Retorno nos fios de comando.
-
- Curioso
- Registado: 20 nov 2012, 11:20
- Has thanked: 1 time
Retorno nos fios de comando.
Tenho uma instalação onde tenho vãrias bombas submersiveis e outros motores, o que acontece é que nas linhas de decteção de avaria tenho retorno de cerca de 150v, fazendo com que o rele de avaria nunca deslige.
Para corrigir isto estou a instalar condessadores de poliester de 0.80uF a 400V.
a minha duvida, será esta a melhor forma de resolver o problema?
Para corrigir isto estou a instalar condessadores de poliester de 0.80uF a 400V.
a minha duvida, será esta a melhor forma de resolver o problema?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Retorno nos fios de comando.
boas
quando diz a linhas de detecção de avaria, refere-se ao contactos internos dos motores?
existem contactos secos, livre de tensão, actuados termicamente, geralmente é aplicado neles a tensão de comando ou controle da instalação
ou podem ser por termo-pares , tipo PT100 ou NI100, por exemplo, ou podem ser transistores do tipo PTC ou NTC
neste caso não podem aparecer tensões assim tão elevadas, se for o caso pode ser defeito de isolamento dos enrolamentos no motor
descreva melhor o que tem ....
quando diz a linhas de detecção de avaria, refere-se ao contactos internos dos motores?
existem contactos secos, livre de tensão, actuados termicamente, geralmente é aplicado neles a tensão de comando ou controle da instalação
ou podem ser por termo-pares , tipo PT100 ou NI100, por exemplo, ou podem ser transistores do tipo PTC ou NTC
neste caso não podem aparecer tensões assim tão elevadas, se for o caso pode ser defeito de isolamento dos enrolamentos no motor
Jaime Reis
-
- Curioso
no caso em questão dificilmente terá a ver com o isolamento dos motor, visto acontecer em vaios equipamentos.jaimereis Escreveu:boas
o fio de comando do sai do selector de Man/Auto vai as betoneira de emergência (algumas localizadas a mais de 200m do QE), passa por esse contacto no motor e volta ao QE ao rele que esta associado com a sinalização de avaria/indisponibilidade do equipamento.
o que esta a acontecer é que com o selector a 0 o fio que bem da betoneira de emergência tem tensão suficiente para manter o rele energizado, não passando a assinalar que o equipamento esta desligado, logo cria confusão no sistema de tele-gestão, mostrando equipamento em funcionamento quando na realidade estão parados.
PTC e NTC são resistências dependentes da temperatura, também podem ser chamadas de Termistores e não transistoresjaimereis Escreveu:
ou podem ser transistores do tipo PTC ou NTC
....
NTC - É um sensor de temperatura de coeficiente negativo.
Como funciona? Sua resistência varia de acordo com a temperatura, ou seja, no caso do NTC; quando a temperatura aumenta sua resistência diminui.
PTC - É um sensor de temperatura de coeficiente positivo.
Como funciona? Funciona ao contrario do NTC, no PTC conforme aumenta a temperatura, maior será sua resistência.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
PTC e NTC são resistências dependentes da temperatura, também podem ser chamadas de Termistores e não transistores
NTC - É um sensor de temperatura de coeficiente negativo.
Como funciona? Sua resistência varia de acordo com a temperatura, ou seja, no caso do NTC; quando a temperatura aumenta sua resistência diminui.
PTC - É um sensor de temperatura de coeficiente positivo.
Como funciona? Funciona ao contrario do NTC, no PTC conforme aumenta a temperatura, maior será sua resistência.
sim são chamados de termistores, mas não deixam de ser transistores(há quem não os enquadre na classe dos transistores, mas é um semi-condutor), não são resistencias, são constituidos internamente por junções PN, só que nestes em vez de ser a aplicação de uma tensão na gate para passarem á condução é a temperatura que faz esse trabalho
sim o funcionamento é como descreve
relativamente ao defeito que tem, terá que rever a instalação, poderá ser induções no cabo, misturados com outros de tensões mais altas....terá que ver...
Jaime Reis
-
- Curioso
mas rever como, os caminhos de cabos servem tanto para linhas de potencia como de comando.jaimereis Escreveu:relativamente ao defeito que tem, terá que rever a instalação, poderá ser induções no cabo, misturados com outros de tensões mais altas....terá que ver...
Tem de haver uma solução para isto sem ter de separar as linhas de comando e potençia.
Tenho este problema noutra instalação onde os comprimentos dos cabos devem andar perto dos 300 a 400 m, já viu a trabalheira para separar os cabos.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Tens que procurar o porquê das tensões, que tipo de tensão e frequência donde vêm e para onde, e só depois é que vais saber como resolver.
Cump.
Mário
Tens que procurar o porquê das tensões, que tipo de tensão e frequência donde vêm e para onde, e só depois é que vais saber como resolver.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
o porque - penso ser o facto do comprimento dos cabos, o facto de estarem todos juntos, e esta não tenho possibilidade de confirmar mas alguns dos caminhos de cabos estão inundados.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
quanto a frequência, não entendi o que quis dizer, será a frequencia do sinal de retorno associada aos 180v? ou a quantidade de vez que acontece?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Frequência "Hz" tens variadores?
Cump.
Mário
Se é em cabos inundados já verificaste o isolamento?claudio.hmf Escreveu:o porque - penso ser o facto do comprimento dos cabos, o facto de estarem todos juntos, e esta não tenho possibilidade de confirmar mas alguns dos caminhos de cabos estão inundados.Mário Escreveu:
quanto a frequência, não entendi o que quis dizer, será a frequencia do sinal de retorno associada aos 180v? ou a quantidade de vez que acontece?
Frequência "Hz" tens variadores?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
será que se trata de instalação nova ou já com tempo de bom funcionamento?
Os relés que são actuados não foram substituidos por diferentes dos originais, em remodelaçaõ da instalação?
Para comprimentos desses, são certamente fenómenos de indução, pois cabos em molhada deviam ter sido usados cabos com blindagem.
ohmico
será que se trata de instalação nova ou já com tempo de bom funcionamento?
Os relés que são actuados não foram substituidos por diferentes dos originais, em remodelaçaõ da instalação?
Para comprimentos desses, são certamente fenómenos de indução, pois cabos em molhada deviam ter sido usados cabos com blindagem.
ohmico
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Se a instalação cumprisse as RTIEBT no que diz respeito à separação de cabos de correntes fortes,de cabos de correntes fracas, nada disto estaria a acontecer.
Agora pode não ser facil a deteção da avaria.
Se a instalação cumprisse as RTIEBT no que diz respeito à separação de cabos de correntes fortes,de cabos de correntes fracas, nada disto estaria a acontecer.
Agora pode não ser facil a deteção da avaria.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Uma resistência de potência e baixo valor não baixa a tensão? Tipo uma lâmpada.
Cumps,
Bruno
Uma resistência de potência e baixo valor não baixa a tensão? Tipo uma lâmpada.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt