Ajuda em rede terras
Re: Ajuda em rede terras
Boas.
Pois é, Angola ainda tem MUITO para fazer e não, não tenho cá ninguém que eu conheça para me emprestar um aparelho para além de ter a noção que mesmo com o aparelho é preciso saber o que fazer com ele...
Acho que vou optar por rodear o armazém com eletrodos até ter menos de 3V entre o neutro e a terra....
Obrigado a todos pela ajuda, se tiverem duvidas em redes é só apitar que o que estiver ao meu alcance...
Pois é, Angola ainda tem MUITO para fazer e não, não tenho cá ninguém que eu conheça para me emprestar um aparelho para além de ter a noção que mesmo com o aparelho é preciso saber o que fazer com ele...
Acho que vou optar por rodear o armazém com eletrodos até ter menos de 3V entre o neutro e a terra....
Obrigado a todos pela ajuda, se tiverem duvidas em redes é só apitar que o que estiver ao meu alcance...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
tenho aqui algumas dúvidas:
a alimentação é feita por um gerador?
o neutro do gerador está ligado à terra?
tem algum diferencial ligado à saída do gerador? É que se o neutro do gerador não estiver ligado à terra, ele não está a fazer alguma coisa, a não ser de interruptor...
conhece o conceito de potenciais flutuantes? É que deve ser aqui que reside o problema maior e por onde as fontes dos pcs estão a estourar.
Se o neutro do gerador não estiver ligado à terra, pode instalar 400 eléctrodos e aparecer na mesmo 10V ou até mais entre o neutro e a terra...
tem algum diferencial ligado à saída do gerador? É que se o neutro do gerador não estiver ligado à terra, ele não está a fazer alguma coisa, a não ser de interruptor...
conhece o conceito de potenciais flutuantes? É que deve ser aqui que reside o problema maior e por onde as fontes dos pcs estão a estourar.
Se o neutro do gerador não estiver ligado à terra, pode instalar 400 eléctrodos e aparecer na mesmo 10V ou até mais entre o neutro e a terra...
Boa noite.
Diferencial nem vê-lo, terra há muita e é fertil pois aqui tudo cresce muito...
Estou só a brincar.
A instalação não tem diferencial e a terra que foi feita não está lá a fazer nada, o que eu vou fazer é refazer o quadro todo com diferencial e disjuntores a separar os circuitos e tudo isso.
A grande questão é como colocar os elétrodos e fazer a rede de terras.
Já agora onde é que a terra liga com o neutro?
Obrigado.
Diferencial nem vê-lo, terra há muita e é fertil pois aqui tudo cresce muito...
Estou só a brincar.
A instalação não tem diferencial e a terra que foi feita não está lá a fazer nada, o que eu vou fazer é refazer o quadro todo com diferencial e disjuntores a separar os circuitos e tudo isso.
A grande questão é como colocar os elétrodos e fazer a rede de terras.
Já agora onde é que a terra liga com o neutro?
Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "Espiga"
Do ponto de estrela da bobinagem do alternador, sai um condutor que é o famoso "Neutro".
Este neutro nos alternadores é ligado à terra.
Cump.
Mário
Do ponto de estrela da bobinagem do alternador, sai um condutor que é o famoso "Neutro".
Este neutro nos alternadores é ligado à terra.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas.
Quando diz alternador é o alternador do motor diesel ou o gerador, a parte que gera elétricidade????
Cumprimentos.
Quando diz alternador é o alternador do motor diesel ou o gerador, a parte que gera elétricidade????
Cumprimentos.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Tambem se dá o nome de grupo electrogeneo aos geradores. Alternadores é o que faz a electricidade.
Quando perguntas se é o alternador do motor termico ou o outro, é o outro a que chamam tambem gerador.
Cump.
Mário
Há o costume de chamar gerador a tudo que produz energia, antigamente era assim dado que era em CC. Com a chegada da corrente alterna passou-se a chamar alternador (dado que gere corrente alterna).Espiga Escreveu:Boas.
Cumprimentos.
Tambem se dá o nome de grupo electrogeneo aos geradores. Alternadores é o que faz a electricidade.
Quando perguntas se é o alternador do motor termico ou o outro, é o outro a que chamam tambem gerador.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,nelmindo Escreveu:tenho aqui algumas dúvidas:
até que enfim que há alguém que põe ordem à mesa, há por aqui quem esteja sempre "sedento" de ajudar, mas...
ohmico
Boa noite a todos.
Ora bem, desde que me registei neste forum é a primeira vez que coloco uma duvida e estou estupefacto!!!
