amigos, uma grande duvida
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: amigos, uma grande duvida
A "F" foi pensada para mais tarde ser usada como um ponto wireless. Se eles quiserem por mais uma tomada ao pé do balcão é facil, apenas têm de passar mais um cabo pelo tubo e colocar mais uma caixa funda ao lado das outras. Não vamos estar a pensar, se eles... ou se qq coisa..., apenas temos de projectar mediante o que o requerente quer e desenhar isso em projecto. Senão iremos sempre por imensas tomadas 

O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
No esquema de terras eu modificava uma coisa. Não colocaria o símbolo do disruptor assim, pois ele não corta a terra, mas sim dá passagem á terra. Tenta mudar o símbolo sem ser tipo de interrupção.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
n percebi podes tentar exemplificar ou desenhar no proprio DWG
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Vê o exemplo que a televés dá http://www.televes.com/portugues/infos/PDF/IT_24.pdf
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, se tens um bastidor para que queres a "F" ??Cipriano Escreveu:A "F" foi pensada para mais tarde ser usada como um ponto wireless. Se eles quiserem por mais uma tomada ao pé do balcão é facil, apenas têm de passar mais um cabo pelo tubo e colocar mais uma caixa funda ao lado das outras. Não vamos estar a pensar, se eles... ou se qq coisa..., apenas temos de projectar mediante o que o requerente quer e desenhar isso em projecto. Senão iremos sempre por imensas tomadas

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
A ficha "F" era para o caso do ATI, como eu tinha aconselhado, se fosse eu a fazer esse projecto.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
No interior ou coloco uma ATI ou um bastidor dependendo das necessidades..Varejo Escreveu:Boas, no exterior colocas um ATE e no interior colocas o quê???rdias Escreveu:Boas,
Para uma fração autonoma não residencial eu uso sempre um ATE exterior no lugar da CEMU
Ora vejam
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484116
Este foi o único tópico que encontrei sobre o assunto que procuro esclarecer, mas é antigo e relativo ao ITED de 1ª geração. Nem o título é elucidativo, mas como o tema é similar, vou colocar aqui a minha questão relativa a um pavilhão industrial.
Segundo li no Manual ITED - 2ª edição, em indústria (presumo que seja aqui onde se enquadra o "meu" pavilhão) deve ser aplicado um bastidor. Mas lá está, no início a arquitectura chama-lhe armazém, logo o projecto ITED, na minha opinião, deve ser formulado de forma a prever alterações á infraestrutura instalada inicialmente.
Agora, o bastidor é obrigatório? Com ATIs com capacidade até 24 saídas actualmente no mercado, com a CATI prevista, porquê partir de início para um bastidor (ainda que mini)?
A outra dúvida nem o é bem. Na edição anterior do manual não havia distinção na caixa de entrada de edifícios com apenas uma fracção. Era CEMU e mais nada. Agora, a nomenclatura muda e existe a denominação de Caixa de Entrada, mas na práctica é a mesma coisa que uma CEMU. Digo isto por antriormente prever CEMU para pavilhões industriais e agora devo-lhe dar outro nome, mas em conceito nada altera. Digo eu...
Resumindo.
Busílis da questão: Num pavilhão industrial para armazém, um ATI é possível ou um bastidor é obrigatório?
Agradeço qualquer opinião.
Segundo li no Manual ITED - 2ª edição, em indústria (presumo que seja aqui onde se enquadra o "meu" pavilhão) deve ser aplicado um bastidor. Mas lá está, no início a arquitectura chama-lhe armazém, logo o projecto ITED, na minha opinião, deve ser formulado de forma a prever alterações á infraestrutura instalada inicialmente.
Agora, o bastidor é obrigatório? Com ATIs com capacidade até 24 saídas actualmente no mercado, com a CATI prevista, porquê partir de início para um bastidor (ainda que mini)?
A outra dúvida nem o é bem. Na edição anterior do manual não havia distinção na caixa de entrada de edifícios com apenas uma fracção. Era CEMU e mais nada. Agora, a nomenclatura muda e existe a denominação de Caixa de Entrada, mas na práctica é a mesma coisa que uma CEMU. Digo isto por antriormente prever CEMU para pavilhões industriais e agora devo-lhe dar outro nome, mas em conceito nada altera. Digo eu...
Resumindo.
Busílis da questão: Num pavilhão industrial para armazém, um ATI é possível ou um bastidor é obrigatório?
Agradeço qualquer opinião.

