Redutor de tensão de rede

Responder
rikardz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 jan 2011, 15:24

Redutor de tensão de rede

Mensagem por rikardz »

Boas,

Gostaria de vos pedir a ajuda no seguinte.

Tenho uma potência contratada de 41,41 kW. Neste local, alimento uma UPS de 8kVA além de outros dispositivos electricos.

Tenho tido com alguma frequência, no últimos 3/4 anos, problemas de tensão alta que me provoca alarme na UPS.
Já tive um analisador de redes no passado, provei a minha razão perante a EDP, foi reconhecido e tratado. Acontece que continuo a ter os mesmos problemas após muitos meses imaculados.

Acontece que:
Tive analisador de redes durante uma semana e não tive a sorte na escolha de semana, uma vez que não obtive qq problema nesse periodo.
Não tenho disponibilidade de analisador de redes para recolher mais dados e a UPS lê mas 3V a mais do que meço com multímetro. O que não ajuda nada...

Existe algum estabilizador ou redutor de tensão que me sugerem aplicar para uma entrada de 41,41kW? ou outra solução que desconheça?
Aceito também estbilizador/similar de 10kVA ou 20kVA, mas o ideal seria até 41,41kW.

Cumprimentos
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Redutor de tensão de rede

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Mas qual é o valor da tensão na sua instalação?
rikardz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rikardz »

Viva,

O valor esporádicamente, chega aos 250V ou acima...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Mas chega aos 250V quando se dá um pico de tensão ou estamos a falar de periodos maiores?
rikardz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rikardz »

Viva... periodos maiores.
As vezes durante 1h. Outras vezes 8h seguidas...
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Deve consultar o regulamento da qualidade de energia para verificar se os valores obtidos estão dentro dos limites que a edp é obrigada a fornecer.
https://provedordocliente.edp.pt/Files/ ... 060117.pdf
ter em atenção a localização da instalação.
Cpt

Rebelo Cruz
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

A Norma NP EN 50160 estabelece que a variação de tensão permitida, em condições normais de exploração, não considerando as situações subsequentes a defeitos e interrupções da alimentação, é de +/- 10% em 95% do período de uma semana, ou seja, deve estar no intervalo entre 207Vac a 253Vac durante 95% do tempo de medição de uma semana.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Mas o problema com a tensão afecta toda a instalação ou apenas a UPS? Pergunto porque estou a achar estranho a UPS não aguentar os 250V.
E também acho que não será fácil de encontrar um estabilizador para essa potência. Só mesmo UPS. Ou uma fonte de alimentação estabilizada, que vai quase dar ao mesmo.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Mas o problema com a tensão afecta toda a instalação ou apenas a UPS?Afeta toda a instalação Pergunto porque estou a achar estranho a UPS não aguentar os 250V.depende dos parametros de regulação da ups. ou seja quais os limites a partir dos quais a máquina entra em alarme
E também acho que não será fácil de encontrar um estabilizador para essa potência. Só mesmo UPS. Ou uma fonte de alimentação estabilizada, que vai quase dar ao mesmo.FIca aqui uma empresa que pode ter uma solução
http://www.redeal.pt/fam.aspx?fam=128, preços não sei
Cpt

Rebelo Cruz
rikardz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rikardz »

Mas o problema com a tensão afecta toda a instalação ou apenas a UPS? Pergunto porque estou a achar estranho a UPS não aguentar os 250V.
E também acho que não será fácil de encontrar um estabilizador para essa potência. Só mesmo UPS. Ou uma fonte de alimentação estabilizada, que vai quase dar ao mesmo.

Viva.
Tensão afecta toda a instalação.

Com muita frequência que a tensão se fixa durante umas 8h ou mais com +- 255V. A margem de tensão dos outros equipamentos não me dão problemas nesses valores.
Eu tinha uma UPS que com 250V, colocava-me a mesma em bypass estático, a actual, felizmente dá-me "só" alarme de bypass fora dos limites. O que apenas me alerta para eu não manobrar a mesma enquanto a tensão se mantiver nestes valores.

As fontes que apresentaram, levantou-me uma questão... vi uma cujo input pertmite no máximo até 250V... isto não me dará exactamente o mesmo problema?
rikardz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por rikardz »

rebelocruz Escreveu:

Mas o problema com a tensão afecta toda a instalação ou apenas a UPS?Afeta toda a instalação Pergunto porque estou a achar estranho a UPS não aguentar os 250V.depende dos parametros de regulação da ups. ou seja quais os limites a partir dos quais a máquina entra em alarme
E também acho que não será fácil de encontrar um estabilizador para essa potência. Só mesmo UPS. Ou uma fonte de alimentação estabilizada, que vai quase dar ao mesmo.FIca aqui uma empresa que pode ter uma solução
http://www.redeal.pt/fam.aspx?fam=128, preços não sei

1º Sim. o limite da UPS é 250V e não é configurável à mão.
2º Não conhecia essa gama... No entanto, o custo além de não ser baixo. ao consultar a gama mais baixa, verifiquei no limite de 250V de limite :S
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Eu não apresentei nada :D .
Bem, se calhar não fui claro na minha pergunta, de qualquer modo, eu não percebo muito sobre UPSs, por isso, vou tentar reformular.
Nas caracteristicas de uma UPS de uma marca conhecida no mercado, é apresentado o seguinte:

3. Input:
b. AC Input Voltage Window: Full Load, 155-276 Vac for single phase input or 290-480 Vac for three-phase input (while providing nominal charging to the battery system).

Dai eu ter dito que estranhava a sua UPS não aguentar os 250V na entrada. Obviamente que nem todas as UPSs terão as mesmas caracteristicas, mas ainda assim, parece muito estranho a sua não suportar os 250V. De qualquer modo, diga-nos também qual é o tipo de UPS que tem (offline, line interactive ou online).
Outra questão...a sua instalação é residencial ou industrial? Descreva o melhor possivel a sua instalação. E pergunto isto porque também não é normal a tensão ter esses valores, ainda que possa estar dentro dos limites regulamentares.
Quanto a uma possível solução dentro daquilo que você tinha falado, sugiro que contacte a Oficel ( http://www.oficel.pt/home.do ).
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”