Iluminação Publica

Responder
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Iluminação Publica

Mensagem por gemini »

Iluminação Publica.

Caros companheiros, que vos suscita este tema?

sei que no geral hoje em dia estão a substituir as lampadas "brancas" - Vapor de Mercurio, pelas "amarelas" -VSAP - Vapor de Sódio de Alta Pressão, por serem mais eficientes energeticamente.

Andei á procura de documentos que me digam qual a distancia entre postes de iluminação mas não encontrei... alguém sabe? Por ventura existe alguma lei que defina onde podem ser colocados, ou não podem, os postes de iluminação?!?

É que moro na aldeia e vejo casos em que estes estão colocados em frente ás moradias, mesmo no meio do estacionamento, ou passeio... outros estão deslocados para as laterais das casas...enfim....

Isto para alimentação aérea..

E já ouvi falar em "Prolongamento de Rede" o que pelos vistos é diferente de "Extensão de rede de iluminação publica"...

alguém sabe algo sobre esta temática?
Learning is the goal!!
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Re: Iluminação Publica

Mensagem por Checkmat »

Boas

Ora aí está um bom tópico.

Por acaso tive a ver se tinha alguma documentação a nível de iluminação publica e não tenho :(
Já fiz um projecto onde tinha alguns postes no exterior, coloquei-os a uma distância aproximadamente de 10m, mas já nem me lembro se fui ver em algum regulamento ou se me apeteceu colocar a essa distância :lol: ....
Ora todos os postes têm de ter uma portinhola onde estão os seccionadores fusiveis, terem ligação á terra, normalmente são alimentados em cabo LSVAV 16mm, as lampadas normalmente são VSAP 150W

Mas se alguém tiver documentação sobre este tema era optimo :lol:
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido :)

o que eu fiz foi sacar as DMA's do site da EDP...mais de resto não tenho mais nada :(
Learning is the goal!!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

gemini Escreveu:Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido :)

o que eu fiz foi sacar as DMA's do site da EDP...mais de resto não tenho mais nada :(
O DMA's da EDP são cerca de 15 PDF's da serie EDPDMA-C71-... a EDPDMA-C72....
a falar sobre iluminação publica.

A distância entre postes em regra é 3 x a altura do poste.

Em relação ao tipo de poste, por vezes é a câmara de define (faz um contacto com
a câmara em questão).

Em anexo tens uma folha de cálculo para cálcular a queda de tensão para a ilum. pública.

De momento é o que disponho...
Anexos
IP_final.rar
(22.76 KiB) Transferido 799 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Muito porreiro, obrigado :)
Learning is the goal!!
zeden
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 ago 2008, 14:11

Mensagem por zeden »

Uma regra pratica muito boa para distancia entre candeeiros é:

15/20m para candeeiros tipo jardim 4m altura util, lampadas de 70/100W sódio

25/30m para candeeiros 8m (os usados nas estradas) com lampadas de 150w sódio

Se quiseres aferir a distancia entre os candeeiros usa um programa de calculo luminotecnico
(eu uso o ulisses da schereder, que é muito simples e pratico), os valores obtidos devem estar de acordo com a portaria 454/2001 (salvo erro). O tipo de candeeiros mais adquado
será uma coluna metalica octogonal braço simples duplo ou triplo e luminárias tipo sintra schereder ou equivalente, ou globos para os candeeiros de 4m, isto por que a EDP tem geralmente um contrato de concessão com as autarquia, em que se for instalado o tipo de candeeiros que indiquei, sendo o tipo corrente usado pela EDP, a manutençao ficará a cargo da EDP. Para jardins, ou zonas nobres cujos candeeiros são arquitetonicamente mais elaborados, a manutençao deste fica a cargo das autarquia
SergioLordelo
Curioso
Curioso
Registado: 21 mai 2008, 18:10

Mensagem por SergioLordelo »

Checkmat Escreveu:Boas

Ora aí está um bom tópico.

Por acaso tive a ver se tinha alguma documentação a nível de iluminação publica e não tenho :(
Já fiz um projecto onde tinha alguns postes no exterior, coloquei-os a uma distância aproximadamente de 10m, mas já nem me lembro se fui ver em algum regulamento ou se me apeteceu colocar a essa distância :lol: ....
Ora todos os postes têm de ter uma portinhola onde estão os seccionadores fusiveis, terem ligação á terra, normalmente são alimentados em cabo LSVAV 16mm, as lampadas normalmente são VSAP 150W

Mas se alguém tiver documentação sobre este tema era optimo :lol:
Nas instalações de iluminação pública rurais o espaçamento entre luminárias é cerca de 35 m e as lâmpadas são geralmente de 70 W. Infelizmente ainda coexistem armaduras com lâmpadas de VSAP com armaduras de VMAP.
Henrique Cunha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 jan 2025, 16:30
Profissão: Tecnico

Mensagem por Henrique Cunha »

amoreira Escreveu: 07 mar 2008, 12:08
gemini Escreveu:Pois... isso das portinholas e do cabo de alimentação é bem visto, tinha-me esquecido :)

O DMA's da EDP são cerca de 15 PDF's da serie EDPDMA-C71-... a EDPDMA-C72....
a falar sobre iluminação publica.

A distância entre postes em regra é 3 x a altura do poste.

Em relação ao tipo de poste, por vezes é a câmara de define (faz um contacto com
a câmara em questão).

Em anexo tens uma folha de cálculo para cálcular a queda de tensão para a ilum. pública.

De momento é o que disponho...
Boa tarde caro amoreira,
Desde já agradecido por este documento Excel que disponibilizou.
Não tem este Excel para outras potências das luminárias e para cabos subterrâneos LSVAV 4x35?
Os calculo da queda de tensão para LED é igual?
Obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas,

Esse é o único ficheiro que tenho para o efeito e como não o tenho utilizado também não o atualizei.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”