Tabela de gases

toze pires
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2012, 15:23

Tabela de gases

Mensagem por toze pires »

Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
exeplo:GAS R22 x BAR R417A x BAR R410 X BAR e muitos mais .
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Re: Tabela de gases

Mensagem por Mestreclima »

toze pires Escreveu:Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
Boas, pode ser mais especifico " R22 X bar R417A....."

Em todo o caso aqui vai uma,
Anexos
HCFC_HFC_info_20120118.pdf
(192.3 KiB) Transferido 203 vezes
Cump.

Rochinha
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Mestreclima Escreveu:
toze pires Escreveu:Bom dia alguem me podia fornecer uma tabela dos varios tipos de gas dos ar condicionados .
Boas, pode ser mais especifico " R22 X bar R417A....."
Em todo o caso aqui vai uma,
Ele quer a tabela (psicometrica) gráfico de mollier.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas, será que serve,
Fichas dos gases
Anexos
R 417A.pdf
(683.21 KiB) Transferido 196 vezes
R 410A.doc
(665 KiB) Transferido 164 vezes
R 407C.doc
(900.5 KiB) Transferido 124 vezes
R 22.doc
(91.5 KiB) Transferido 178 vezes
Cump.

Rochinha
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Por um acaso foi utilizada a pesquisa do forum? é que em Avac Tabela formulas temos diversa informação.

http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=55&start=50

é só procurar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

Acho que o toze pires não quer nada de muito complexo, como características dos gases ou gráficos psicrométricos, apenas uma tabela que indique que, para ar condicionado, um gás X é carregado à pressão Y.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
LOTAN Escreveu:Acho que o toze pires não quer nada de muito complexo, como características dos gases ou gráficos psicrométricos, apenas uma tabela que indique que, para ar condicionado, um gás X é carregado à pressão Y.
Se sabes de refrigeração a P/T pressão/temperatura é importante.

Cump.
Mário
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

Claro, mas não sou eu que quero uma tabela.

Estou apenas a tentar interpretar o que o utilizador toze pires pretende.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

LOTAN Escreveu:Claro, mas não sou eu que quero uma tabela.
Estou apenas a tentar interpretar o que o utilizador toze pires pretende.
Ele tem que explicar o que pretende. O perfil diz que é técnico, de quê não sei.

Se quer saber a pressão que funciona um Ac com o R22, basta ver a tabela de mollier sobre o R22, e verifica que à temperatura que quer qual a pressão que deve de ter. Se tiver manómetros de refrigeração, verifica na escala do que estamos a falar.
Mas atenção, não é comum a todos os Ac, depende se é ou não inverter, e do tipo de válvula de expansão.

Cump.
Mário
toze pires
Curioso
Curioso

bom dia sou tecnico de manutençaõ mas mais da parte electrica nos ac so limpo as maquinas e agora tenho que detetar algumas avrias como falta gas etc. tenho os manometros e varios tipos de gas nos SPLIT´S e a pressão em bar varia de gas para gas exeplo o R22 naõ sei a pressaõ ideal para o funcio namento do SPLIT e dos outros tipos de gas
Obrigado pelas dicas comprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
toze pires Escreveu:bom dia sou tecnico de manutençaõ mas mais da parte electrica nos ac so limpo as maquinas e agora tenho que detetar algumas avrias como falta gas etc. tenho os manometros e varios tipos de gas nos SPLIT´S e a pressão em bar varia de gas para gas exeplo o R22 naõ sei a pressaõ ideal para o funcio namento do SPLIT e dos outros tipos de gas
Obrigado pelas dicas comprimentos
Sabes que para "mexer" em gases tens que ter certificado?
Sabes que tens que preencher os relatórios?
Se "mexes" em Ac tens que ter "Tim"
Sabes que se a autoridade competente, for ao local e pedir os relatórios das intervenções, comes tu e o dono da instalação?

Actualmente se estiveres com as mangueiras ligadas, e aparecer a inspecção e não tiveres contigo a máquina de recolha, és multado.

O valor que queres, vês no manómetro escala de R22, verificas a temperatura e tens a pressão, é como nos outros gases (P/T) se queres a temperatura na aspiração a 6ºC é a pressão correspondente no manometro, ou no diagrama de mollier.

Cump.
Mário
toze pires
Curioso
Curioso

Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Tenho que me certificar para pedir intervenção.
Onde consigo o diagrama de mollier.
Comprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
toze pires Escreveu:Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros

Legalmente não podes "mexer" em gases. Ligar manometros é sujectivel de provocar fuga. Para esta operação tens que ser certificado.

para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Comprimentos
Com R22 a 0ºC tens 4 bar - a, 5 bar tens 6ºC, a 6 bar tens 11ºC, a 7bar tens 16ºC, mas vês nos manómetros.

Já andaste no Forum no tópico Avac, e a ler o que o pessoal lá tem? É que temos alguma coisita (http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=54&t=6236)

A azul

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 24 fev 2013, 11:25, editado 1 vez no total.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda

toze pires Escreveu:Bom dia eu so tenho que detetar as avrias nos AC so ponho os manometros para ver apressaõ, coisa que eu naõ sei so comecei agora a fazer mas quem manuseia o gas é sempre uma empresa externa certificada.
Comprimentos
Boas,
só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III.

A colocação de manometros requer, como já foi referido, ter maquina de retrofit ou pelo menos bomba de vacum. e ter conhecimentos para retirar manometros sem perder fluido.
Cump.

Rochinha
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Mestreclima"

"só o simples facto de mexer num equipamento com bomba de calor, independente de ser para ver parte eletrica, tem de ter certificação no minimo de TIM e mais recentemente manuseamento de gases cat III. "

Se for só na parte eléctrica, parece que não é necessário o TIM., ou doutra maneira, para intervir em electricidade é o electricista, para gases é o de refrigeração.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”