Problemas com a instalação de uma bateria de condensadores
Problemas com a instalação de uma bateria de condensadores
Em primeiro lugar queria esclarecer que não sou engenheira eletrotécnica ou mesmo eletricista, tenho poucos conhecimentos básicos, mas trabalho como comercial numa empresa que colocou uma bateria de condensadores e que está a ter um problema inédito na dita instalação.
PROBLEMA PRINCIPAL: a bateria indica 0.99/1 indutivos, quando as medições tanto reais (nas fases) como por fatura eletricidade indicam FP=0.46 a 0.47 médios. A bateria não ativa nenhum passo.
Foram revistos todos os parâmetros de programação e de instalação. A bateria lê a mesma instensidade medida por multímetro no quadro, na fase em que está colocado o Transformador de intensidade.
Se se mudar o set up do FP para .80 capacitivo, ela liga os passos todos. Voltamos a por o set up em indutivo, desliga novamente os passos.
De vez em quando oscila entre capacitivo e indutivo, mas sempre com o valor 0.99/1
Ela simplesmente marca sempre 0.99 o que não é verdade.
Se precisarem de mais algum dado, por favor peçam, para não sobrecarregar este post com informação.
O que poderá ser?
Obrigada
PROBLEMA PRINCIPAL: a bateria indica 0.99/1 indutivos, quando as medições tanto reais (nas fases) como por fatura eletricidade indicam FP=0.46 a 0.47 médios. A bateria não ativa nenhum passo.
Foram revistos todos os parâmetros de programação e de instalação. A bateria lê a mesma instensidade medida por multímetro no quadro, na fase em que está colocado o Transformador de intensidade.
Se se mudar o set up do FP para .80 capacitivo, ela liga os passos todos. Voltamos a por o set up em indutivo, desliga novamente os passos.
De vez em quando oscila entre capacitivo e indutivo, mas sempre com o valor 0.99/1
Ela simplesmente marca sempre 0.99 o que não é verdade.
Se precisarem de mais algum dado, por favor peçam, para não sobrecarregar este post com informação.
O que poderá ser?
Obrigada
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Problemas com a instalação de uma bateria de condensador
Boas
A bateria foi instalada por quem?
Devem verificar se o transformador de intensidade está instalado na posição correta e na fase correta. deverá ter este aspecto.
O controlador pode estar avariado.
Acho que devem falar com alguém entendido neste tipo de equipamentos.
A bateria foi instalada por quem?
Devem verificar se o transformador de intensidade está instalado na posição correta e na fase correta. deverá ter este aspecto.
O controlador pode estar avariado.
Acho que devem falar com alguém entendido neste tipo de equipamentos.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Quem instalou a bateria foi uma empresa de eletricidade industrial subcontratada. Penso que o Transformador de Intensidade estará na posição correta, uma vez que lê a mesma intensidade colocando as pinças no quadro e lendo na bateria, ou estarei errada?
Sim, vamos chamar um técnico mais especializado, mas eu estava curiosa e como ando nervosa com isto, resolvi registar-me e perguntar.
Sim, vamos chamar um técnico mais especializado, mas eu estava curiosa e como ando nervosa com isto, resolvi registar-me e perguntar.
Não consigo ver anexos: aparece a seguinte mensagem - Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem. Porque será?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
O Ti tem um sentido de instalar, a corrente tem de ser lida como indutiva e não capacitiva.
Isso é só trocar as ligações.
Isso é só trocar as ligações.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
deixo aqui uma ligação com um pdf que explica como deve ser ligado um transformador, neste caso a um contador, mas o principio de funcionamento é igual.eeds Escreveu:Quem instalou a bateria foi uma empresa de eletricidade industrial subcontratada. Penso que o Transformador de Intensidade estará na posição correta, uma vez que lê a mesma intensidade colocando as pinças no quadro e lendo na bateria, ou estarei errada? mas poderá não estar na fase correcta
http://www.global-download.schneider-el ... _nl_en.pdf
Pode idicar a marca da bateria?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
O TI está na fase correta (na que alimenta a bateria com essa indicação), apenas não passam os dois cabos pelo TI, porque os dois cabos dessa fase vêm ter ao barramento central e de lá já sai só um cabo em que está colocado o TI. Foi por uma questão de espaço, o eletricista diz que é a mesma coisa. Peço desculpa mas não gostaria de divulgar marcas.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boaseeds Escreveu:O TI está na fase correta (na que alimenta a bateria com essa indicação), apenas não passam os dois cabos pelo TI, porque os dois cabos dessa fase vêm ter ao barramento central e de lá já sai só um cabo em que está colocado o TI. Foi por uma questão de espaço, o eletricista diz que é a mesma coisa. Peço desculpa mas não gostaria de divulgar marcas.
Então tens 2 cabos por fase, e o TI só está num?
Se é assim está mal montado pois não está a medir a corrente total mas sim, na melhor das hipóteses metade, que não é a mesma coisa.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Também tenho essa dúvida, mas amanhã vem o técnico especializado e depois informo qual era o problema ou problemas. Obrigada.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Faltou um pormenor, a ligação da bateria de condensadores está a montante ou a jusante do transformador de corrente?
Faltou um pormenor, a ligação da bateria de condensadores está a montante ou a jusante do transformador de corrente?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Se o Ti está num só cabo a afinação do C/K é diferente
O ti não pode estar na fase que alimenta os condensadores
O ti não pode estar na fase que alimenta os condensadores