tenho uma duvida
no antigo regulamento nao havia necessidade de ligar terra em habitaçoes se se coloca se um diferencial de alta
sensibilidade por exemplo de 10mA será que com este regulamento ainda se mantém esta regra?
tenho um cliente com uma casa antiga e o tubo VD é de 9mm e não dá para fazer a passagem de fio terra e eu queria
deixar a habitação o mais segura possivel.
ajudem sff
diferencial de alta sensibilidade
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: diferencial de alta sensibilidade
A terra de proteção sempre foi uma obrigatória em instalações elétricas, antigamente era aceite nas instalações habitacionais iluminação sem terra, bem como em tomadas dos quartos, nas cozinhas e WCs sempre foi exigido pelos serviços competentes tomadas com terra, tanto que em prédios antigos era feito um eletrodo de terra que fazia a ligação a todas as cozinhas, claro que em situações de alteração de instalações onde não existia terra era exigido um diferencial de alta sensibilidade, na falta de terra ter a instalação protegida por diferencial de alta sensibilidade é melhor do que não ter nada, mas é preciso não esquecer que a funcionalidade de um diferencial está relacionado com a terra da instalação, pelo que na situação exposta deve sempre ser considerar a instalação de terra.
Cumprs.
Cumprs.