ligar motor com 10Kw com gerador
ligar motor com 10Kw com gerador
Boa noite, tenho uma maquina com motor de 10Kw 380V, a corrente no local é 220v 15A gostaria de saber se seria rentavel ligar a maquina com um gerador a diesel, estou muito indeciso porque pedir a baixada acarreta muitos custos, mas o gerador tambem, gostaria de saber se na vossa opinião qual seria a melhor escolha.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2010, 02:31
- Has thanked: 1 time
Re: ligar motor com 10Kw com gerador
Boa noite,
A questão não pode ser analisada assim, é preciso ter vários aspectos em consideração.
Pretende apenas alimentar um motor num local fixo? por quanto tempo?
O gerador vai-lhe ser útil para o futuro? (pode sempre vender o gerador quando este não lhe for útil)
Baixada provisória ou definitiva?
Se onde vai utilizar esse motor for para nascer uma habitação, se calhar pedia já uma baixada!
A questão não pode ser analisada assim, é preciso ter vários aspectos em consideração.
Pretende apenas alimentar um motor num local fixo? por quanto tempo?
O gerador vai-lhe ser útil para o futuro? (pode sempre vender o gerador quando este não lhe for útil)
Baixada provisória ou definitiva?
Se onde vai utilizar esse motor for para nascer uma habitação, se calhar pedia já uma baixada!
Boa noite, o motor que que eu disse faz parte de uma maquina, um torno mecanico e como o local onde está tem corrente monofasica (é uma habitação) com um gerador o problema ficava resolvido a nivel de instalação, certificação da mesma da instalação trifasica perante a EDP, o que não sei é como um gerador se comporta com a utilização, custos de manutenção, avarias, consumos, o pior sera o ruido que produz. Sera que alguem pode uma ter uma situação identica a minha e que conclusão chegou.
Cumprimentos
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boaseusilva Escreveu:Boa noite, o motor que que eu disse faz parte de uma maquina, um torno mecanico e como o local onde está tem corrente monofasica (é uma habitação) com um gerador o problema ficava resolvido a nivel de instalação, certificação da mesma da instalação trifasica perante a EDP, o que não sei é como um gerador se comporta com a utilização, custos de manutenção, avarias, consumos, o pior sera o ruido que produz. Sera que alguem pode uma ter uma situação identica a minha e que conclusão chegou.
Cumprimentos
Consumo deve de rondar 2 a 3 litros/hora.
Ruído quanto mais insonorizado maior o preço.
Manutenção depende da marca, e das rotações de funcionamento.
Comportamento tem haver com marca e a fiabilidade do equipamento.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas o gerador que tenho andado a ver é de 3000 rpm e 14 Kva e o motor é Kama será que este modelo dara conta do motor 10KW do torno mecanico?Sera aconselhavel um gerador com menos rotações e com mais capacidade?
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
boas
pode optar por geradores de 1500rpm ou 3000rpm, para essa potencia e para o fim que pretende , eu apostaria num de 1500rpm, melhor rendimento e penso que, consumos menores
existe já actualmente no mercado, não sei se para essas potencias, geradores inverter, é a "coqueluche"....
pode sempre apostar numa turbina da TurboMach.....mas isso é outro campeonato....
pode optar por geradores de 1500rpm ou 3000rpm, para essa potencia e para o fim que pretende , eu apostaria num de 1500rpm, melhor rendimento e penso que, consumos menores
existe já actualmente no mercado, não sei se para essas potencias, geradores inverter, é a "coqueluche"....
pode sempre apostar numa turbina da TurboMach.....mas isso é outro campeonato....
Jaime Reis
Boas, então o melhor gerador seria de 1500 rpm fiquei a saber algo que desconheçia, o que é (pode sempre apostar numa turbina da TurboMach) gostaria que me ajudasse em a este artigo?
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
estava a brincar consigo, são sistemas de produção de energia, mas na ordem dos megas-muitos megas, muito usado na industria, principalmente em sistemas de Cogeração e Trigeração
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Não esquecer que um gerador para conseguir arrancar um motor de 10kW não pode ter apenas 14kVA. Ter em atenção o pico de arranque do motor eléctrico e a rapidez de reação do gerador.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Não compres com menos de 20Kva a 1500 rpm, isto se for para trabalhar. se for para trabalhar alguns dias podes comprar a 3.000 rpm.
Manda instalar um arrancador suave no motor do torno.
Cump.
Mário
Não compres com menos de 20Kva a 1500 rpm, isto se for para trabalhar. se for para trabalhar alguns dias podes comprar a 3.000 rpm.
Manda instalar um arrancador suave no motor do torno.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Concordo com o Mário, se for menos de 20kVA, não acredito que consiga arrancar o motor do torno
Boas, muito obrigado pelas respostas, o motor de 10Kw conrresponde a 12.5 Kva eu pensei que um de 14 Kva chegava para a situção, mas então tem de ser uma margem maior, esta situação não é para trabalhar constantemente, poucas horas de trabalho por dia 3 ou 4. Um gerador 1500 rpm consegue ser menos barulhento que um de 3000 rpm ambos com isolamento acústico? A partida vou alugar um para fazer uma experiençia.
Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
Obrigado pela ajuda
Cumprimentos