Reposição da Energia por Parte da EDP, “Queima” quadro.

oizo
Curioso
Curioso
Registado: 07 out 2010, 22:54
Has thanked: 6 times

Reposição da Energia por Parte da EDP, “Queima” quadro.

Mensagem por oizo »

Bom dia , Caros Foristas

Venho desta forma descrever uma situação, que confesso me tem feito alguma confusão, visto isto venho aqui pedir-vos auxílio.

Numa empresa que desenvolvo manutenção, vem sendo frequente, que quando é reposta a energia eléctrica por parte da EDP, o Quadro Geral “Queima”, isto é os Interruptores diferencias “queimão” e alguns disjuntores também.

O Quadro Geral encontra-se a cerca de 50m do PT.

O PT também pertence à empresa.

A Alimentação do Quadro Geral da empresa, está protegida por fusíveis do tipo GG de 100 A, e encontram-se dentro do PT (mesmo assim os interruptores diferencias de 100A dentro do quadro Geral (a 50 m) “queimão” e os fusíveis nunca fundem.)

A semana passada, face às condições climatéricas na região de Leiria, fora cortada a energia eléctrica durante varias horas e variadas vezes.

Quando a energia era reposta o equipamento existente no Quadro Geral “Ardia”. Aconteceu 2 vezes .

Informação Adicional:

Depois de ser resposta a energia , se for aberto o seccionador do PT e fechado posteriormente nada acontece no Quadro Geral.

A Terra do PT tem o valor de 27 ohms.

A aparelhagem ( Disjuntores / Interruptores Dif. )existente no Quadro é considerada “domestica” , deverá ser substituída por “industrial” ?

Em anexo encontram-se as fotos de alguns interruptores diferenciais que queimaram, curiosamente o contacto mais queimado é o do NEUTRO.

Duvidas:

O transformador poderá ter problemas?

O Neutro não se encontra nas melhores condições? (como o poderei medir?)

A terra deverá ser melhorada?

Devem ser substituídos os fusíveis GG por fusíveis de corte ultra rápido?

Devem ser instalados descarregadores de sobretensão no Quadro de dentro do PT ?

Agradeço o vosso auxílio, confesso que me sinto impotente. Obrigado :?
Anexos
IMAGE_050.jpg
IMAGE_055.jpg
"Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso."
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Reposição da Energia por Parte da EDP, “Queima” quadro.

Mensagem por Josecalado »

Boas,

Para poder ajudar terá de se explicar melhor, se os aparelhos apresentados nas imagens são interrptores diferenciais ou se são disjuntores diferenciais, não me parece que o problema se situe no PT, mas provávelmente no BGD (Barramento Geral de Distribuição) com o quadro desligado faça uma medida de isolamento, veja se o ID monofásico não está alimentado pela mesma fase (L1) pois no ID trifásico o curto- circuito deu-se entre a L1 e o Neutro.

Cumprs.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

quando fala na terra é a de protecção ou de serviço? penso que se trata de um regime TT?

verifique toda a linha de neutro, a começar no transformador e na sua referencia á terra de serviço
Jaime Reis
joseferreiragouveia
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2012, 00:25

Mensagem por joseferreiragouveia »

boas eu axo que devia começar por colocar no corte geral uma bobine de disparo mm para quando edp voltar a ligar não arranque das maquinas ao mesmo tempo.....
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Já mediste a corrente de inrush?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

Mensagem por okinawa »

aproveito para tirar alguma duvidas.
O poder de corte do disjuntores não têm importância neste caso, mesmo a 50m do pt?
a corrente de arranque não deve ser o problema porque o senhor disse que quando abrem e fecham o seccionador de entrada nada disto acontece. Estou certo?
poderá ser a componente indutiva na altura do corte da EDP?
oizo
Curioso
Curioso

Mensagem por oizo »

Desde já vos agradeço pela pronta e dedicada resposta, na resolução deste problema que me deixa impotente. Face ao pouco conhecimento que tenho em PT's.

O Muito Obrigado a todos.

Josecalado - os aparelhos apresentados na imagem são interruptores diferenciais

"(Barramento Geral de Distribuição) com o quadro desligado faça uma medida de isolamento" -> Como posso proceder à medição ? -> Como posso proceder à medição ?

"Veja se o ID monofásico não está alimentado pela mesma fase (L1) pois no ID trifásico o curto- circuito deu-se entre a L1 e o Neutro." -> Se não se importar poderia explicar um pouco melhor?

jaimereis

Sr Jaime Reis tem razão trata-se de um regime TT.

"verifique toda a linha de neutro, a começar no transformador e na sua referencia á terra de serviço " - Como poderei verificar a referencia à terra de serviço ? Basta medir a terra de serviço ?

joseferreiragouveia

"boas eu axo que devia começar por colocar no corte geral uma bobine de disparo mm para quando edp voltar a ligar não arranque das maquinas ao mesmo tempo....." -> estou a ponderar instalar descarregadores de sobretensão de dentro do PT, logo no inicio da linha de alimentação ao quadro Geral . Será correcto?

Mário

"Já mediste a corrente de inrush?" -> Desconheia completamente, o que é ? Como medir ?

okinawa

"aproveito para tirar alguma duvidas.

