Posso tambem dizer que em supeita de avaria, 1º deve-se proceder a detecção de fugas pelos metodos directos podendo recorrer posteriormente a metodos indirecto.Mestreclima Escreveu:Boas,toze pires Escreveu:Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Tenho que me certificar para pedir intervenção.
Onde consigo o diagrama de mollier.
Comprimentos
só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III.
A colocação de manometros requer, como já foi referido, ter maquina de retrofit ou pelo menos bomba de vacum. e ter conhecimentos para retirar manometros sem perder fluido.
Tabela de gases
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: Tabela de gases
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
Boas,
Na área do manuseamento de Gases fluorados com efeito de estufa, contidos em equipamentos de refrigeração e ar condicionado e bombas de calor, o Reg. (CE) nº 842/2006 estabelece que só técnicos certificados para o efeito podem assegurar os requisitos mínimos de qualificação nas intervenções de recuperação, reciclagem, valorização e destruição destas substâncias, bem como nas operações de manutenção e assistência desses equipamentos. Estes requisitos mínimos são por sua vez definidos no Reg. (CE) nº 303/2008.
É claro que pode ter varias interpretações, por acaso foi comentado no dia de exame e a resposta do examinador (da CENTERM) é que mesmo que seja parte eletrica tem que ter um tecnico a supervisionar.
Esta questão foi colocada por um eng. que trabalhava na ESSILOR (lentes de visão), e só fazia programação de maquinas, mas como tinham duas maquinas com sistemas de refrigeração, e até tinham contrato com empresa exterior para manutenção.
Sempre que queria proceder a afinações da maquina ( estas afinações somente relacionadas com tempos), as Dª do ambiente pediam tambem um tecnico de refrigeração.
A solução foi pagar uma formação ao eng. e ele fazer exame.
Na área do manuseamento de Gases fluorados com efeito de estufa, contidos em equipamentos de refrigeração e ar condicionado e bombas de calor, o Reg. (CE) nº 842/2006 estabelece que só técnicos certificados para o efeito podem assegurar os requisitos mínimos de qualificação nas intervenções de recuperação, reciclagem, valorização e destruição destas substâncias, bem como nas operações de manutenção e assistência desses equipamentos. Estes requisitos mínimos são por sua vez definidos no Reg. (CE) nº 303/2008.
É claro que pode ter varias interpretações, por acaso foi comentado no dia de exame e a resposta do examinador (da CENTERM) é que mesmo que seja parte eletrica tem que ter um tecnico a supervisionar.
Esta questão foi colocada por um eng. que trabalhava na ESSILOR (lentes de visão), e só fazia programação de maquinas, mas como tinham duas maquinas com sistemas de refrigeração, e até tinham contrato com empresa exterior para manutenção.
Sempre que queria proceder a afinações da maquina ( estas afinações somente relacionadas com tempos), as Dª do ambiente pediam tambem um tecnico de refrigeração.
A solução foi pagar uma formação ao eng. e ele fazer exame.
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
Posso também acrescentar que, comecei a trabalhar na area de electricista ( com 9º ano de electricidade), bem ajudante. .Mário Escreveu:Boas "Mestreclima"
"só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III. "
Se for só na parte eléctrica, parece que não é necessário o TIM., ou doutra maneira, para intervir em electricidade é o electricista, para gases é o de refrigeração.
Cump.
Mário
Mais tarde inscrevi-me num curso de mecânica (um ano ), trabalhei numa fabrica como electromecânico, (manutenção eléctrica e mecânica com pneumática), foi á falência, através do centro de emprego, e como tambem fazia-mos manutenção e instalação de ar condicionado, inscrevi-me no curso de refrigeração, um ano (sou como o SOCRATES), um ano e tenho diploma.
Para minha surpresa quando acabei o curso de refrigeração, foi-me proposto tirar RVCC de electricista, porque tinha horas de parte electrica na formação e alguns anos de trabalho na area, e o prof. disse que seria um complemento uma vez que não estava credenciado para tal.
No RVCC para electricista foi proposto o ITED, e lá fui eu também tirar o ITED.
