Iluminação controlada
Iluminação controlada
Boa tarde pessoal...
Estou a fazer um projecto em que gostaria de controlar duas iluminações em locais opostos por duas maneiras diferentes....
A primeira seria usando sensores de luminosidade (fotocélulas) que só permitam ligar a luz a partir de certa luminosidade e outra que é programada para ligar por exemplo às 17h e desligar às 8h.
Mas esquematicamente estou na dúvida de como colocar isso? Algum de vocês tem um exemplo disso que me pudesse facultar, sff.
Estou a fazer um projecto em que gostaria de controlar duas iluminações em locais opostos por duas maneiras diferentes....
A primeira seria usando sensores de luminosidade (fotocélulas) que só permitam ligar a luz a partir de certa luminosidade e outra que é programada para ligar por exemplo às 17h e desligar às 8h.
Mas esquematicamente estou na dúvida de como colocar isso? Algum de vocês tem um exemplo disso que me pudesse facultar, sff.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Re: Iluminação controlada
Boas
Seria melhor colocar um esquema e colocar as duvidas.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Irei proceder a isso e coloco aqui então... Os programadores digitais que dizem ter 4 canais, quer dizer que controlam 4 circuitos de iluminação certo?rebelocruz Escreveu:Boas
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
ngp Escreveu:Irei proceder a isso e coloco aqui então... Os programadores digitais que dizem ter 4 canais, quer dizer que controlam 4 circuitos de iluminação certo?simrebelocruz Escreveu:Boas
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Acham que pode ficar como segue em anexo?
- Anexos
-
- ab.pdf
- (3.67 KiB) Transferido 121 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Penso que o que pretende é algo deste género: http://www.duarteneves.pt/dnl_pt/001-020-121.html
Um interruptor crepuscular com possibilidade de controlo horário.
Nunca tive nas mãos o dito aparelho mas se tiver dúvidas basta falar com o representante.
Nunca tive nas mãos o dito aparelho mas se tiver dúvidas basta falar com o representante.
Sim, é essa mesma... eu por acaso estava a ver as da Hager...amfys Escreveu:Penso que o que pretende é algo deste género: http://www.duarteneves.pt/dnl_pt/001-020-121.html
Mas a minha dúvida prende-se com a esquematização desta situação, por isso inseri aquilo em anexo no comentário anterior...
-
- Velha Guarda
Aconselho colocar um contactor para comando directo dos circuitos de iluminação e o interruptor horário+crepuscular actua o contactor.
Algo do género é perfeitamente entendido por qualquer quadrista/electricista: Se quiser pode elaborar o esquema de comando todo "bonitinho".
Algo do género é perfeitamente entendido por qualquer quadrista/electricista: Se quiser pode elaborar o esquema de comando todo "bonitinho".
Esse IHC é o sistema inteligente? Esse não vai precisar de protecção diferencial?amfys Escreveu:Aconselho colocar um contactor para comando directo dos circuitos de iluminação e o interruptor horário+crepuscular actua o contactor.
-
- Velha Guarda
IHC foi o que utilizei para designar o equipamento que faz de Interruptor Horário+Crepuscular.
Uma vez que se trata de um equipamento que fica instalado dentro do quadro eléctrico e com pelo menos a face frontal classe 2 não será necessário a instalação de um diferencial.
Uma vez que se trata de um equipamento que fica instalado dentro do quadro eléctrico e com pelo menos a face frontal classe 2 não será necessário a instalação de um diferencial.