Que Proteção para rompimento de neutro?
Que Proteção para rompimento de neutro?
Maior parte das vezes quando se fala de proteção elétrica, recorre-se à proteção contra curto-circuitos, sobrecargas e pouco em relação às oscilações de tensão da concessionária. Na áreas suburbanas de Maputo e não só, vezes há em que o neutro rompe-se criando assim uma distribuição estrela desequilibrada, daí as sobretensões que acabam danificando a aparelhagem de muitos moradores.
Que tipo de proteção poderá ser empregue para acautelar-se deste tipo de infortúnio?
Um abraço.
Que tipo de proteção poderá ser empregue para acautelar-se deste tipo de infortúnio?
Um abraço.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Que Proteção para rompimento de neutro?
Boas
Uma das hipoteses é teres o neutro à terra ao longa da instalação (se não tiveres diferenciais) rede publica.
Outra, é teres detectores de histerese de tensão que faça o corte se a tensão sair dos parâmetros.
Cump.
Mário
Uma das hipoteses é teres o neutro à terra ao longa da instalação (se não tiveres diferenciais) rede publica.
Outra, é teres detectores de histerese de tensão que faça o corte se a tensão sair dos parâmetros.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado Mário. O neutro aterrado na rede pública é muitas vezes sabotada por isso não posso confia-la. Penso porém fazê-lo junto da instalação de utilização.
Gostava de explorar a sua outra hipótese de detectores de histerese de tensão. Tens alguns modelos ou marcas em vista?
Um abraço.
Gostava de explorar a sua outra hipótese de detectores de histerese de tensão. Tens alguns modelos ou marcas em vista?
Um abraço.
ha varias soluçoes para este problema, dependendo dos produtores, infelizmente pouco populares em Portugal ou desconecidas, digo isto porque ja tive esta avaria apresentada anos atras aqui no forumDannyPM Escreveu:Na áreas suburbanas de Maputo e não só, vezes há em que o neutro rompe-se criando assim uma distribuição estrela desequilibrada, daí as sobretensões que acabam danificando a aparelhagem de muitos moradores.
como no quadro eletrico tenho equipamentos schneider, optei para soluçao do mesmo para proteçao a falta do neutro, auxiliaro msu255 acoplado com o disjuntor c60n
http://www2.schneider-electric.com/reso ... RO/MSU.pdf
tambem ha reles (ligados a devidos auxiliares) que monitorizam a tensao e fazem desarmar o disjuntor geral
daniel_c Escreveu:ha varias soluçoes para este problema, dependendo dos produtores, infelizmente pouco populares em Portugal ou desconecidas, digo isto porque ja tive esta avaria apresentada anos atras aqui no forumDannyPM Escreveu:Na áreas suburbanas de Maputo e não só, vezes há em que o neutro rompe-se criando assim uma distribuição estrela desequilibrada, daí as sobretensões que acabam danificando a aparelhagem de muitos moradores.
como no quadro eletrico tenho equipamentos schneider, optei para soluçao do mesmo para proteçao a falta do neutro, auxiliaro msu255 acoplado com o disjuntor c60n
tambem ha reles (ligados a devidos auxiliares) que monitorizam a tensao e fazem desarmar o disjuntor geral
Obrigado pela dica. Havia procurado uma solução Legrand mas não fui feliz.
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Não conhecia este equipamento, vou fazer uma analise ao mesmo e estou a pensar começar a colocar o mesmo nos meus proximos projectos electricos, porque a falta de neutro acontece bastante vezes por causa do roubo de neutro nos postos de transformação . . .daniel_c Escreveu:ha varias soluçoes para este problema, dependendo dos produtores, infelizmente pouco populares em Portugal ou desconecidas, digo isto porque ja tive esta avaria apresentada anos atras aqui no forumDannyPM Escreveu:Na áreas suburbanas de Maputo e não só, vezes há em que o neutro rompe-se criando assim uma distribuição estrela desequilibrada, daí as sobretensões que acabam danificando a aparelhagem de muitos moradores.
Alguem conhece outra solução??
Daniel C já utilizas te este tipo de equipamento? Funciona bem? O preço é elevado?
Cumprimentos
Rocha
Rocha
tenho esta proteçao ha ~2 anos, fiz um teste e diparou, desde que esta no quadro ainda nao mas como obvio nao acontece esta avaria com frequenciaRocha_28359 Escreveu: Daniel C já utilizas te este tipo de equipamento? Funciona bem? O preço é elevado?
se bem me lembro o preço e a volta de 55 euros
MSU e compativel so com disjuntores Schneider: C60N, ID, C120, DPNN
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 fev 2013, 12:28
Em Angola a maioria das casas tem o terra a fazer de neutro, por isso mesmo. Trazem a baixada até a entrada e depois esquecem o neutro, e so usam a fase. Desde que haja electricidade é claro
.
Em Portugal tive um problema do genero. Alguem danificou inadvertidamente o terra de serviço e passei a ter entre a fase e o neutro 380V.
Claro que queimei muita coisa, inclusive as bobines de protecção de picos, a sorte foi ter ouvido as ups's e ter desligado logo o quadro.
Extremamente chateado com a situação la fui a procura de solução.
No catalogo da Hager encontrei a solução, bobina de corte de baixa e de altatensão, acopladas a um disjutor especial, cortam aos 160v e 270v se não estou em erro. Por isso agora sempre que ha alguma oscilação de corrente fora desses parametros o quadro desliga.
Sei que é um bocado chato ter que ligar o quadro de tempos a tempos, mas assim esta tudo protegido convenientemente. Havia ainda a hipotese de por um rearme automatico, mas como esta sempre gente em caso considero desnecessario.

Em Portugal tive um problema do genero. Alguem danificou inadvertidamente o terra de serviço e passei a ter entre a fase e o neutro 380V.
Claro que queimei muita coisa, inclusive as bobines de protecção de picos, a sorte foi ter ouvido as ups's e ter desligado logo o quadro.
Extremamente chateado com a situação la fui a procura de solução.
No catalogo da Hager encontrei a solução, bobina de corte de baixa e de altatensão, acopladas a um disjutor especial, cortam aos 160v e 270v se não estou em erro. Por isso agora sempre que ha alguma oscilação de corrente fora desses parametros o quadro desliga.
Sei que é um bocado chato ter que ligar o quadro de tempos a tempos, mas assim esta tudo protegido convenientemente. Havia ainda a hipotese de por um rearme automatico, mas como esta sempre gente em caso considero desnecessario.
Encontrei um equipamento da Rhomberg (AP235) que protege contra sobretensões e subtensões bem como a falta de neutro. http://www.acdc.co.za/rhomberg/docs/AP234mon.pdf
Tensão regulável, rearme automático ou manual de acordo com a preferência.
Tensão regulável, rearme automático ou manual de acordo com a preferência.