Duvida na distribuição a partir de PT
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Duvida na distribuição a partir de PT
Boa noite a todos,
Tenho um PT de 1250 kVA, e tenho de criar a rede de distribuição, rede esta que engloba 74 moradias (10,35kVA cada) e 8 edificios (416kVA todos), no PT tenho 6 saidas, usando cabo LVAV 3x185 + 95, como posso fazer os calculos para saber quantos armarios de distribuição (4 alimentações cada armário) posso alimentar com o mesmo cabo?
Obrigado.
Tenho um PT de 1250 kVA, e tenho de criar a rede de distribuição, rede esta que engloba 74 moradias (10,35kVA cada) e 8 edificios (416kVA todos), no PT tenho 6 saidas, usando cabo LVAV 3x185 + 95, como posso fazer os calculos para saber quantos armarios de distribuição (4 alimentações cada armário) posso alimentar com o mesmo cabo?
Obrigado.
Re: Duvida na distribuição a partir de PT
Boas,
Em primeiro lugar deves aplicar um coeficiente de simultaneidade pois de forma a reduzir a potencia do PT bem como a secção dos cabos.
O que tens que ter em atenção é nas quedas de tensão nos ramais e nos fusíveis a utilizar ( corrente admissível e comprimentos dos cabos).
Para ser possível teres mais ramais aconselho a colocação de um PT com dois transformadores de 400 ou 630kVA de forma a teres dois QGBT e assim ser possível uma melhor distribuição dos ramais.
Para te facilitar a vida deixo uma ficha sintese que podes utilizar para calculares a potencia total do loteamento aplicando os coeficientes de simultaneidade.
Aconselho-te também a consultares as seguintes normas da EDP:
• DIT-C11-010/N
• DMA-C68-010/N
• DMA-C33-200/N
• DIT-C14-100/N
• DMA-C6-801/N
Em primeiro lugar deves aplicar um coeficiente de simultaneidade pois de forma a reduzir a potencia do PT bem como a secção dos cabos.
O que tens que ter em atenção é nas quedas de tensão nos ramais e nos fusíveis a utilizar ( corrente admissível e comprimentos dos cabos).
Para ser possível teres mais ramais aconselho a colocação de um PT com dois transformadores de 400 ou 630kVA de forma a teres dois QGBT e assim ser possível uma melhor distribuição dos ramais.
Para te facilitar a vida deixo uma ficha sintese que podes utilizar para calculares a potencia total do loteamento aplicando os coeficientes de simultaneidade.
Aconselho-te também a consultares as seguintes normas da EDP:
• DIT-C11-010/N
• DMA-C68-010/N
• DMA-C33-200/N
• DIT-C14-100/N
• DMA-C6-801/N
- Anexos
-
- Ficha_Sintese _PT630kVA.xls
- (96.5 KiB) Transferido 114 vezes
- pet
- Velha Guarda
Caro caides,
Muito obrigado pela documentação disponibilizada, será uma grande ajuda.
Muito obrigado pela documentação disponibilizada, será uma grande ajuda.
- pet
- Velha Guarda
Bom dia,
No caso que expus anteriormente, eu tenho 74 moradias com uma potencia prevista para cada uma de 10,35 kVA o que dá um total de 765,9kVA, aplicando um coeficiente de simultaneidade ninimo (c=0,2+0,8/raiz n) sendo n igual ao nº de instalações de utilização, temos c=0,29, então 765,9*0,29=224,4 kVA, é este o valor de potência que vou utilizar para dimensionar os respetivos cabos que saem do PT e alimentam os armários de distribuição, bem como o nº de saidas no PT? E no caso dos edificios, utilizo a potencia dimensionada para o mesmo, certo? Uma vez que já foi aplicado um coeficiente de simultaneidade para as frações do mesmo.
Obrigado
No caso que expus anteriormente, eu tenho 74 moradias com uma potencia prevista para cada uma de 10,35 kVA o que dá um total de 765,9kVA, aplicando um coeficiente de simultaneidade ninimo (c=0,2+0,8/raiz n) sendo n igual ao nº de instalações de utilização, temos c=0,29, então 765,9*0,29=224,4 kVA, é este o valor de potência que vou utilizar para dimensionar os respetivos cabos que saem do PT e alimentam os armários de distribuição, bem como o nº de saidas no PT? E no caso dos edificios, utilizo a potencia dimensionada para o mesmo, certo? Uma vez que já foi aplicado um coeficiente de simultaneidade para as frações do mesmo.
Obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Em relação aos 8 edifícios com 416kVA total já foi aplicado algum coeficiente de simultaneidade
Supondo que a estes 416kVA para os edifícios já foi aplicado um coeficiente de simultaneidade e somando aos 224.4kVA (para as 74 moradias após aplicar o coeficiente) dá uma potência total de 640.4kVA e esta é a potência para dimensionamento do transformador, logo, um transformador de 800kVA chega e sobra e já fica com alguma reserva.
