Instalção num apartamento de raiz
Re: Instalção num apartamento de raiz
Boas.
Há algum local mais seguro que outro onde possa colocar o electrodo de terra?
Cumprimentos,
Cumprimentos,
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Quer fazer uma terra, ou esconder o eletrodo num local seguro, ninguém o vai roubar,
O eletrodo vai ficar escondido, debaixo da terra, de forma a que a sua parte superior fique a 0,80cm do solo, no exterior da habitação, e de preferência em local humido.
Quer fazer uma terra, ou esconder o eletrodo num local seguro, ninguém o vai roubar,

O eletrodo vai ficar escondido, debaixo da terra, de forma a que a sua parte superior fique a 0,80cm do solo, no exterior da habitação, e de preferência em local humido.
whity Escreveu:Boas.
Cumprimentos,
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Diferencial antigo com botão redondo ? desconheço? será um Disj. da SIPE botão redondo e um mais pequeno a baixo desse?
Sim isso mesmo amigo.DEUS AMIGO Escreveu:Diferencial antigo com botão redondo ? desconheço? será um Disj. da SIPE botão redondo e um mais pequeno a baixo desse?
Boas.ENERGY Escreveu:Boas
Quer fazer uma terra, ou esconder o eletrodo num local seguro, ninguém o vai roubar,![]()
Cumprimentos,
O problema não era de todo roubar, seria mesmo o melhor local para que não tivesse problemas no futuro, o eltrodo tem que ficar num sitio onde as pessoas não passem nem toque, certo?
Ha outra maneira segura de fazer terra?
Cumprimentos,
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
As suspeitas do "DEUS AMIGO", estão correctas. Isso não é um diferencial. É um disjuntor magnetotérmico. Logo se ele dispara não é fugas à terra, mas sim por sobre-intensidades, originadas por um curto-circuito ou sobrecarga.whity Escreveu:Sim isso mesmo amigo.DEUS AMIGO Escreveu:Diferencial antigo com botão redondo ? desconheço? será um Disj. da SIPE botão redondo e um mais pequeno a baixo desse?
-
- Team Apoio
Boas
Depois da informação que já dei anteriormente, pode ser que este link vá ajudar.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=e ... uksYUY6IKw
Depois da informação que já dei anteriormente, pode ser que este link vá ajudar.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=e ... uksYUY6IKw
whity Escreveu:Boas.ENERGY Escreveu:Boas
Quer fazer uma terra, ou esconder o eletrodo num local seguro, ninguém o vai roubar,![]()
Cumprimentos,
O problema não era de todo roubar, seria mesmo o melhor local para que não tivesse problemas no futuro, o eltrodo tem que ficar num sitio onde as pessoas não passem nem toque, certo?
Ha outra maneira segura de fazer terra?
Cumprimentos,
Cpts.
Energy
Energy
Boas.
Hoje vi o problema e estive a rever o que se passava.
Ora do quadro eletrico vinham duas fases e um neutro, havia a fase da iluminação e havia a fase das tomadas, eu estava a ligar tudo à fase da iluminação, dai o quadro disparar.
Entretanto mudando essa parte, surge-me uma outra questão. Aproveitando que mudei todos os cabos eletricos da casa quer a nível de iluminação quer de tomadas, pretendia efetuar agora a alteração do quadro colocando dois interruptores diferenciais um para tomadas e outro para iluminação.
O que eu queria saber na realidade é:
- Eu tenho aqueles disjuntores

A minha ideia é renovar estes disjuntor, colocando então dois disjuntores diferenciais, um para tomadas e um outro para iluminação.
Em cada regua colocaria um dinjuntor diferencial com os respetivos dijuntores por divisão.
A minha questão é, ao retirar os dijuntores Sipe que já lá tenho como é uma instalação antiga o que é espectavel eu encontrar por traz deles e qual a maneira mais correcta para desmanchar isso e colocar os novos.
Cumprimentos,
Hoje vi o problema e estive a rever o que se passava.
Ora do quadro eletrico vinham duas fases e um neutro, havia a fase da iluminação e havia a fase das tomadas, eu estava a ligar tudo à fase da iluminação, dai o quadro disparar.
Entretanto mudando essa parte, surge-me uma outra questão. Aproveitando que mudei todos os cabos eletricos da casa quer a nível de iluminação quer de tomadas, pretendia efetuar agora a alteração do quadro colocando dois interruptores diferenciais um para tomadas e outro para iluminação.
O que eu queria saber na realidade é:
- Eu tenho aqueles disjuntores

A minha ideia é renovar estes disjuntor, colocando então dois disjuntores diferenciais, um para tomadas e um outro para iluminação.
Em cada regua colocaria um dinjuntor diferencial com os respetivos dijuntores por divisão.
A minha questão é, ao retirar os dijuntores Sipe que já lá tenho como é uma instalação antiga o que é espectavel eu encontrar por traz deles e qual a maneira mais correcta para desmanchar isso e colocar os novos.
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Amigo whity! pode muito bem poupar uns euros no quadro! compre apenas dijuntores dimensionados para luz e tomadas mas com corte neutro de acordo de quantos circuitos tiver na instalação? e apenas um int/diferencial de acordo com a potência instalada em casa. os dijuntores são um bocado mais caros mas se tiver um problema nesse circuito desligando o mesmo os outros ficam em trabalho.
Boas.
Já comprei os interruptores diferenciais e já fiz um teste para os colocar a funcionar, mas as coisas não me funcionaram como eu esperava.
Pequei nos 2 interruptores e o que fiz foi:
Agarreguei a cabelagem que vem da EDP, liguei a um dos interruptores e depois ramifiquei tb para o outro.
Depois usei um deles para as tomadas e um outro para a iluminação, em que o neutro é comum aos dois interruptores.
O que aconteceu foi que ao ligar tudo por vezes um dos interruptores dispara, mas ainda não consegui ter uma razão lógica para tal acontecer.
Estou a fazer algo de mal?
Cumprimentos,
Já comprei os interruptores diferenciais e já fiz um teste para os colocar a funcionar, mas as coisas não me funcionaram como eu esperava.
Agarreguei a cabelagem que vem da EDP, liguei a um dos interruptores e depois ramifiquei tb para o outro.
Depois usei um deles para as tomadas e um outro para a iluminação, em que o neutro é comum aos dois interruptores.
O que aconteceu foi que ao ligar tudo por vezes um dos interruptores dispara, mas ainda não consegui ter uma razão lógica para tal acontecer.
Cumprimentos,
-
- Team Apoio
Boas
O neutro é comum aos 2 IDs na alimentação destes, mas na saida os neutros já têm de ser separados de cada ID, ou seja o neutro do ID das tomadas só serve para ligar o neutro das tomadas, e o neutro que sai do ID da iluminação, só serve para ligar os neutros da iluminação.
Nada de misturas entre neutros de iluminação e tomadas.
O neutro é comum aos 2 IDs na alimentação destes, mas na saida os neutros já têm de ser separados de cada ID, ou seja o neutro do ID das tomadas só serve para ligar o neutro das tomadas, e o neutro que sai do ID da iluminação, só serve para ligar os neutros da iluminação.
Nada de misturas entre neutros de iluminação e tomadas.
Cumprimentos,
Cpts.
Energy
Energy