Descidas em edifícios de redes de terras

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Descidas em edifícios de redes de terras

Mensagem por ngp »

Bom dia pessoal!
Tenho um projecto de um edifício com cerca de 80 metros de comprimento por 60 metros de largura...
Decidi utilizar captores naturais mas agora deparo-me que a fachada principal tem um pala de sombreamento e que por isso não podem colocar as descidas para as fita de aço galvanizado. Diz-se que no máximo essas descidas distam no máximo 25 metros uma da outra.
O que posso fazer neste caso? Utilizando pára raios teria as mesmas regras para as descidas certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Descidas em edifícios de redes de terras

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na pala não podem ser abertos furos (carotes) para passagem de baixadas.

ngp Escreveu:Bom dia pessoal!
Tenho um projecto de um edifício com cerca de 80 metros de comprimento por 60 metros de largura...
Decidi utilizar captores naturais mas agora deparo-me que a fachada principal tem um pala de sombreamento e que por isso não podem colocar as descidas para as fita de aço galvanizado. Diz-se que no máximo essas descidas distam no máximo 25 metros uma da outra.
O que posso fazer neste caso? Utilizando pára raios teria as mesmas regras para as descidas certo?
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Não estavam muito interessados, enfim...
Mas com pára raios também teria de existir descidas com o máximo de 25 metros de distância certo?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Pode utilizar um Pára-Raios de hastes ionizantes (por exemplo da QEnergia, se entrar em contacto com eles até ajudam no dimensionamento), porque tem um raio de proteção superior (eventualmente pode necessitar de dois Pára-Raios). Quanto às baixadas o mínimo são duas e de preferência em fachadas opostas. Pode também utilizar uma trajectória para as baixadas interior mas não é aconselhável (só em último caso).

Essa questão dos 25m é aplicável às gaiolas de faraday :!:

Do Guia Técnico de Pára-Raios:
O número de descidas a prever e o seu posicionamento é estabelecido tendo em consideração o nível de proteção a assegurar, devendo ser instalada uma descida por cada 25, 20, 15 ou 10 m de perímetro da estrutura, consoante o nível de proteção pretendido seja fraco, normal, elevado ou muito elevado.
Outra hipótese é fazer gaiola de faraday mas é bem mais dispendioso :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Uma pergunta sobre isto... Quando colocam pára raios, normalmente usam tantas varetas de terra em aço quanto o número de descidas?
Numa cobertura com bastantes equipamentos AVAC, fazem na mesma a interligação entre os elementos metálicos?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Uma pergunta sobre isto... Quando colocam pára raios, normalmente usam tantas varetas de terra em aço quanto o número de descidas?
Numa cobertura com bastantes equipamentos AVAC, fazem na mesma a interligação entre os elementos metálicos?
No local das descidas deve existir uma ligação à terra do tipo pé-de-galo (composta por 3 varetas) e depois o "pé-de-galo" interliga à terra do edifício, por exemplo interliga ao anel de terra única (com valor menor que 1ohm).
Quanto aos elementos metálicos das coberturas devem ser todos interligados às baixadas.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”