Isto para dizer que quem tira formação de electromecânica de refrigeração ( no meu caso TIM II), sai com três carteiras.
Um electromecânico de frio está habilitado a fazer manutenção e detecção de avarias na parte electrica ( maquinas).
Sempre que instalo qualquer tipo de maquinas em obra ou edificio que não fui eu o responsavel electrico, peço sempre que seja o electricista responsavel a fazer a alimentação ás maquinas com a devida protecção (apesar de estar credenciado para tal).
Cump.
Rochinha
Rochinha
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Eles tentam que sejam só os certificados a "mexer" nos equipamentos de refrigeração. Desde quando para alterar parametros tem que estar um "certificado" a ver.
Faz-me lembrar uma vez que a versão era, os faróis acessos da viatura quando transportava garrafas sob pressão (fossem vazias ou cheias) porque era matéria perigosa, e eu disse-lhe, com os farois acessos só durante o dia é que sou "matéria perigosa", e ela disse que não entendia o que eu queria dizer, expliquei que de noite eu já não era, e ela disse que continuava a ser.Mas se é os farois que dão a indicação, então de noite somos todos. Ela não gostou, e fim da reunião.
Mário
Eles tentam que sejam só os certificados a "mexer" nos equipamentos de refrigeração. Desde quando para alterar parametros tem que estar um "certificado" a ver.
Faz-me lembrar uma vez que a versão era, os faróis acessos da viatura quando transportava garrafas sob pressão (fossem vazias ou cheias) porque era matéria perigosa, e eu disse-lhe, com os farois acessos só durante o dia é que sou "matéria perigosa", e ela disse que não entendia o que eu queria dizer, expliquei que de noite eu já não era, e ela disse que continuava a ser.Mas se é os farois que dão a indicação, então de noite somos todos. Ela não gostou, e fim da reunião.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
"Eles tentam que sejam só os certificados a "mexer" nos equipamentos de refrigeração."
É em todos os meios, só deveriam mexer pessoas certificadas e credenciadas.
Electricidade; responsabiliza-se o tecnico que assina, mas depois qualquer um que vá a casa do cliente mexe, tira disjuntor, troca sensibilidade do diferencial porque montou uma maquina e faz disparar o quadro, etc... o responsavel pela obra nem é informado.
ITED; mais grave, há projecto, cumpre-se o projecto e mais uma vez o instalador assina e é responsavel.
Veem os Srs. da PT, ZON, etc... tiram metade do que esta no quadro, ou pura e simplesmente tiram a aparelhagem, passam cabos que não cumprem as normas e já está.
Porquê obrigar um consumidor a por na sua habitação fibra e cabos com niveis de qualidade, quando as operadoras fazem o que lhes apetece.
A DAIKIN tem uma clausula de garantia que diz; só dar garantia ás maquinas instaladas, se instaladas por tecnicos credenciados por eles ( um dia de formação 75€ com almoço).
Maior parte das leis, como já foi referido só servem para multas e tachos.
É em todos os meios, só deveriam mexer pessoas certificadas e credenciadas.
Electricidade; responsabiliza-se o tecnico que assina, mas depois qualquer um que vá a casa do cliente mexe, tira disjuntor, troca sensibilidade do diferencial porque montou uma maquina e faz disparar o quadro, etc... o responsavel pela obra nem é informado.
ITED; mais grave, há projecto, cumpre-se o projecto e mais uma vez o instalador assina e é responsavel.
Veem os Srs. da PT, ZON, etc... tiram metade do que esta no quadro, ou pura e simplesmente tiram a aparelhagem, passam cabos que não cumprem as normas e já está.
Porquê obrigar um consumidor a por na sua habitação fibra e cabos com niveis de qualidade, quando as operadoras fazem o que lhes apetece.
A DAIKIN tem uma clausula de garantia que diz; só dar garantia ás maquinas instaladas, se instaladas por tecnicos credenciados por eles ( um dia de formação 75€ com almoço).
Maior parte das leis, como já foi referido só servem para multas e tachos.
Cump.
Rochinha
Rochinha
- toze pires
- Curioso
- Registado: 17 dez 2012, 15:23