Primeiro porque dos forums onde já me registei a sensação que tenho é que aquilo é para os amigos e conhecidos e quem vem de fora não tem direito de participação, o que não acontece aqui, é realmente aprazivel perceber que os participantes deste forum estão ACTIVOS e com vontade de dar o seu contributo.
Bem, lamechices à parte como todos vocês já perceberam a electricidade não é a minha praia apesar de ter muita vontade de adquirir conhecimentos na àrea e de ler muita coisa sobre o assunto (muitas delas tenho dificuldade em entender pois são demasiado técnicas).
Básicamente o que acontece aqui é que não tenho recursos nenhuns, dado que estou em Angola e por aqui as coisas têm outra dimensão, e preciso de fazer com poucos recursos uma instalação eléctrica com 3 circuitos de tomadas que está "pendurada" unicamente num gerador trifásico e que vai alimentar unica e exclusivamente os seguintes equipamentos:
Um servidor HP DL 380
5 pc´s HP desktop e respectivos monitores
duas impressoras laser das mais básicas.
O problema começa quando o servidor não arranca devido à instalação eléctrica completamente surreal (só visto).
Estou muito grato por toda a info que já me deixaram aqui pois foi muito útil e toda a que possam acrescentar é bem vinda.
PS - se puderem enviar esquemas é mais fácil para eu entender.
Se tiverem duvidas informáticas estou completamente disponivel para ajudar.
Cumprimentos
André Espiga.
Ora bem, desde que me registei neste forum é a primeira vez que coloco uma duvida e estou estupefacto!!!
Primeiro porque dos forums onde já me registei a sensação que tenho é que aquilo é para os amigos e conhecidos e quem vem de fora não tem direito de participação, o que não acontece aqui, é realmente aprazivel perceber que os participantes deste forum estão ACTIVOS e com vontade de dar o seu contributo.
Bem, lamechices à parte como todos vocês já perceberam a electricidade não é a minha praia apesar de ter muita vontade de adquirir conhecimentos na àrea e de ler muita coisa sobre o assunto (muitas delas tenho dificuldade em entender pois são demasiado técnicas).
Básicamente o que acontece aqui é que não tenho recursos nenhuns, dado que estou em Angola e por aqui as coisas têm outra dimensão, e preciso de fazer com poucos recursos uma instalação eléctrica com 3 circuitos de tomadas que está "pendurada" unicamente num gerador trifásico e que vai alimentar unica e exclusivamente os seguintes equipamentos:
Um servidor HP DL 380
5 pc´s HP desktop e respectivos monitores
duas impressoras laser das mais básicas.
O problema começa quando o servidor não arranca devido à instalação eléctrica completamente surreal (só visto).
Estou muito grato por toda a info que já me deixaram aqui pois foi muito útil e toda a que possam acrescentar é bem vinda.
PS - se puderem enviar esquemas é mais fácil para eu entender.
Se tiverem duvidas informáticas estou completamente disponivel para ajudar.
Cumprimentos
André Espiga.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Vai ver os links, e se fizeres uma pesquisa aqui no forum encontras muito mais.
Estás a usar ups, on-line? é se não estás aconselho a que tenhas, não vai proteger tudo mas dá-te uma boa ajuda.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lit=terras
https://sites.google.com/site/pedrocald ... acaoaterra
Cump.
Mário
Vai ver os links, e se fizeres uma pesquisa aqui no forum encontras muito mais.
Estás a usar ups, on-line? é se não estás aconselho a que tenhas, não vai proteger tudo mas dá-te uma boa ajuda.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lit=terras
https://sites.google.com/site/pedrocald ... acaoaterra
Cump.
Mário
-
- Curioso
- Registado: 05 ago 2008, 17:02
Boas,ohmico Escreveu:nelmindo Escreveu:tenho aqui algumas dúvidas:
nelmindo tem razão. O neutro do gerador convém ficar ligado à terra. Ligado directamente ou através de uma resistência adicional...por vezes o custo fala mais alto e também depende da tipo de instalação.
Conselho Espiga: arranja um medidor para teres a certeza que tens um bom valor de terra e o facto de estares em Angola não é desculpa. Em Angola o que não falta é empresas do ramo com medidores de terra.
Qual a potência do gerador? Trifásico só para aparelhos informáticos ou existem A/C's? Marca e características do gerador?
Boa noite Daniel.
Obrigado pela atenção mas já consegui resolver a situação.