- Varejo
- Team Apoio
Boas, uma vez que o armazém é para uso profissional, pode-se dimensionar perante as necessidades do cliente ou então a regra de 1 tomada por cada 10m2.
Em relação ao ATI/Bastidor acima de 15 tomadas deve-se colocar Bastidor mural 12U´s, que se calhar não fica mais caro do que um ATI + CATI e com possibilidade de mais ligações futuras assim como mais activos.
Em relação ao ATI/Bastidor acima de 15 tomadas deve-se colocar Bastidor mural 12U´s, que se calhar não fica mais caro do que um ATI + CATI e com possibilidade de mais ligações futuras assim como mais activos.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Obrigado pela pronta resposta.Varejo Escreveu:Boas, uma vez que o armazém é para uso profissional, pode-se dimensionar perante as necessidades do cliente ou então a regra de 1 tomada por cada 10m2.
Neste caso o melhor será optar por considerar as necessidades do cliente, visto que se trata efectivamente de um armazém. Mas esrive a ver no manual e vou colocar uma ZAP como nas moradias, assim já fica prevista a fibra óptica e há pelo menos um ponto com TV.
No passado (ITED 1) já desenvolvi um projecto de um pavilhão industrial sem cabo coaxial, apenas com um bastidor para pares de cobre.
Não terei mais do que 15 tomadas, estou a prever apenas a ZAP e mais uma tomada com cabo coaxial, e 4 tomadas duplas RJ45. Não pretendo ser chato, mas num caso destes justifica-se o bastidor, mesmo de parede?
Outra coisa de que me apercebi são as tubagens de entrada. Da CVM á Caixa de Entrada, o manual indica no mínimo 3 tubos de 50 em vez dos 2 de 40 (Tabela 55). Estou ainda a pesquisar a tubagem entre a Caixa de entrada e o ATI/PD.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, tu é que conheces o cliente e sabes o que ele na pratica vai colocar em funcionamento, se não vai levar PPCA (central telefonica) e só 2 ou 3 PC´s não sendo necessário nenhum switch á parte de um modem/router de 4 saidas ethernet provavelmente o ATI + CATI deve chegar...
A minha principal questão é com as obrigatoriedades.
Sei que o projectista é que assume as responsabilidades por aquilo que projecta, mas por vezes as obrigatoriedades determinam coisas desnecessárias (como os 3 tubos de 50 da CVM á Caixa de Entrada).
No tal pavilhão industrial cujo projecto de telecomunicações (ITED 1) desenvolvi, o edifício era existente e foi ampliado passando a ter: escritórios, slas de formação, salas de reuniões, uma recepção maior, etc. Havia telefones em diversos pontos, internet e rede interna de dados. Falando de tubagens, tinha um bastidor mas a entrada era aérea e feita através de um VD25 que conduzia o cabo a uma caixa I2, de onde saía para o bastidor.
Agora, lá está, se a tubagem entre a CVM e a CE é de 3x50, não devia também ser entre a CE e o ATI/PD?
Sei que o projectista é que assume as responsabilidades por aquilo que projecta, mas por vezes as obrigatoriedades determinam coisas desnecessárias (como os 3 tubos de 50 da CVM á Caixa de Entrada).
No tal pavilhão industrial cujo projecto de telecomunicações (ITED 1) desenvolvi, o edifício era existente e foi ampliado passando a ter: escritórios, slas de formação, salas de reuniões, uma recepção maior, etc. Havia telefones em diversos pontos, internet e rede interna de dados. Falando de tubagens, tinha um bastidor mas a entrada era aérea e feita através de um VD25 que conduzia o cabo a uma caixa I2, de onde saía para o bastidor.
Agora, lá está, se a tubagem entre a CVM e a CE é de 3x50, não devia também ser entre a CE e o ATI/PD?
Última edição por ferrocha em 08 jun 2010, 19:29, editado 1 vez no total.
- Varejo
- Team Apoio
.
Última edição por Varejo em 08 jun 2010, 23:12, editado 1 vez no total.
Oh, isto é o que dá estar a projectar um ITUR simultâneamente.... Ou melhor, a adaptar um NITU ás tecnologias de um ITUR com a obra em curso. Ainda falta o T40.Varejo Escreveu:Boas, 3x110?

Devia ser 3x50. Vou corrigir.

Esta é a minha 1.ª participação. Penso que neste caso deveremos colocar uma C1, Com o respectivo conector do cabo coaxial e o DDS para o cabo UTP