motor
motor
Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???
Obrigado
Obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: motor
Boas
Ligar directo em triângulo podes, desde que tenhas PT próprio.
Como diz o "joaoosvaldo", estrela triângulo, ou arrancador suave e ainda podes com variador se tiveres necessidade de variares a velocidade.
Cump.
Mário
Se está lá escrito triângulo 400v é como tem que ser ligado.(se foi modificado não se sabe agora).Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???
Obrigado
Como diz o "joaoosvaldo", estrela triângulo, ou arrancador suave e ainda podes com variador se tiveres necessidade de variares a velocidade.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mas posso ligar tanto em estrela como em triangulo que nao tenho problemas?Mário Escreveu:BoasSe está lá escrito triângulo 400v é como tem que ser ligado.(se foi modificado não se sabe agora).Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???
Obrigado
Cump.
Mário
boas
Para capacidade que tem é mais seguro liga-lo em estrela (vejamos que já existem motores de elevadores com esta potencia). Por outro lado tratando-se de um motor usado e o facto de que no arranque as correntes são muito elevadas é um pouco duvidoso liga-lo diretamente em triangulo, senão como já foi dito, fazer o arranque estrela-triangulo.
Mas penso que para um motor novo, estou quase certo de que pode ligalo em triangulo desde que esteja em completamente sem carga.
cumprimentos
Para capacidade que tem é mais seguro liga-lo em estrela (vejamos que já existem motores de elevadores com esta potencia). Por outro lado tratando-se de um motor usado e o facto de que no arranque as correntes são muito elevadas é um pouco duvidoso liga-lo diretamente em triangulo, senão como já foi dito, fazer o arranque estrela-triangulo.
Mas penso que para um motor novo, estou quase certo de que pode ligalo em triangulo desde que esteja em completamente sem carga.
cumprimentos
vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suaveAlbino Escreveu:boas
cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
Boas "Rochiinha"
"vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suave"
Como agora já sabemos que é para ventilador, tenho que perguntar o seguinte;
É axial ou radial, liga directamente ao veio ou tem polis de diâmetros diferentes?
À partida digo para teres um arrancador suave (tem a vantagem de não partir as pás).
Cump.
Mário
"vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suave"
É axial ou radial, liga directamente ao veio ou tem polis de diâmetros diferentes?
À partida digo para teres um arrancador suave (tem a vantagem de não partir as pás).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ola MarioMário Escreveu:Boas "Rochiinha"
Cump.
Mário
tem polis de diametros diferentes ligadas por correias, ja liguei hoje, os consumos estao nos 17.5A á plena carga, o que ultrapassa o limite admitido pelo motor
- Mário
- Team Apoio
Boas
Tens que ver se há regulador de fluxo, ou se o motor anterior não seria de 6 polos.
Cump.
Mário
Tens que ver se há regulador de fluxo, ou se o motor anterior não seria de 6 polos.
Cump.
Mário
Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao???Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário

Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao???"
Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.
Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?"
6 polos é um motor de 1.000rpm.
Cump.
Mário
"Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao???"
Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.
Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?"
6 polos é um motor de 1.000rpm.
Cump.
Mário
Boas
Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.talvez consiga reduzirum ou dois pontos
6 polos é um motor de 1.000rpm.o motor anterior tinha 1450rpm por isso nao deve ser seis polos
Cump.
Mário[/quote]
Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.talvez consiga reduzirum ou dois pontos
6 polos é um motor de 1.000rpm.o motor anterior tinha 1450rpm por isso nao deve ser seis polos
Cump.
Mário[/quote]
Boas,
As soluções apresentadas são claramente as mais indicadas!
Quanto ao ligar em estrela ou triangulo diretamente á rede, depende do modelo, alguns aguentam-se bem em estrela.
Pessoalmente ligava-o com arrancador Est/triang.
Só para acrescentar, como é radial, podes diminuir a velocidade numa das polis, se o caudal não interferir no trabalho que pretendes.
Sempre reduzes algum consumo, especialmente no arranque.
Cumps
As soluções apresentadas são claramente as mais indicadas!
Quanto ao ligar em estrela ou triangulo diretamente á rede, depende do modelo, alguns aguentam-se bem em estrela.
Pessoalmente ligava-o com arrancador Est/triang.
Só para acrescentar, como é radial, podes diminuir a velocidade numa das polis, se o caudal não interferir no trabalho que pretendes.
Sempre reduzes algum consumo, especialmente no arranque.
Cumps
- Mário
- Team Apoio
Boas "Rochiinha"
1º O motor foi substituído porquê?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas "Rochiinha"
Cump.
Mário
Cump.
Mário