motor

Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Re: motor

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas "Rochiinha"

1º O motor foi substituído porquê?

Cump.
Mário
Olá mario, o motor que estava la esta a dar passagem a terra e queimou um variador de velocidade, agora meti la outro ligado direto enquanto nao chega o variador de reparar.

Por falar em variadores e arrancadores suaves gostava de perceber um pouco acerca disto, é preciso programar antes de o ligar ao motor certo?

Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Rochiinha Escreveu:
Cump.
Mário
Olá mario, o motor que estava la esta a dar passagem a terra e queimou um variador de velocidade, agora meti la outro ligado direto enquanto nao chega o variador de reparar.

Por falar em variadores e arrancadores suaves gostava de perceber um pouco acerca disto, é preciso programar antes de o ligar ao motor certo?
Obrigado.
Sim, tens que pôr os parâmetros do motor.

O arrancador suave é só para o arranque, não varias a frequencia.

Pois é, parece que tens um ligeiro problema em mãos.
Quanto tempo durou o motor?
O 1º motor fez curto-circuito interno e ficou à terra (massa), pode ter sido por causa do variador.

Tens que ver se o variador é o indicado para o serviço em questão, há muitos arranques do motor ou tem serviço continuo variando só a velocidade?
Os rolamentos como estão ? (do motor avariado)
A frequência de funcionamento é a baixo dos 30 a 25Hz?

Depois de reparado o variador (depende de quem reparou), mede na saída do variador as 3 fases em simultâneo e verifica se não tens picos de tensão dos "igbts" , verifica a tensão em CC se está certa com a entrada, mede os Amp na entrada, no barramento de CC e na saida.

O variador tem filtros contra as harmónicas?
O local é húmido ?, o IP é 23? ?

Boa sorte.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:
Rochiinha Escreveu:
Cump.
Mário

Obrigado.
Sim, tens que pôr os parâmetros do motor.

O arrancador suave é só para o arranque, não varias a frequencia.

Pois é, parece que tens um ligeiro problema em mãos.
Quanto tempo durou o motor?durou 5 anos
O 1º motor fez curto-circuito interno e ficou à terra (massa), pode ter sido por causa do variador. tambem penso que foi, ou o variador queimou devido ao motor estar avariado

Tens que ver se o variador é o indicado para o serviço em questão, há muitos arranques do motor ou tem serviço continuo variando só a velocidade? o motor é ligado a segunda feira e desligado a sexta, trabalha sempre na mesma velocidade
Os rolamentos como estão ? (do motor avariado)estao bons aparentemente, nao se sente qualquer ruido girando a mao
A frequência de funcionamento é a baixo dos 30 a 25Hz?isso nunca reparei, o variador esta dentro de um quadro metalico pequeno, com um ventilador( nao sei se suficiente)

Depois de reparado o variador (depende de quem reparou), mede na saída do variador as 3 fases em simultâneo e verifica se não tens picos de tensão dos "igbts" , verifica a tensão em CC se está certa com a entrada, mede os Amp na entrada, no barramento de CC e na saida.ok vou medir, normalmente nao se consegue ter um valor fixo na siada dos variador, o que é o barramento cc??

O variador tem filtros contra as harmónicas?so se tiverem internos no variador, porque fora nao tem nada
O local é húmido ?, o IP é 23? ?nao é humido, nao vi o IP

Boa sorte.

Cump.
Mário
Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

O que tens é mesmo variador de velocidade? dado que dizes que funciona sempre à mesma velocidade. Tambem pode ser para não funcionar na velocidade de sincronismo, mas sim menor.

5 anos é pouco mas podem ter sido os condensadores a irem para a sucata.

Se os rolamentos estão bons, não deves ter problemas das correntes induzidas ao veio.

Quando medes a tensão na entrada do variador é Ac a 50Hz, depois entra nos rectificadores e passas a ter 2raiz (1.42) ou seja se a entrada tem 400V x 1.42= 565 votes CC (isto é a tensão no barramento (tambem chamado Bus) neste barramento tambem podes medir os Amp. (mas em CC), depois tens tens a carta de disparos para os IGBTS e a saida é modular (PWM), e podes medir com um multimetro (se for bom) ou com scopemeter (osciloscópio) de 4 canais. (3 na tensão e um canal em Amp.(CC e AC))

O filtro e a indutora estão por trás do variador (depende dos modelos) e é na entrada de corrente, sempre antes do variador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas

O que tens é mesmo variador de velocidade?sinceramente nao sei distinguir um variador de velocidade de um arrancador suave, eu não tenho grandes conhecimentos nessa materia mas gostava de saber mais dado que dizes que funciona sempre à mesma velocidade. Tambem pode ser para não funcionar na velocidade de sincronismo, mas sim menor.

5 anos é pouco mas podem ter sido os condensadores a irem para a sucata.

Se os rolamentos estão bons, não deves ter problemas das correntes induzidas ao veio.

Quando medes a tensão na entrada do variador é Ac a 50Hz, depois entra nos rectificadores e passas a ter 2raiz (1.42) ou seja se a entrada tem 400V x 1.42= 565 votes CC (isto é a tensão no barramento (tambem chamado Bus) neste barramento tambem podes medir os Amp. (mas em CC), depois tens tens a carta de disparos para os IGBTS e a saida é modular (PWM), e podes medir com um multimetro (se for bom) ou com scopemeter (osciloscópio) de 4 canais. (3 na tensão e um canal em Amp.(CC e AC)) :D é simples hehe

O filtro e a indutora estão por trás do variador (depende dos modelos) e é na entrada de corrente, sempre antes do variador.

Cump.
Mário
amigo obrigado pela ajuda mas acho que tenho de começar pelas bases para conseguir perceber um pouco mais de variadores
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Onde é que estás?
Qual a marca e modelo do variador?

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas

Onde é que estás?
Qual a marca e modelo do variador?Olá a marca é WEG e modelo é ptcfw080160t3848poa1z3a16a, agora como se faz para ligar ao motor, é preciso modificar parametros do variador?

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Rochiinha"

Da Weg não montei nenhum, mas já leste o manual ou tens o software para pores os parametros? Creio que é livre na Weg.
Tens que pôr os parâmetros do motor e fazer a iniciação do estator, normalmente têm um guia rápido de instalação. Tens que ver se com pouca carga a tensão do bus não sobe em demasia, se subir entra em alarme e tens que instalar uma resistencia de carga.

Vê se não ficas melhor com o CFW-11 (o preço é que pode não ser bom)

http://www.weg.net/pt/Media-Center/Central-de-Downloads

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

sim tem um manual mas nao é dos mais faceis de perceber
Responder

Voltar para “Dúvidas”