Instalção num apartamento de raiz

whity
Curioso
Curioso
Registado: 15 jan 2013, 17:37

Instalção num apartamento de raiz

Mensagem por whity »

Boas.

Ando com a ideia de mudar a instalção eletricica da minha casa.
A casa tem uns anos valentes e eu tenho em casa cabo FFV novo para aplicar tanto de 3x2.5 e 3x1.5.
A minha ideia era, colocar duas caixa de derivação em cada divisão, uma para tomadas e outra para iluminação. Dps cada divisão iria diretamente à saida que já tenho do quadro eletrico, que hoje em dia é apenas uma :S
Isto seria a primeira fase.
A segunda fase seria aplicar um quadro novo e adicionar um dijuntor por cada divisão, com a excepção da cozinha que levaria um dinjuntor por cada maquina.
De salientar que a iluminação que vou aplicar e que também já tenho toda é 100% em Led. Todas as lampadas são GU10 LED e algumas T5 LED também.

Acham que estou no bom caminho?

Cumprimentos,
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalção num apartamento de raiz

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se vai remodelar a sua casa, porque não utiliza tubagem em roços, e condutores do tipo V.
Se for uma casa de tipologia T2/T3 - 2/3 circuitos de iluminação é mais que suficiente.
No caso das tomadas de uso geral, cada circuito poderá supurtar até 8 tomadas, ou 8 conjuntos de tomadas.
Cpts.
Energy
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

Boas.

Obrigado pela ajuda ENERGY.

A casa é pequena, é um T1, sim já foram abertos roços e colocados tubos anelados, falta apenas passar o cabo, a escolha do cabo foi porque este era novo sem uso e foi completamente de borla.
As tomadas e interruptores tb são todos novos da EFAPEL.
Cada quarto ira ter 5 tomadas; cada wc 2 tomadas, hall 2 tomadas, sala 6 tomadas e cozinha serão 8 tomadas.

Este f-d-s em principio vou ver se faço já alguma aplicação de passagem de fio na tubagem. Dai ter questionado, podia ser que houvesse alguma ideia melhor com o material que já tenho ;)

Obrigado.

Fiquem bem
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Parece-me bem. Força nisso.

Não se esqueça de instalar pelo menos 1 interruptor diferencial de 30mA, pode ser como interruptor de corte geral.
Melhor seria 1 interruptor de corte geral normal e 2 interruptores diferenciais, um para iluminação e outro para tomadas, ambos de 30mA.
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

Boas.

Qual a amperagem por interruptor diferencial 40A?
E já agora uma duvida, qual a diferença entre Bipolares e tetrapolares.

Cumprimentos,
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por rebelocruz »

whity Escreveu:Boas.

Qual a amperagem por interruptor diferencial 40A? 40 amperes
E já agora uma duvida, qual a diferença entre Bipolares e tetrapolares.bipolar corta fase e neutro, instalações monofásicas, tretrapolar corta 3 fase e neutro, instalações trifásicas

Cumprimentos,
Cpt

Rebelo Cruz
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

FFV 3X2,5 e 3x1,5 penso que seja cabo com fio multifilar? se for terá de por tubagem para um bom enfiamento! 25mm ou mais! ou vai descascar o cabo? e enfiar o mesmo dentro do tubo? bem para mim não é bom trabalho! se é para desenrascar? bom trabalho!
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

Boas.

Sim o cabo foi todo passado por tubo anelado.
Este fim-de-semana aproveitei o bom tempo que tava para não se sair de casa e meti as mãos à massa, passei a cabelagem toda na tubagem anelada e coloquei os tubos anelados nos locais ja onde iriam ficar.
A iluminação esta 100%, as tomadas ficaram a 80% faltando apenas colocar as tomadas em 2 divisões.
Agora uma questão que me esta a acontecer, como ainda n coloquei nenhum diferencial, estou a trabalhar como ja existente de não sei quantos anos atraz, se eu tiver uma divisão apenas ligada a iluminação e ligar o martelo pneumatico, mando o quadro a baixo, isto antigamente não acontecia, alguem sabe a razão?
O que fiz de mal?

