Venho uma vez mais pedir a vossa ajuda no sentido de saber se os colegas consideram obrigatório a utilização de cabos e tubos (quando instalados à vista) livres de halogéneos em edifícios recebendo o público?
A minha interpretação do manual ITED (2ª edição) é que é obrigatória a utilização de cabos livres de halogéneos mas relativamente aos tubos é apenas uma recomendação e não uma obrigatoriedade, conforme se pode ler no ponto 12:
Para mim se o cabo é livre de halogéneos a tubagem (quando instalada à vista) também deve ser, não é isso que está em causa. A minha dúvida é sobre a abrigatoriedade.Para além das regras técnicas definidas, a escolha dos materiais deve ter em conta as regras MICE, de acordo com as condições
de execução da instalação. Recomenda-se a utilização de tubagem livre de halogéneos, retardante à chama e com
reduzida opacidade de fumos.
É que em obras de elevada contenção de custos, como justificar a instalação de uma tubagem livre de halogéneos se tal não é obrigatório. Ainda mais quando existem ao lado canalizações eléctricas que não são livres de halogéneos.
Como interpretam?