Iluminação Eficiente - Duvidas de preços

Responder
sonyk
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Iluminação Eficiente - Duvidas de preços

Mensagem por sonyk »

Olá,

Recentemente pedi orçamentos para substituição de iluminação a duas Empresas. As propostas que recebi são as tabeladas em anexo (solução A e B). Confesso que a minha experiência neste campo não é muito grande e a solução A parece-me demasiado barata e eficiente no caso dos LEDs enquanto que a solução B parece-me extremamente cara e não tão eficiente. Não sendo o factor custo um factor de eliminação mas antes a qualidade dos produtos, mesmo assim tenho algumas dúvidas sobre quais escolher, pelo que gostaria, se me pudessem ajudar, de perceber quais os melhores equipamentos.

Para além disso, algumas questões:
  • O produto Ecotubo no caso das luminárias quadradas funciona?

Não existem ecotubos para substituir T8 de 23W ?

Os produtos da TEHSA para iluminação T5 vêm com adaptador mas nas caracteristicas técnicas do produto, dizem que não substituem o balastro convencional (ferro) por eletrónico, ao contrário do ecotubo que já vem com balastro eletrónico. Isto não torna o Ecotubo mais eficiente, apesar do seu custo mais elevado?

No caso dos LEDs, não existe o risco da quantidade de lumens reduzir drasticamente?

No caso dos LEDs, as lâmpadas de 12W substituem tanto os halogeneos de 120 como de 150W?
A quem me puder ajudar, o meu muito obrigado.
Anexos
Cópia de iluminação comparação.xlsx
(13.12 KiB) Transferido 87 vezes
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Iluminação Eficiente - Duvidas de preços

Mensagem por rebelocruz »

sonyk Escreveu:Olá,

Recentemente pedi orçamentos para substituição de iluminação a duas Empresas. As propostas que recebi são as tabeladas em anexo (solução A e B). Confesso que a minha experiência neste campo não é muito grande e a solução A parece-me demasiado barata e eficiente no caso dos LEDs enquanto que a solução B parece-me extremamente cara e não tão eficiente. Não sendo o factor custo um factor de eliminação mas antes a qualidade dos produtos, mesmo assim tenho algumas dúvidas sobre quais escolher, pelo que gostaria, se me pudessem ajudar, de perceber quais os melhores equipamentos.

Para além disso, algumas questões:
  • O produto Ecotubo no caso das luminárias quadradas funciona? funciona em qualquer tipo de armadura que leve lâmpadas T8

Não existem ecotubos para substituir T8 de 23W ?provavelmente não por ser uma medida não muito comun

Os produtos da TEHSA para iluminação T5 vêm com adaptador mas nas caracteristicas técnicas do produto, dizem que não substituem o balastro convencional (ferro) por eletrónico, ao contrário do ecotubo que já vem com balastro eletrónico. Isto não torna o Ecotubo mais eficiente, apesar do seu custo mais elevado?
    Pelo que estive a ler no site deles não encontrei o funcionamento do kit, sei que leva uma lâmpada um arrancador e outro acessório que não sei o que é, por isso ponho as minhas duvidas sobre a sua economia

No caso dos LEDs, não existe o risco da quantidade de lumens reduzir drasticamente?não espere milagres, vai existir uma diminuição da quantidade de luz

No caso dos LEDs, as lâmpadas de 12W substituem tanto os halogeneos de 120 como de 150W?
pela razão atrás apresentada

A quem me puder ajudar, o meu muito obrigado.

Uma opinião minha, a ecotubo é uma empresa ESCO
http://www.abesco.com.br/datarobot/sist ... undario=42
acho que deveria falar com eles para estudarem o seu caso e na página deles têm alguns simuladores de poupança de energia com a substituição de lâmpadas, que vale o que vale.
Já fez as contas se justifica a substituição da iluminação, ou seja o tempo de retorno do investimento, acho que deveria ser o primeiro passo uma vez que já têm os custos das várias soluções.
Cpt

Rebelo Cruz
sonyk
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: Iluminação Eficiente - Duvidas de preços

Mensagem por sonyk »

Muito obrigado rebelocruz pela resposta :wink:
Responder

Voltar para “Dúvidas”