Fiquem bem.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Uma vez que está a usar cabo de 3 condutores apenas, nos interruptores, comutadores de lustre, etc , está a usar o condutor de neutro, terra, para os retornos dos pontos de luz.
Será que não se enganou em nenhuma destas ligações?
Uma vez que o cabo é multifilar nas tomadas deveria usar ponteiras, pois algum fiosinho pode ter ficado encostado.

Sim o cabo foi todo passado por tubo anelado.
Este fim-de-semana aproveitei o bom tempo que tava para não se sair de casa e meti as mãos à massa, passei a cabelagem toda na tubagem anelada e coloquei os tubos anelados nos locais ja onde iriam ficar.
A iluminação esta 100%, as tomadas ficaram a 80% faltando apenas colocar as tomadas em 2 divisões.
Agora uma questão que me esta a acontecer, como ainda n coloquei nenhum diferencial, estou a trabalhar como ja existente de não sei quantos anos atraz, se eu tiver uma divisão apenas ligada a iluminação e ligar o martelo pneumatico, mando o quadro a baixo, isto antigamente não acontecia, alguem sabe a razão?
O que fiz de mal?

Fiquem bem.
Cpts.
Energy
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

Boas.
Nos interruptores usei cabo de 2 condutores :)
Já verifiquei as tomadas e estão todas bem, a iluminação funciona toda 100%, as tomadas experimentei numa divisão e realmente manda o quadro abaixo, mas ainda trabalha uns segundos antes de o quadro ir a baixo... Logo acho que a parte de ter algum condutor do multifilar encostado seria uma exclusão.

Cumprimentos,
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Nos interruptores usei cabo de 2 condutores :)
Já verifiquei as tomadas e estão todas bem, a iluminação funciona toda 100%, as tomadas experimentei numa divisão e realmente manda o quadro abaixo, mas ainda trabalha uns segundos antes de o quadro ir a baixo... Logo acho que a parte de ter algum condutor do multifilar encostado seria uma exclusão.

Cumprimentos,
O quadro que vai "abaixo", o que é que desliga concretamente, um diferencial ou um disjuntor? É que pode estar-se a propor soluções, para um sintoma diferente.
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

O que vai a baixo é o interruptor diferencial que eu mantve o antigo, é daqueles de botão preto redondo ainda.

Cumprimentos,
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

whity Escreveu:O que vai a baixo é o interruptor diferencial que eu mantve o antigo, é daqueles de botão preto redondo ainda.

Cumprimentos,
Se é o diferencial, é por existe alguma fuga à terra. Veriifcar a instação quanto a eventuais humidades e medir o isolamento eléctrico com um mega-ohmimetro, entre massas e partes activas.
whity
Curioso
Curioso

Mensagem por whity »

Boas.

Eu tenho a instalação toda ela já pronta com a cabelagem para terra, mas os cabos de terra não estão ligados a nada porque a casa não tinha ligação terra. Se for esse o caso, se eu desligar o cabo terra da tomada resolvo o problema, certo?

É que eu ainda não sei como vou fazer para criar a ligação terra lá na casa...

Cumprimentos,
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Eu tenho a instalação toda ela já pronta com a cabelagem para terra, mas os cabos de terra não estão ligados a nada porque a casa não tinha ligação terra. Se for esse o caso, se eu desligar o cabo terra da tomada resolvo o problema, certo?

É que eu ainda não sei como vou fazer para criar a ligação terra lá na casa...

Cumprimentos,
Não é desligando o terra da tomada, que lhe resolver o problema. Aliás, se ainda não tem o circuito de terra, ligado ao electrodo de terra, significa que o problema ainda é mais grave. Verifique os isolamentos dos elementos activos e a massas da instalação.
E para segurança das pessoas, acabe a instalação o mais rápido possivel, antes de a colocar ao dispor delas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”