
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Penso que não lhe podem colocar a responsabilidade de não existir limitador, imagine que não percebia nada de eletricidade
Quanto ao contador não se preocupe que não derrete
.

-
- Team Apoio
Boas
Em minha casa tenho contador trifásico, sem limitador instalado, com potência contratada de 3,45Kvas, isto num T2 com todos os equipamentos, mais 3 aparelhos de arcondicionado.
A EDP já ca esteve na minha ausência, para proceder à substituição de um fusivél na caixa de coluna, e nunca nada aconteceu, aliás a culpa de não ter limitador de potência não é minha, mas sim da EDP, e eu agradeço que não se lembrem de instalar, pois pago taxa referente a 3,45Kvas e posso consumir por exemplo 20,7Kvas.
Em minha casa tenho contador trifásico, sem limitador instalado, com potência contratada de 3,45Kvas, isto num T2 com todos os equipamentos, mais 3 aparelhos de arcondicionado.
A EDP já ca esteve na minha ausência, para proceder à substituição de um fusivél na caixa de coluna, e nunca nada aconteceu, aliás a culpa de não ter limitador de potência não é minha, mas sim da EDP, e eu agradeço que não se lembrem de instalar, pois pago taxa referente a 3,45Kvas e posso consumir por exemplo 20,7Kvas.
Cpts.
Energy
Energy
Boa noite,
Queria agradecer os conselhos e exemplo que me deram. É uma boa ajuda para decidir o que fazer em relação a este caso.
Muito obrigado
Queria agradecer os conselhos e exemplo que me deram. É uma boa ajuda para decidir o que fazer em relação a este caso.
Muito obrigado
electrostrenx
Boa tarde
Possuo uma questão que é a seguinte: o diferencial da EDP fica antes do contador, isto é entre a portinhola e o contador ou depois do contador entre este e o diferencial do nosso quadro?
Obrigado
Possuo uma questão que é a seguinte: o diferencial da EDP fica antes do contador, isto é entre a portinhola e o contador ou depois do contador entre este e o diferencial do nosso quadro?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Portinhola, contador, disjuntor.
Cump.
Mário
Portinhola, contador, disjuntor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
Bem protegido, desde que tenha feito uma terra geral de proteção com valores adequados.
Bem protegido, desde que tenha feito uma terra geral de proteção com valores adequados.
DEUS AMIGO Escreveu:Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
DEUS AMIGO Escreveu:Conforme o ENERGY fica mais benefeciado se não mexer no assunto de a EDP não ter lá colocado o Diferêncial e como tem diferencial no seu quadro com 30MA está bem protegido.
nem mais...só quero acrescentar que em relação ao limitador não existir o problema é da EDP por isso aproveite
enquanto o tecnico não instala o limitador porque assim consegue mais consumo de energia a baixo preço em relação
á potencia contratada.
se por acaso quando forem a sua casa lhe perguntarem pelo limitador, basta dizer "eu nem electricista sou, vou lá eu perceber isso que é da vossa responsabilidade"
nada como se fazer de "parvinho"