Venho desta forma descrever uma situação, que confesso me tem feito alguma confusão, visto isto venho aqui pedir-vos auxílio.
Numa empresa que desenvolvo manutenção, vem sendo frequente, que quando é reposta a energia eléctrica por parte da EDP, o Quadro Geral “Queima”, isto é os Interruptores diferencias “queimão” e alguns disjuntores também.
O Quadro Geral encontra-se a cerca de 50m do PT.
O PT também pertence à empresa.
A Alimentação do Quadro Geral da empresa, está protegida por fusíveis do tipo GG de 100 A, e encontram-se dentro do PT (mesmo assim os interruptores diferencias de 100A dentro do quadro Geral (a 50 m) “queimão” e os fusíveis nunca fundem.)
A semana passada, face às condições climatéricas na região de Leiria, fora cortada a energia eléctrica durante varias horas e variadas vezes.
Quando a energia era reposta o equipamento existente no Quadro Geral “Ardia”. Aconteceu 2 vezes .
Informação Adicional:
Depois de ser resposta a energia , se for aberto o seccionador do PT e fechado posteriormente nada acontece no Quadro Geral.
A Terra do PT tem o valor de 27 ohms.
A aparelhagem ( Disjuntores / Interruptores Dif. )existente no Quadro é considerada “domestica” , deverá ser substituída por “industrial” ?
Em anexo encontram-se as fotos de alguns interruptores diferenciais que queimaram, curiosamente o contacto mais queimado é o do NEUTRO.
Duvidas:
O transformador poderá ter problemas?
O Neutro não se encontra nas melhores condições? (como o poderei medir?)
A terra deverá ser melhorada?
Devem ser substituídos os fusíveis GG por fusíveis de corte ultra rápido?
Devem ser instalados descarregadores de sobretensão no Quadro de dentro do PT ?
Agradeço o vosso auxílio, confesso que me sinto impotente. Obrigado
