Cabos VV

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Cabos VV

Mensagem por ENERGY »

Boas
Um cliente que quer transformar um determinado espaço comercial existente, com cerca de 200m2, em loja do tipo "Minipreço", até aqui tudo normal.
O cliente tem a instalação existente toda a cabo VV aos montes em cima do teto falso de pladur, montes de cabos estes que estão presos com arames zincados, nos pendurais do teto falso, e este teto tem alçapões de vesita.
O cliente apenas pretende alterar umas pequenas coisas, e pedir aumento de potência.
Uma vez que este tipo de trabalho, no meu entender não cumpre as regras da boa arte, informei o cliente que os cabos deveriam estar assentes em esteiras, em braçadeiras, ou no interior de tubagem com braçadeiras, mas o cliente é teimoso, e o projetista perante a minha informação encolheu os ombros perante o cliente.
Aguardo comentarios de colegas que já tenham apanhado instalações deste tipo, e pedido a respetiva inspeção.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Cabos VV

Mensagem por jaimereis »

se não quer, não quer, que dê o trabalho a outro, não ponha é o seu brio profissional em causa....

mande-o dar uma curva.......
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas

Detesto estes pinceis, mas o problema é que a instalação é de um familiar de um responsavél de um gabinete de arquitetura, que vem dando trabalhos ao longo dos anos, e indicou mais este, portanto dizer não, é para mim uma tarefa bastante ingrata.
O cliente em reunião, mostrou-se interessado na adjudicação, em caso de adjudicação, vou fazer um relatório pormenorizado das não conformidades verificadas na instalação, com fotos anexadas, e envio ao cliente, gabinete de arquitetura, e projetista, antes do inicio da obra, para depois no dia da inspeção não ficar sozinho com a criança ao colo.

jaimereis Escreveu:se não quer, não quer, que dê o trabalho a outro, não ponha é o seu brio profissional em causa....

mande-o dar uma curva.......
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

percebo o seu problema, mas será que eles querem perceber o seu? Faça como dizem as regras, é o seu nome....
Jaime Reis
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Uma vez que vai haver aumento de potência vai ter certificação da Certiel! por isso amigo ponha tudo em ordem se não quer ficar mal no filme e diga ao seu cliente-familiar que vá á Certiel informar-se se é ou não assim! instalação chumbada demétrios a subir! não facelite!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas, quem coloca o "carapau" é que fica com a criança nos braços!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O projetista na reunião em obra não se quis pronunciar sobre a questão da molhada de cabos nos tetos falsos, etc., estou curioso por ver o projeto referente ao aumento de potência, que vai incluir as instalações existentes e as novas alterações, e respetiva memória descritiva.
Chamei nessa reunião à atenção do projetista sobre a questão da iluminação do espaço, ser toda de iodetos metálicos, e que não é para mexer, no entender deles. (logo uma não conformidade às RTIEBT), o projetista diz que depois do projeto aprovado, o inspetor não tem que opinar.

DEUS AMIGO Escreveu:Uma vez que vai haver aumento de potência vai ter certificação da Certiel! por isso amigo ponha tudo em ordem se não quer ficar mal no filme e diga ao seu cliente-familiar que vá á Certiel informar-se se é ou não assim! instalação chumbada demétrios a subir! não facelite!
Cpts.
Energy
Nuno Sampaio
Curioso
Curioso
Registado: 04 fev 2010, 02:31
Enviou: 1 vez

Mensagem por Nuno Sampaio »

Penso que a devemos desenvolver com o maior profissionalismo possível a nossa actividade, e neste caso em particular ao avisar o seu cliente de todos os riscos que corre e que será ele o responsável porque qualquer dano, não vejo problema nenhum em efectuar o trabalho. E recusar trabalho nos dias que correm é um luxo!

Cmpts.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, se fosse à 2/3 anos atrás, eu teria de imediato dado um prazo alargado para a execução da obra, e eles procuravam outro, e eu não fechava a porta ao cliente.
Neste momento a situação não está facil para o pessoal, e não colocando o nosso profissionalismo de lado, não nos podemos dar a muitas escolhas, esse tempo já lá vai, embora eu prefiro não fazer um trabalho, do que depois no final, ter chatices com o cliente e ficar mal visto.

Nuno Sampaio Escreveu:Penso que a devemos desenvolver com o maior profissionalismo possível a nossa actividade, e neste caso em particular ao avisar o seu cliente de todos os riscos que corre e que será ele o responsável porque qualquer dano, não vejo problema nenhum em efectuar o trabalho. E recusar trabalho nos dias que correm é um luxo!

Cmpts.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Sim! mas tambem pode em vez de dizer que tem muito trabalho como antigamente, dizer que por sua consciência pessoal e técnico o preço para executar o dito trabalho (mais alargado) e que o trabalho fica dentro das normas! e se o seu familiar quizer mais barato que procure outro técnico e fique ao critério dele a responsabilidade e depois vê as consequências.
Responder

Voltar para “Dúvidas”