Corrente de Serviço em Coluna Montante

NosferatuPT
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2012, 19:25
Been thanked: 1 time

Corrente de Serviço em Coluna Montante

Mensagem por NosferatuPT »

Boas malta!
Surgiu-me uma dúvida em relação à distribuição por fases de habitações monofásicas numa Coluna Montante.

Tendo uma ICE com 11 habitações monofásicas, 10 delas com 6,9kVA e uma com 10,35kVA. Como é que faço a distribuição por fases para depois calcular a corrente de serviço?
A minha ideia inicial era:

L1 L2 L3
6,9 6,9 6,9
6,9 6,9 6,9
6,9 6,9 6,9
6,9 10,35

Neste caso, a fase mais carregada iria ser a L2, mas disseram-me que não era possível fazer assim. Teria de fazer algo do género:

L1 L2 L3
6,9 6,9 6,9
6,9 6,9 6,9
6,9 10,35 6,9
6,9--------6,9 (tive de colocar estes hífenes, senão o fórum troca-me a tabela)

As fases mais carregadas seriam a L1 e L3. Está correcta esta disposição?
Faz mais sentido por causa do cálculo das correntes de serviço [(4*6,9k)/230]. Com aquele 10,35 no primeiro exemplo, apesar de ser a fase mais carregada, não sei como faria o cálculo..
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Corrente de Serviço em Coluna Montante

Mensagem por Duzia12 »

No livro do Vilela Pinto ele não faz descriminação a isso, apenas soma as potências e aplica o coeficiente de simultaneidade.
NosferatuPT
Curioso
Curioso

Somas as potências, mas em monofásico tem de decidir por que fase optar, certo? Para depois multiplicar o número de instalações nessa fase pela respectiva potência. Se se incluir todas as instalações monofásicas na ICE, há um sobredimensionamento.. =/
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Deve existir aí alguma confusão. Deve somar todas as potências e aplicar o factor de simultaneidade. Outra questão é a divisão das frações pelas fases para que a coluna montante fique o mais equilibrada possível (isto teoricamente).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
NosferatuPT
Curioso
Curioso

Agora estou a ficar um pouco confuso.. :?

Vejam outro exemplo.. supondo que tenho 5 habitações trifásicas (13,8kVA) e 4 monofásicas (6,9kVA) numa Coluna Montante.
Não é assim que as contas devem ser feitas e a respectiva distribuição por fases? -> http://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1782.JPG

A minha questão é, se tiver mais uma habitação monofásica (10,35kVA), em que fase a coloco?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para que a potência na coluna fique o mais equilibrada possivél, coloca por exemplo as 5 habitações, distribuidas da seguinte forma:
L1 = 2X13.8Kvas
L2 = 2X13.8Kvas
L3 = 1X13.8Kvas + 2X6.9Kvas
L1 = 1X6.9Kvas
L2 = 1X6.9Kvas
L3 = 1X10.35Kvas (fivando esta fase desfazada das outras em 3.45Kvas)
Somatório das potências 106.95Kvas X coef. simultaneidade de 10 instalações, 0.56 = 59.89Kvas.
Potência total da coluna montante 59.89Kvas.

NosferatuPT Escreveu:Agora estou a ficar um pouco confuso.. :?

Vejam outro exemplo.. supondo que tenho 5 habitações trifásicas (13,8kVA) e 4 monofásicas (6,9kVA) numa Coluna Montante.
Não é assim que as contas devem ser feitas e a respectiva distribuição por fases? -> http://dl.dropbox.com/u/36916285/IMG_1782.JPG

A minha questão é, se tiver mais uma habitação monofásica (10,35kVA), em que fase a coloco?
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

falta os serviços comuns, deve ter elevador.....penso eu.......
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A potência dos serviços comuns será somada à potência total da coluna montante (59.89Kvas + S.C) o ceof. de simultaneidade mantem-se o mesmo.
Cpts.
Energy
NosferatuPT
Curioso
Curioso

Obrigado pela resposta! :wink:
Quanto aos serviços comuns, este não se insere na coluna montante.. parte directamente do quadro de colunas e, por isso, não é incluído no cálculo.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

NosferatuPT Escreveu:Obrigado pela resposta! :wink:
Quanto aos serviços comuns, este não se insere na coluna montante.. parte directamente do quadro de colunas e, por isso, não é incluído no cálculo.
independentemente disso , tambem conta para o desequilibrio das fases, se este for monofasico, era esse o seu problema inicial!

...a potencia total da coluna só surgiu depois....
Jaime Reis
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Não se insere na coluna montante? então a fonte (ramal) não é unico!´a potência do ramal não é o sumatório das instalações todas do prédio com as devidas cof. simultaniedade?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nesse caso não conta para o dimensionamento da coluna montante, mas conta para a potência total do imovél, SC, + eventuais instalações alimentadas a partir do Q.C, como por exemplo lojas.

NosferatuPT Escreveu:Obrigado pela resposta! :wink:
Cpts.
Energy
NosferatuPT
Curioso
Curioso

Eu sei que vocês têm a experiência de situações reais e espero um dia poder tê-la também. Neste momento ainda estou na faculdade e os problemas que nos dão, apesar de abrangerem várias situações, não as cobrem na totalidade.
Surgiu-me a dúvida inicial deste tópico num problema de exame que fiz (ao longo do semestre nenhum dos professores se preocupou em explicar este caso diferente e espetam-no no exame).

Este fórum tem sido uma grande ajuda pois gosto muito de ver e perceber os vários problemas que surgem num contexto mais prático :)

EDIT: Neste caso, só utilizaria os Serviços Comuns no cálculo da Corrente de Serviço do Ramal. O Ramal é único e só serve esta ICE.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A questão é que por vezes o pessoal ao tentar ajudar, não sabe se a pergunta está a ser feita na qualidade de estudante ou de executante, e daí chamar à atenção para outros aspetos regulamentares.
NosferatuPT Escreveu:Eu sei que vocês têm a experiência de situações reais e espero um dia poder tê-la também. Neste momento ainda estou na faculdade e os problemas que nos dão, apesar de abrangerem várias situações, não as cobrem na totalidade.
Surgiu-me a dúvida inicial deste tópico num problema de exame que fiz (ao longo do semestre nenhum dos professores se preocupou em explicar este caso diferente e espetam-no no exame).

Este fórum tem sido uma grande ajuda pois gosto muito de ver e perceber os vários problemas que surgem num contexto mais prático :)

EDIT: Neste caso, só utilizaria os Serviços Comuns no cálculo da Corrente de Serviço do Ramal. O Ramal é único e só serve esta ICE.
Cpts.
Energy
NosferatuPT
Curioso
Curioso

Claro, e eu compreendo isso perfeitamente :)

Obrigado pela ajuda ;)
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”