Cumprimentos
Andrés Espiga
Cumprimentos
Andrés Espiga
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Espiga Escreveu:Boa noite Daniel.
Cumprimentos
Andrés Espiga
se já conseguiu, queira agora dizer o que fez, ou como resolveu...........
..........a descrição da resolução do seu problema, alem de ser um elogiu e agradecimento aos colegas que aqui interviram, poderá ser uma ajuda para outros colegas que aqui possam surgir com a mesma duvida........
......partilha de experiencias..........

Jaime Reis
Boa noite a todos.
Jaime Reis, tem toda a razão no que diz em que devo partilhar como resolvi o problema.
Embora eu não possa dar-vos informações detalhadas ou promenorizadas pois o meu nivel de conhecimento "eléctrico" não me permite, a coisa foi feita da seguinte forma:
Instalei 5 electrodos de 2 metros de cobre desenhando 2 triangulos unidos num vertice distando todos uns dos outros 4 metros. Estes electrodos ficaram todos interligados entre si e 3 deles ligam à estrutura de ferro dos alicerces do edificio. O cabo de terra rigido de 25mm que tive que descarnar todo pois não havia malha metalica para entrega no momentro vai a uma caixa ligar a um barramento de onde saiem um fio de terra para o borne de terra do gerador e um fio de neutro que vai ligar ao borne de neutro do gerador, a estrutura do gerador está ligada a um electrodo independente igual aos já referidos.
Utilizei um 5g 16mm a partir do gerador para o quadro geral onde liga num inversor manual e que dai vai para um diferencial 63A 300ma que deriva para os diferentes disjuntores dos circuitos do edificio.
As medições originais indicavam por volta dos 36 V entre neutro e terra e de pois desta "reforma" tenho uma leitura de 1.7 V. o que superou o meu problema de o servidor nem sequer arrancar e outras anomalias a nivel informático.
Agradeço a todos a ajuda que deram pois sem ela não teria conseguido solucionar o problema.
Melhores cumprimentos.
André Espiga.
Jaime Reis, tem toda a razão no que diz em que devo partilhar como resolvi o problema.
Embora eu não possa dar-vos informações detalhadas ou promenorizadas pois o meu nivel de conhecimento "eléctrico" não me permite, a coisa foi feita da seguinte forma:
Instalei 5 electrodos de 2 metros de cobre desenhando 2 triangulos unidos num vertice distando todos uns dos outros 4 metros. Estes electrodos ficaram todos interligados entre si e 3 deles ligam à estrutura de ferro dos alicerces do edificio. O cabo de terra rigido de 25mm que tive que descarnar todo pois não havia malha metalica para entrega no momentro vai a uma caixa ligar a um barramento de onde saiem um fio de terra para o borne de terra do gerador e um fio de neutro que vai ligar ao borne de neutro do gerador, a estrutura do gerador está ligada a um electrodo independente igual aos já referidos.
Utilizei um 5g 16mm a partir do gerador para o quadro geral onde liga num inversor manual e que dai vai para um diferencial 63A 300ma que deriva para os diferentes disjuntores dos circuitos do edificio.
As medições originais indicavam por volta dos 36 V entre neutro e terra e de pois desta "reforma" tenho uma leitura de 1.7 V. o que superou o meu problema de o servidor nem sequer arrancar e outras anomalias a nivel informático.
Agradeço a todos a ajuda que deram pois sem ela não teria conseguido solucionar o problema.
Melhores cumprimentos.
André Espiga.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Espiga Escreveu:Boa noite a todos.
Melhores cumprimentos.
André Espiga.
Pelo que percebi, instalou uma terra unica para o terra do gerador e para o neutro do gerador e instalou "desnecessáriamente" (no fim de contas até fez bem, porque com este erro, acabou por melhorar o contacto com a terra referencial) uma terra para a estrutura do gerador. A estrutura do gerador provávelmente está interligada electricamente internamente com a terra dele (borne de terra que fala). Logo uma dessas ligações era desnecessária.
Boa noite.
Pois, como referi percebo pouco da coisa e o que diz de ser desnecessário também me ocorreu, contudo, o gerador está em cima de paletes de madeira e por via das duvidas achei que mesmo que fosse "a mais" não fazia mal instalar.
Melhores cumprimentos
André Espiga.
Pois, como referi percebo pouco da coisa e o que diz de ser desnecessário também me ocorreu, contudo, o gerador está em cima de paletes de madeira e por via das duvidas achei que mesmo que fosse "a mais" não fazia mal instalar.
Melhores cumprimentos
André Espiga.