Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Responder
TiagoC
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2008, 15:32

Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Mensagem por TiagoC »

Boa tarde, venho aqui colocar uma questão que me surgiu. Estando eu a terminar a Licenciatura Bolonha num Instituto Politécnico, em Engenharia Electrotécnica, pensei em tornar-me membro da ANET, mas depois decidi ir ao site da Ordem e vi que existe a possibilidade de ingressar na mesma através de um exame. Alguém me pode esclarecer o que tem uma de vantagem e desvantagens? Estou um pouco indeciso e a vossa opinião ajudaria muito decerto.
Cumprimentos
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Re: Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Mensagem por Cipriano »

Sinceramente não sei, mas julgo que quem está na ordem pode fazer projectos de subestações e estando na ANET não podes. De resto não sei mais diferenças.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21

Mensagem por Borgas »

Boas a única vantagem assim de repente que me lembro entre a Ordem e a ANET é que com a inscrição na Ordem podes assinar Engenheiro, enquanto que na ANET assinas Engenheiro Técnico. De resto penso que as diferenças são poucas ou nenhumas...

Quanto a esse exame de admissão à Ordem, segundo dizem para além de ser complicado, fica caro e a percentagem de aprovações é baixissima.
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Pois, pelo que vi sao 190 euros para realizar o exame... Eu estava mesmo interessado em saber as diferenças, vantagens/desvantagens tecnicas, em termos de assinar até que potencias, se há limites,coisas assim.. O que importa é que fique bem feito ;)
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

É assim: segundo o Estatuto do técnico responsavel os Eng.º Electrotecnicos tem nivel 1 nas 3 opções (execução, exploração e projecto). os Eng.º Técnicos Nivel 1 a (Exploraçao e execuçao) e nível 2 a (Projecto ou seja melhor que 15 KV). mas os actuais Licenciados de 5 anos pelos ISEP; ISEC e ISEl, podem increves-se na Ordem sem exame), agora os de 3 anos de Bolonha ainda não se sabe o que vai acontecer ou vai tudo para a ANET ou Ordem, vai ser uma guerra pois se a Ordem se negar a maioria vai ser os da ANET e não vejo isso com bons olhos

Eu sou licenciado, pelo Politécncico e estava na ANET e nunca perdi nada, deixar as guerras entre eles...

Um abraço
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Duzia12 Escreveu:Olá

É assim: segundo o Estatuto do técnico responsavel os Eng.º Electrotecnicos tem nivel 1 nas 3 opções (execução, exploração e projecto). os Eng.º Técnicos Nivel 1 a (Exploraçao e execuçao) e nível 2 a (Projecto ou seja melhor que 15 KV). mas os actuais Licenciados de 5 anos pelos ISEP; ISEC e ISEl, podem increves-se na Ordem sem exame), agora os de 3 anos de Bolonha ainda não se sabe o que vai acontecer ou vai tudo para a ANET ou Ordem, vai ser uma guerra pois se a Ordem se negar a maioria vai ser os da ANET e não vejo isso com bons olhos

Eu sou licenciado, pelo Politécncico e estava na ANET e nunca perdi nada, deixar as guerras entre eles...

Um abraço
Obrigado pela explicação, fiquei a perceber um pouco melhor! Depois esses niveis vão aumentando com o passar dos anos e experiencia ou como funciona isso? Então faz parte da ANET certo? Se pode trabalhar à mesma, talvez vá seguir pela ANET, já tava inclinado para isso e se é o mesmo...
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

È assim o Nível 2 de projecto não sobe, mas tb instalações de mais de 15 KV so para os catedráticos da Universidade

Um abraço
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Entao e se eu quisesse projectar um ramal em MT entre duas cidades? no Norte, regiao onde vivo a tensao que se usa nas linhas é de 30kV... Já nao podia projectar? TInha de me ficar por loteamentos, urbanizações e predios?

Cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Sim é isso mesmo

Mas a maioria desses projectos são feitos, pelos Eng.º Da EDP. isso pouco ficas a ganhar com isso , a não ser que queiras ir para a EDP

Um abraço
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Da maneira que o pais esta, acredito que temos de manter todas as hipoteses em aberto e conseguir ir para a EDP seria uma completa maravilha. Embora esteja a pensar tirar o Mestrado.

Abraço
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Entrar na EDP=Grande CUNHA :twisted: :twisted:
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Nem duvides! Eles deviam era mandar embora os velhotes todos q la estao ;)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

E afinal que cursos tens é que há licenciaturas de certos politécnicos que nem com o mestrado entras na Ordem dos Engenheiros

Fogo, grande, vigarice essa da Ordem...

Um abraço
TiagoC
Curioso
Curioso

Mensagem por TiagoC »

Eng.. Electrotecnica em Bragança. Mas o mestrado tenciono tiralo ou em lisboa ou porto, nao aqui
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

TiagoC Escreveu:Eng.. Electrotecnica em Bragança. Mas o mestrado tenciono tiralo ou em lisboa ou porto, nao aqui
Eu estudei ai em Bragança Eng. Electrotecnica :) mas transferime para Tomar.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Responder

Voltar para “Dúvidas”