Telecomando de Iluminação de Emergência

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Telecomando de Iluminação de Emergência

Mensagem por ngp »

Por exemplo num edifício com vários pisos ou mesmo só com um piso mas que tenha várias secções, é possível colocar vários telecomandos distribuídos por quadros parciais e um telecomando geral colocado no QGE que controle todos eles? Desta forma poderia-se fazer um controlo por zonas e geral... É possível?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Re: Telecomando de Iluminação de Emergência

Mensagem por eng_jersilva »

A ser possivel penso que terá quer ser um edificio com muitas zonas/compartimentos uma vez que os telecomandos estão preparados para varios blocos autonomos.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

eng_jersilva Escreveu:A ser possivel penso que terá quer ser um edificio com muitas zonas/compartimentos uma vez que os telecomandos estão preparados para varios blocos autonomos.
Pois... Imaginemos um edifício com 2 pisos e cerca de 75 blocos por cada piso. Sei que a normalidade dos telecomando suportam 500 blocos... Mas por uma questão de logistica separaria por 2 telecomandos (1 por piso) ou colocaria apenas 1 telecomando? Os próprios telecomandos fazem distinção por zonas certo?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

esses blocos de que fala são considerados frações!!(cada bloco um contador) é que se for o caso pode haver situações(consoante a categoria) em que essas fracções não precisam de blocos telecomandos, quero eu dizer que pode apenas aplicar o telecomando as partes comuns!!!

a serem frações independentes também não me parece viavel colocar um ou dois telecomandos para todo o edicio.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

eng_jersilva Escreveu:esses blocos de que fala são considerados frações!!(cada bloco um contador) é que se for o caso pode haver situações(consoante a categoria) em que essas fracções não precisam de blocos telecomandos, quero eu dizer que pode apenas aplicar o telecomando as partes comuns!!!!
Ok! Mas num edifício suponha de escritórios (vários gabinetes de empresas diferentes) com 2 pisos e imaginemos 150 blocos autónomos, colocaria apenas o telecomando normal no QGE?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Pode fazer como descreve. Não sei qual a marca dos telecomandos que está a prever mas veja na página 34 do seguinte catálogo da Cooper o sistema de telecomando TLU:

http://cooperpretronica.pt/pdf/Cooper_P ... uranca.pdf
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ngp Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:esses blocos de que fala são considerados frações!!(cada bloco um contador) é que se for o caso pode haver situações(consoante a categoria) em que essas fracções não precisam de blocos telecomandos, quero eu dizer que pode apenas aplicar o telecomando as partes comuns!!!!
Ok! Mas num edifício suponha de escritórios (vários gabinetes de empresas diferentes) com 2 pisos e imaginemos 150 blocos autónomos, colocaria apenas o telecomando normal no QGE?
Deve se informar pois não sei até que ponto o amigo pode colocar um telecomando a servir varias fracções que são independentes. Eu tive um caso (edifício administrativo com varias fracções) em que inicialmente previ um telecomando para cada facção, posteriormente (já depois de aprovado o projecto) analisei o projecto e vi que não fazia sentido prever tantos telecomandos... Então analisei a categoria de cada um das fracções e cheguei a conclusão que nenhuma necessitava de blocos autónomos logo não necessita de telecomandos, apenas exige iluminação do tipo D (uso de lanternas). Acabei por considerar apenas um telecomando para as partes comuns do edifício.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

joaoosvaldo Escreveu:Pode fazer como descreve. Não sei qual a marca dos telecomandos que está a prever mas veja na página 34 do seguinte catálogo da Cooper o sistema de telecomando TLU:

http://cooperpretronica.pt/pdf/Cooper_P ... uranca.pdf
Seria mesmo essa a ideia Osvaldo... Obrigado!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Tenha em atenção que um telecomando desses é um equipamento caro (100 e muitos euros cada) e provavelmente nunca será utilizado. Do meu ponto de vista, devem ser reduzidos ao minimo indispensável.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”