marcação de cabos

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

marcação de cabos

Mensagem por quero aprender »

amigos ,
quem é decide a forma que se marca um ATI ou um ATE ou mesmo um quadro electrico ?
É o ISQ , é a ANACOM ou a CERTIEL ?

ou será que quem decide é o instalador ? eu acho que é o instalador , eu , certo ?

eu pergunto isto , porque eu quis marcar um ATE , nos cabos 1, 2 , 3...
colocava uma mica o cabo um era XXXX
o cabo dois era YYYY

e uma autoridade destas ... há não , depois a mica desapareçe ....

como é que voçes fazem ?
em futuras situações posso bater o pé ? e dizer não !!! ?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Re: marcação de cabos

Mensagem por Varejo »

Boas, a bíblia tem lá quase tudo...

pág 150 manual ITED2,

7.1.3.1 MARCAÇÃO
Os elementos das redes de tubagem, nomeadamente as caixas, devem ser identificados por recurso a marcações que
facilitem a sua identificação.
Todas as caixas devem ser identificadas, de forma indelével, com a palavra “Telecomunicações” na rede colectiva ou com a
letra “T” na rede individual.
[voltar]
151
Nas caixas da rede colectiva deve ser utilizada a seguinte nomenclatura:
FIGURA 108: Identificação das caixas da coluna montante
Adicionalmente, no interior das caixas da rede colectiva, cada entrada e saída de tubagem deve ser correctamente identificada,
de modo a referir o tipo de tecnologia a que corresponde: PC (par de cobre), CC (cabo coaxial) ou FO (fibra óptica).
As derivações da coluna montante devem ser identificadas, nomeadamente as saídas para os ATI.
Nas ITED que disponham de Sala Técnica, o instalador deve preparar e afixar, em moldura apropriada, o diagrama das Redes
(Cabos e Tubagem) com identificação dos PD, das caixas, colunas e saídas de distribuição.
Poderão ser utilizadas etiquetas plásticas, ou fita com impressão mecânica, excepto nos materiais em que marcação é efectuada
pelo fabricante.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
electrao
Curioso
Curioso
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Mensagem por electrao »

Varejo Escreveu:Boas, a bíblia tem lá quase tudo...

pág 150 manual ITED2,

7.1.3.1 MARCAÇÃO
Os elementos das redes de tubagem, nomeadamente as caixas, devem ser identificados por recurso a marcações que
Todas as caixas devem ser identificadas, de forma indelével, com a palavra “Telecomunicações” na rede colectiva ou com a
letra “T” na rede individual.
[voltar]
151
Nas caixas da rede colectiva deve ser utilizada a seguinte nomenclatura:
FIGURA 108: Identificação das caixas da coluna montante
Adicionalmente, no interior das caixas da rede colectiva, cada entrada e saída de tubagem deve ser correctamente identificada,
de modo a referir o tipo de tecnologia a que corresponde: PC (par de cobre), CC (cabo coaxial) ou FO (fibra óptica).
As derivações da coluna montante devem ser identificadas, nomeadamente as saídas para os ATI.
Nas ITED que disponham de Sala Técnica, o instalador deve preparar e afixar, em moldura apropriada, o diagrama das Redes
(Cabos e Tubagem) com identificação dos PD, das caixas, colunas e saídas de distribuição.
Poderão ser utilizadas etiquetas plásticas, ou fita com impressão mecânica, excepto nos materiais em que marcação é efectuada
pelo fabricante.
Mesmo assim, a bíblia aconselha, não define. Nem sei se existe alguma norma que o defina.

Em instalações industriais, e mais uma vez, não sei se será devido a alguma norma, usamos etiquetas plásticas em cabos interiores (dentro de instalações) e etiquetas em inox na cablagem exterior (devido à degradação UV).

cumps
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

pág 150 manual ITED2,

7.1.3.1 MARCAÇÃO

pois , e isso devia ser o instalador a decidir , fosga-se o meu ATE ficou a jabardice das jabardices ... fitinhas brancas em bandeira ... por amor de Deus ...
eu também só comi porque estou sozinho nesta aventura e já estou no fim ...

fitas brancas em bandeira , por amor de Deus !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já vi muita instalação identificada até com fita de pintor, a identificar a sua cablagem, aqui fica um link com alguns exemplos dxe materiais utilizados na identificação de cablagem.
http://www.google.pt/search?q=identific ... d=0CCoQsAQ
quero aprender Escreveu:

pág 150 manual ITED2,

7.1.3.1 MARCAÇÃO

pois , e isso devia ser o instalador a decidir , fosga-se o meu ATE ficou a jabardice das jabardices ... fitinhas brancas em bandeira ... por amor de Deus ...
eu também só comi porque estou sozinho nesta aventura e já estou no fim ...

fitas brancas em bandeira , por amor de Deus !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”