Recentemente pedi orçamentos para substituição de iluminação a duas Empresas. As propostas que recebi são as tabeladas em anexo (solução A e B). Confesso que a minha experiência neste campo não é muito grande e a solução A parece-me demasiado barata e eficiente no caso dos LEDs enquanto que a solução B parece-me extremamente cara e não tão eficiente. Não sendo o factor custo um factor de eliminação mas antes a qualidade dos produtos, mesmo assim tenho algumas dúvidas sobre quais escolher, pelo que gostaria, se me pudessem ajudar, de perceber quais os melhores equipamentos.
Para além disso, algumas questões:
- O produto Ecotubo no caso das luminárias quadradas funciona?
Não existem ecotubos para substituir T8 de 23W ?
Os produtos da TEHSA para iluminação T5 vêm com adaptador mas nas caracteristicas técnicas do produto, dizem que não substituem o balastro convencional (ferro) por eletrónico, ao contrário do ecotubo que já vem com balastro eletrónico. Isto não torna o Ecotubo mais eficiente, apesar do seu custo mais elevado?
No caso dos LEDs, não existe o risco da quantidade de lumens reduzir drasticamente?
No caso dos LEDs, as lâmpadas de 12W substituem tanto os halogeneos de 120 como de 150W?