Olá a todos! Obrigado por abrir este espaço de discussão.
Tenho um pergunta, para a qual não consigo resposta na net, provavelmente por falta de vocabulário técnico.
O que quero fazer é transmitir eletricidade a uns 700 metros de distancia. Quero também gastar o menos possível em fios e cabos.
Sei que se perde potência em função da distancia e que um fio mais grosso (por ex., um de 30 mm) vai manter melhor a potência.
A companhia elétrica da região serve 110v, monofásico.
A pergunta é: é possível colocar um transformador e converter os 110v da minha rede a 220v e mandar essa energia por um fio mais fino e colocar um outro transformador no outro extremo do fio para reconverter o que resta da energia (digamos que baixou para 150v) a 110v?
Em caso que seja possível este solução, que tipo de fio deveria usar para ter 3000w?
A última pergunta é se vocês tem alguma outra idéia para resolver esta questão.
Desde já, muito obrigado!
Manuel
Transmissão de eletricidade a media distancia
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Transmissão de eletricidade a media distancia
Bom dia.
A solução que apresenta, de elevar a tensão e reduzi-la depois, é o que actulamente é feito no transporte de energia, precisamente porque desse modo reduzem-se as perdas no cabo. Mas isto é realizado com tensões elevadas. Ou seja, a diferença de tensão que indicou (110 - 220 V) não justifica os gastos no equipamento, ainda para mais, para uns meros 700 metros.
Para o que pretende, basta colocar um cabo normal e terá a energia eléctrica no ponto em que quer. Até porque a queda de tensão não será nada por ai além.
A solução que apresenta, de elevar a tensão e reduzi-la depois, é o que actulamente é feito no transporte de energia, precisamente porque desse modo reduzem-se as perdas no cabo. Mas isto é realizado com tensões elevadas. Ou seja, a diferença de tensão que indicou (110 - 220 V) não justifica os gastos no equipamento, ainda para mais, para uns meros 700 metros.
Para o que pretende, basta colocar um cabo normal e terá a energia eléctrica no ponto em que quer. Até porque a queda de tensão não será nada por ai além.