Quanto ao dimensionamento das canalizações depende de como vai distribuir os circuitos e quantas instalações alimenta cada canalização e depois deve aplicar os coeficientes de simultaneidade adequados a cada canalização. Ex.: Se uma canalização alimentar 20 moradias com potência de 10.35kVA deve aplicar nesta canalização um coeficiente de simultaneidade de ~0.379 ; o que resulta numa potência para essa canalização de: 78.453kVA.

Supondo que a estes 416kVA para os edifícios já foi aplicado um coeficiente de simultaneidade e somando aos 224.4kVA (para as 74 moradias após aplicar o coeficiente) dá uma potência total de 640.4kVA e esta é a potência para dimensionamento do transformador, logo, um transformador de 800kVA chega e sobra e já fica com alguma reserva.
Quanto ao dimensionamento das canalizações depende de como vai distribuir os circuitos e quantas instalações alimenta cada canalização e depois deve aplicar os coeficientes de simultaneidade adequados a cada canalização. Ex.: Se uma canalização alimentar 20 moradias com potência de 10.35kVA deve aplicar nesta canalização um coeficiente de simultaneidade de ~0.379 ; o que resulta numa potência para essa canalização de: 78.453kVA.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- pet
- Velha Guarda
Caro JoaoOsvaldo,joaoosvaldo Escreveu:Em relação aos 8 edifícios com 416kVA total já foi aplicado algum coeficiente de simultaneidade![]()
Nos edificios já foi aplicado o coeficiente de simultaneidade para o dimensionamento da potencia a ser contratada para o edicificio, aplico agora o coeficiente que referi anteriormente?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se já estava aplicado então a potência de dimensionamento do transformador é a que indiquei anteriormente. Não precisa de aplicar outro coeficiente.
- pet
- Velha Guarda
E na canalização para os edificios? Se alimentar 4 edificios, na mesma canalização, tenho 208kVA*0,6=124,8kVA e daqui dimensiono o cabo, certo?joaoosvaldo Escreveu:Se já estava aplicado então a potência de dimensionamento do transformador é a que indiquei anteriormente. Não precisa de aplicar outro coeficiente.
- pet
- Velha Guarda
No calculo de uma canalização que alimenta 4 edificios e 16 moradias, posso fazer isto? Depois de somar todas as potencias posso utilizar no coeficiente de simultaneidade com n=20? Tomando em conta que no dimensinamento dos edificios foi tido em conta o coeficiente de simultaneidade para a coluna.
Obrigado
Obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Para os 4 edifícios não aplicava nenhum coeficiente de simultaneidade ao conjunto. Deve para cada edifício individualmente verificar qual a potência máxima suscetível de cada um necessitar.
- pet
- Velha Guarda
Assim sendo tenho de alimentar com uma canalização as moradias e com outra canalização os edificios. E assim vou ter de utilizar duas saidas do PT, certo?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Terão de ser mais canalizaçõespet Escreveu:Assim sendo tenho de alimentar com uma canalização as moradias e com outra canalização os edificios. E assim vou ter de utilizar duas saidas do PT, certo?

- pet
- Velha Guarda
Uma canalização para 4 edifícios e uma canalização para 16 moradias, nao me expliquei corretamente.joaoosvaldo Escreveu:Terão de ser mais canalizaçõespet Escreveu:Assim sendo tenho de alimentar com uma canalização as moradias e com outra canalização os edificios. E assim vou ter de utilizar duas saidas do PT, certo?Com uma canalização apenas alimentar as 74 moradias à partida não me parece viável. Terá de ver a melhor maneira de fazer a distribuição de energia
O problema é que com 6 saídas do PT, uma será para a iluminação e as restantes para as moradias e edifícios. Nao sei como vou dividir isto e ao mesmo tempo criar o menor caminho da canalização.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas o PT será de serviço público ou privado? Está a pensar utilizar QGBT do tipo CA2? Não aconselho para esse caso até porque deve precisar de mais saídas. Os quadros do tipo CA2 só se utilizam nos PT's de serviço público.pet Escreveu:Uma canalização para 4 edifícios e uma canalização para 16 moradias, nao me expliquei corretamente.joaoosvaldo Escreveu:Terão de ser mais canalizaçõespet Escreveu:Assim sendo tenho de alimentar com uma canalização as moradias e com outra canalização os edificios. E assim vou ter de utilizar duas saidas do PT, certo?Com uma canalização apenas alimentar as 74 moradias à partida não me parece viável. Terá de ver a melhor maneira de fazer a distribuição de energia
O problema é que com 6 saídas do PT, uma será para a iluminação e as restantes para as moradias e edifícios. Nao sei como vou dividir isto e ao mesmo tempo criar o menor caminho da canalização.