Analises aos PCB´s

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Analises aos PCB´s

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde;

Venho solicitar mais uma vez a vossa ajuda.

Vou fazer a manutenção aos Postos de Transformação da empresa onde trabalho e estava a pensar em mandar fazer uma analise aos oleos dos transformadores, onde ia incluir a analise aos PCB´s, mas fui informado que esse analise só é realizada uma vez, depois do oleo do transformador analisado e o mesmo não conter PCB´s não é necessario realizar essa analise outra vez. Isto é verdade? Ou sempre que se faz uma manutenção aos PT'S é conveniente realizar uma analise ao PCB's?
Cumprimentos
Rocha
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Analises aos PCB´s

Mensagem por ohmico »

Boas,

hoje toda a gente mexe em PT's.

Será que está a falar da rigidez dieléctrica?

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
Será que está a falar da rigidez dieléctrica? Não

ohmico
A Azul

Os PCB´s estão na composição do oleo. Se foi feita análise ao oleo e não contem, está correcto.

(era como a gasolina com chumbo, se tem tem que ser eliminada, se não tem chumbo está correcto)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

a utilização de óleos com PCB's, em transformadores e outros equipamentos, foi proibida pelos Decreto-Lei 277/99 de 23 de Julho e Decreto-Lei 72/07 de 27 de Março e a eliminação de todos os equipamentos existentes com PCB's, obrigatória até ao fim do ano de 2010.

Portanto, para haver contaminação ela teria que vir do exterior, o que não parece provável.

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

http://www.ambicare.com/downloads/docum ... re_pcb.pdf

http://www.ambicare.com/downloads/decre ... 277_99.pdf
6. PCB em óleo de transformadores
Os PCB têm sido usados, normalmente, com uma mistura de congéneres de triclorobenzeno, numa taxa de 45 a 50%, de acordo com as suas aplicações (T1,T2,T3,T4). O produto final é um excelente isolante eléctrico e pouco inflamável. É definido comercialmente como ASKAREL (ASTM D901-56): “fluido isolante do tipo não inflamável devido à decomposição resultante de arcos eléctricos desenvolvendo apenas misturas de gases não explosivos”.
Em face destas características tão eficientes na prevenção de risco de incêndio, verificou-se a utilização extensiva de PCB na produção de óleos de transformador e outros fluidos utilizados em equipamento eléctrico.
Existem equipamentos que utilizam óleo mineral isolante como dieléctrico, e que, devido a práticas incorrectas de ordem vária na manutenção de equipamentos, introduziram, por acção de contaminação, percentagens de PCB superior ao legalmente admissível.
Estas contaminações são, fundamentalmente, devidas a:

• novos óleos contaminados por uma base regenerada de óleos usados com contaminação desconhecida;
• intervenção em transformadores, utilizando processos de impregnação e tratamento de óleos contaminados por PCB;
• enchimento dos transformadores com óleos contaminados quando em funcionamento, ou durante os processos de condicionamento de óleo com equipamentos contaminados.

Na maior parte dos países, os óleos usados contaminados com PCB são classificados como resíduos perigosos e necessitam de manuseamento especial [7].
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Será que está a falar da rigidez dieléctrica?

ohmico
Bom dia Ohmico;

Não sei se a boca foi para mim, caso seja tem aqui a resposta:
Quando diz que toda a gente mexe em PT´s, devia de saber com quem esta a falar. Sou Eng.º Eletrotécnico, trabalho na área há 7anos e sou responsável por 26 postos de transformação distribuídos pelo pais. Por isso mesmo, acho que não sou toda a gente. . .

Simplesmente coloquei uma questão, devido ao facto de estar com duvidas. Acho que o fórum serve para isto . . . Para certas pessoas serve para mandar bocas!!!

Caso a boca não fosse para mim agradeço que não ligue ao meu comentário.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas
Será que está a falar da rigidez dieléctrica? Não

ohmico
A Azul

Os PCB´s estão na composição do oleo. Se foi feita análise ao oleo e não contem, está correcto.