O poder de corte do disjuntores não têm importância neste caso, mesmo a 50m do pt? Tenho a mesma duvida....

a corrente de arranque não deve ser o problema porque o senhor disse que quando abrem e fecham o seccionador de entrada nada disto acontece. Estou certo? - > é verdade , abrindo e fechando seccinador nada acontece. Apenas acontece quando é restabelecida a rede por parte da EDP, Já agora adiciono informação, o PT encontra-se num fim de linha

poderá ser a componente indutiva na altura do corte da EDP?"

Tenho exatamente as mesmas duvidas

Equipamentos que possuo para fazer medições:

Medidor de terras

Medidor de Isolamentos

Existe a possibilidade de me disponibilizarem um analisador de energia.

Peço desculpa pelas questões, mas confesso que infelizmente não possuo muito conhecimento em PT's.

Mais uma vez obrigado a todos... Não se inibam de deixar a vossa opinião.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu penso que poderá ser uma sobretensão que aparece na linha quando é reposta a energia por parte do fornecedor.
E como o PT deve alimentar só a sua empresa, torna a situação mais delicada.
Eu tentaria instalar um equipamento que controlasse essa mesma sobretensão ( que penso não ser muito elevada pela descrição que fez ) no quadro geral.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

a instalação é recente?

A terra de serviço ainda tem eléctrodo?

"Depois de ser resposta a energia , se for aberto o seccionador do PT e fechado posteriormente nada acontece no Quadro Geral."

Esta operação que refere é efectuada em vazio, ou o seccionador é de corte em carga?

ohmico
joseferreiragouveia
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2012, 00:25

Mensagem por joseferreiragouveia »

boas uma pergunta a linha de media tensão tem para-raios?
oizo
Curioso
Curioso

Mensagem por oizo »

Desde já vos agradeço as Respostas

ohmico

"Depois de ser resposta a energia , se for aberto o seccionador do PT e fechado posteriormente nada acontece no Quadro Geral."

Esta operação que refere é efectuada em vazio, ou o seccionador é de corte em carga? - Foi efetuada das duas formas e nada acontece. Só queimao os interrp dif quando existe um corte da EDP e posteriormente, é restabelecida a energia.

joseferreiragouveia

"boas uma pergunta a linha de media tensão tem para-raios?" - O Pt é chamado de cabine alta e sim tem para raios . é parecido com o da imagem que se encontra em anexo.

Deixo vos mais uma questão , é possível que o problema seja dos isoladores que se encontram no exterior do PT.?
Anexos
8735.JPG
8735.JPG (30.04 KiB) Visto 1735 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

"Deixo vos mais uma questão , é possível que o problema seja dos isoladores que se encontram no exterior do PT.?"

Dos "isoladores", não.

Não respondeu à questão do eléctrodo da terra de serviço?! já foi medida a resistência deste.

ohmico
oizo
Curioso
Curioso

Mensagem por oizo »

Boas,

""Deixo vos mais uma questão , é possível que o problema seja dos isoladores que se encontram no exterior do PT.?"

Dos "isoladores", não. " presumo que exista quem lhe chame ATD's ... talvez ate seja o nome correcto.

Não respondeu à questão do eléctrodo da terra de serviço?! já foi medida a resistência deste. - esta semana deslocar-me ei ao local para proceder a mais umas medições, depois posto aqui a informação.

Mais uma vez obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

"A Terra do PT tem o valor de 27 ohms."

Deve estar a faltar aqui qualquer coisa, pois com este valor o PT não pode ter terra única.

A ser assim terá que medir os dois eléctrodos de terra: Terra de serviço e Terra de protecção.

ohmico
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Been thanked: 1 time

Mensagem por DomingosX »

Os fusíveis só queiman com correntes acima de 10% da sua corrente nominal ou à corrente nominal por um periodo de alguns segundos.... sobrecargas e sobre-intensidades. O diferencial está dimensionado para um corte de 100A mas a corrente de defeito pode ser superior.
Existe disjuntor de 100A a jusante do diferencial e este desliga? Pois existem marcas de equipamentos que não vou sita fundem os contactos muito facilmente, mas aconselho a instalar um descarregado de sobre tensões pois a linha eléctrica +PT em termos gerais comporta-se como um circuito de BOOSTER, enviando um pico de sobre tensões quando é reposto a energia, significa que não é os isoladores, mas sim os descarregadores de sobretensões do PT, uns objetos semelhantes que estão interligados a um cabo de cobre ligado à terra que podem estar danificados.

Ou seja tem que haver corte na linha de MT, quando a energia é restabelecida o PT responde com os harmónicos do restabelecimento de tensão. O próprio nucleo do transformador tem uma curva de histerese que origina armónicos, quer isto dizer que o nucleo do PT cria um fluxo magnético por correntes internas, mas inicialmente o fluxo não é linear criando um pico de tensão no secundário.

Assim penso que os descaregadores de sobretensão do PT podem estar inoperacionais.

Embora também ponha a hipotese da corrente de pico no momento de arranque mas o disjuntor deveria proteger a instalação.

Imagem
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”