motor

Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

motor

Mensagem por Rochiinha »

Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???

Obrigado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: motor

Mensagem por joaoosvaldo »

Para essa potência o melhor é no mínimo fazer arranque estrela-triângulo.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???
Obrigado
Se está lá escrito triângulo 400v é como tem que ser ligado.(se foi modificado não se sabe agora).
Ligar directo em triângulo podes, desde que tenhas PT próprio.
Como diz o "joaoosvaldo", estrela triângulo, ou arrancador suave e ainda podes com variador se tiveres necessidade de variares a velocidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas
Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou aqui com uma duvida que passo a descrever, adquiri um motor usado 400v 7.5kw 1450rpm 16A, ate aqui tudo bem, a minha duvida é na chapa de caracteristicas vir apenas o simbolo triangulo 380v e abrindo a caixa do motor para fazer a ligaçao ele estar com as chapas de chunt ligado em estrela, uma vez que é usado, ele deve ter estado a funcionar em estrela, gostava de saber como devo ligar o motor. Ja agora existe algum problema em ligar isto direto a rede sem variador???
Obrigado
Se está lá escrito triângulo 400v é como tem que ser ligado.(se foi modificado não se sabe agora).
Ligar directo em triângulo podes, desde que tenhas PT próprio.
Como diz o "joaoosvaldo", estrela triângulo, ou arrancador suave e ainda podes com variador se tiveres necessidade de variares a velocidade.

Cump.
Mário
Mas posso ligar tanto em estrela como em triangulo que nao tenho problemas?
Albino
Curioso
Curioso
Registado: 29 fev 2012, 17:37
Has thanked: 2 times

Mensagem por Albino »

boas

Para capacidade que tem é mais seguro liga-lo em estrela (vejamos que já existem motores de elevadores com esta potencia). Por outro lado tratando-se de um motor usado e o facto de que no arranque as correntes são muito elevadas é um pouco duvidoso liga-lo diretamente em triangulo, senão como já foi dito, fazer o arranque estrela-triangulo.
Mas penso que para um motor novo, estou quase certo de que pode ligalo em triangulo desde que esteja em completamente sem carga.

cumprimentos
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Albino Escreveu:boas

Para capacidade que tem é mais seguro liga-lo em estrela (vejamos que já existem motores de elevadores com esta potencia). Por outro lado tratando-se de um motor usado e o facto de que no arranque as correntes são muito elevadas é um pouco duvidoso liga-lo diretamente em triangulo, senão como já foi dito, fazer o arranque estrela-triangulo.
Mas penso que para um motor novo, estou quase certo de que pode ligalo em triangulo desde que esteja em completamente sem carga.

cumprimentos
vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suave
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Rochiinha"

"vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suave"

Como agora já sabemos que é para ventilador, tenho que perguntar o seguinte;
É axial ou radial, liga directamente ao veio ou tem polis de diâmetros diferentes?

À partida digo para teres um arrancador suave (tem a vantagem de não partir as pás).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas "Rochiinha"

"vai estar ligado a um ventilador/extrator, deve fazer bastante consumo no arranque, nao tenho contactores pra fazer o y/d nem arrancador suave"

Como agora já sabemos que é para ventilador, tenho que perguntar o seguinte;
É axial ou radial, liga directamente ao veio ou tem polis de diâmetros diferentes?

À partida digo para teres um arrancador suave (tem a vantagem de não partir as pás).

Cump.
Mário
Ola Mario

tem polis de diametros diferentes ligadas por correias, ja liguei hoje, os consumos estao nos 17.5A á plena carga, o que ultrapassa o limite admitido pelo motor
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Tens que ver se há regulador de fluxo, ou se o motor anterior não seria de 6 polos.

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Mário Escreveu:Boas

Tens que ver se há regulador de fluxo, ou se o motor anterior não seria de 6 polos.

Cump.
Mário
Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao??? :|

Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao???"

Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.

Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?"

6 polos é um motor de 1.000rpm.

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Rochiinha »

Boas

"Mario nao sei o que chama de regulador de fluxo, sera o numero de pontos aspiraçao???"

Sim, se podes regular o caudal de aspiração, regulas a "força" necessária.talvez consiga reduzirum ou dois pontos

Tambem nao sei como se ve se o motor é de seis polos, pode explicar como se faz?"

6 polos é um motor de 1.000rpm.o motor anterior tinha 1450rpm por isso nao deve ser seis polos

Cump.
Mário[/quote]
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
As soluções apresentadas são claramente as mais indicadas!

Quanto ao ligar em estrela ou triangulo diretamente á rede, depende do modelo, alguns aguentam-se bem em estrela.
Pessoalmente ligava-o com arrancador Est/triang.

Só para acrescentar, como é radial, podes diminuir a velocidade numa das polis, se o caudal não interferir no trabalho que pretendes.
Sempre reduzes algum consumo, especialmente no arranque.

Cumps
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Rochiinha"

1º O motor foi substituído porquê?

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "Rochiinha"

1º O motor foi substituído porquê?

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”