(era como a gasolina com chumbo, se tem tem que ser eliminada, se não tem chumbo está correcto)

Cump.
Mário
Caro Mario
Muito bom dia;

Muito obrigado pelo esclarecimento. Fiquei esclarecido.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:http://www.ambicare.com/downloads/docum ... re_pcb.pdf

http://www.ambicare.com/downloads/decre ... 277_99.pdf
6. PCB em óleo de transformadores
Os PCB têm sido usados, normalmente, com uma mistura de congéneres de triclorobenzeno, numa taxa de 45 a 50%, de acordo com as suas aplicações (T1,T2,T3,T4). O produto final é um excelente isolante eléctrico e pouco inflamável. É definido comercialmente como ASKAREL (ASTM D901-56): “fluido isolante do tipo não inflamável devido à decomposição resultante de arcos eléctricos desenvolvendo apenas misturas de gases não explosivos”.
Em face destas características tão eficientes na prevenção de risco de incêndio, verificou-se a utilização extensiva de PCB na produção de óleos de transformador e outros fluidos utilizados em equipamento eléctrico.
Existem equipamentos que utilizam óleo mineral isolante como dieléctrico, e que, devido a práticas incorrectas de ordem vária na manutenção de equipamentos, introduziram, por acção de contaminação, percentagens de PCB superior ao legalmente admissível.
Estas contaminações são, fundamentalmente, devidas a:

• novos óleos contaminados por uma base regenerada de óleos usados com contaminação desconhecida;
• intervenção em transformadores, utilizando processos de impregnação e tratamento de óleos contaminados por PCB;
• enchimento dos transformadores com óleos contaminados quando em funcionamento, ou durante os processos de condicionamento de óleo com equipamentos contaminados.

Na maior parte dos países, os óleos usados contaminados com PCB são classificados como resíduos perigosos e necessitam de manuseamento especial [7].

Caro João
Muito bom dia;

Como sempre uma grande ajuda.

Muito bons anexos.
Cumprimentos
Rocha
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Os PCB's fazem parte da composição do óleo não podem é ultrapassar uma pequena percentagem no óleo (referido nos anexos colocados acima).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ricky
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 fev 2013, 20:37

Mensagem por ricky »

OS OLEOS PCB´S SÃO OLEOS ALTAMENTE CANCERIGENOS POR ESSA GRANDE RAZÕES SÃO SE IMPORTE DE EM CASO DE DUVIDAS FAZER SEMPRE A ANALISE NECESSARIA PARA OS IDENTIFICAR , SEMPRE COM PROTECÇÃO MAXIMA DE EXPOSIÇÃO A ESTE COMPOSTO DE PREFERÊNCIA.ABRAÇO.
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Mensagem por KWh »

Boa noite tudo bem?
Vou aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.
Como dou assistencia tecnica a uma industria, pediram-me para fazer limpeza a um posto de transformação que esta cheio de pó e cotão, mas como nunca fiz esse tipo de trabalho não sei q cuidados devo ter e como o fazer.
Alguem me pode dar umas indicações?
Desde ja muito obrigado
KWh
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
KWh Escreveu:Boa noite tudo bem?
Vou aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.
Como dou assistencia tecnica a uma industria, pediram-me para fazer limpeza a um posto de transformação que esta cheio de pó e cotão, mas como nunca fiz esse tipo de trabalho não sei q cuidados devo ter e como o fazer.
Alguem me pode dar umas indicações?
Desde ja muito obrigado
KWh
Vou-te dar uma ajuda. Se nunca fizeste ou nunca viste fazer (ou pouca prática) aconselho que arranjes alguém com conhecimentos e prática para as primeiras vezes. É só limpeza? não medem terras? nem verificar o oleo? termografia? etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

reforço a indicação do Mário, contacta uma empresa especializada para esse efeito, alem de saber como operar todo o sistema de corte e encravamentos terra, existem outras operações a realizar, numa manutenção de PT´s , um "olhometro" experiente é altamente necessário

chamo a atenção que tem que existir um Eng. responsável pela exploração presente...
Jaime Reis
KWh
Curioso
Curioso
Registado: 20 fev 2010, 23:46

Mensagem por KWh »

Boa noite
Obrigado pela disponibilidade em responderem.
Sim é só limpeza nada mais. Mas gostaria de a fazer em segurança, acho que vou pedir ajuda a alguem entendido.
Muito obrigado
KWh
Responder

Voltar para “Dúvidas”