Cabos Correctos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 jan 2013, 21:44
Cabos Correctos
Olá.
Usei o seguinte cabo para efectuar a ligação de um posto de transformação até uma quadro de entrada:
A minha corrente de serviço é de 687A, e escolhi o cabo H1XV-R 240+1*95
Está muito sobredimensionado o cabo?Sei que podia ter usado secções dos condutores menores ainda assim...
E em relação a estes circuitos posso usar o tipo de cabo H07XV-R 3*25+2G25 para alimentar um circuito com uma corrente de serviço de 93,82 A?
E para circuitos de iluminação posso usar o cabo H07XV-R 5G1,5?Qual a diferença entre um cabo VV e um cabo XV?
Cumprimentos
Usei o seguinte cabo para efectuar a ligação de um posto de transformação até uma quadro de entrada:
A minha corrente de serviço é de 687A, e escolhi o cabo H1XV-R 240+1*95
Está muito sobredimensionado o cabo?Sei que podia ter usado secções dos condutores menores ainda assim...
E em relação a estes circuitos posso usar o tipo de cabo H07XV-R 3*25+2G25 para alimentar um circuito com uma corrente de serviço de 93,82 A?
E para circuitos de iluminação posso usar o cabo H07XV-R 5G1,5?Qual a diferença entre um cabo VV e um cabo XV?
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Cabos Correctos
Boas "Luis_Pinto"
1º Actualiza o perfil "profile"
Cump.
Mário
1º Actualiza o perfil "profile"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 jan 2013, 21:44
Olá.A ligação do posto de transformação ao quadro de entrada é subterranea, o circuito no qual usei este cabo H07XV-R 3*25+2G25 é em calha industrial(vulgo caminho de cabos) e os circuitos de iluminação e das tomdas são embebidos nas paredes.joaoosvaldo Escreveu:É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
Mas a diferença entre um cabo XV e VV está relacionada com o que?Com o tipo de revestimento?
Cumprimentos
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Luis_Pinto Escreveu:Olá.A ligação do posto de transformação ao quadro de entrada é subterranea, o circuito no qual usei este cabo H07XV-R 3*25+2G25 é em calha industrial(vulgo caminho de cabos) e os circuitos de iluminação e das tomdas são embebidos nas paredes.joaoosvaldo Escreveu:É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
Mas a diferença entre um cabo XV e VV está relacionada com o que?Com o tipo de revestimento?
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 2k&cad=rja
Cumprimentos
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
rebelocruz Escreveu:Luis_Pinto Escreveu:Olá.A ligação do posto de transformação ao quadro de entrada é subterranea, o circuito no qual usei este cabo H07XV-R 3*25+2G25 é em calha industrial(vulgo caminho de cabos) e os circuitos de iluminação e das tomdas são embebidos nas paredes.joaoosvaldo Escreveu:É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 2k&cad=rja
Cumprimentos
Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?
E em relação ao cabo que faz a ligacao subterranea desde o PT ate ao Quadro de Entrada.A secçao de 240 e demasiado elevada para aquela corrente?
É necessário ser um cabo H1 ou podia ser H07?
- Mário
- Team Apoio
Boas
És o "Luis_Pinto" ou és o "eee"?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
E em relação a minha duvida alguma sugestão?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Tens dois registos?eee Escreveu:Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Mário
Mário Escreveu:Tens dois registos?eee Escreveu:Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Mário
Dois registos de duas pessoas.Nao somos o mesmo,so por temos o mesmo IP
Dois registos de duas pessoas.Nao somos o mesmo,so por temos o mesmo IP[/quote]
Em relação a isto.
Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?
E em relação ao cabo que faz a ligacao subterranea desde o PT ate ao Quadro de Entrada.A secçao de 240 e demasiado elevada para aquela corrente?
Alguma sugestºão??
Já agora se eu tiver um gerador para alimentar todas as cargas de uma instalação a potencia do gerador deve ser maior ou igual a do quadro de entrada certo?
E já agora se necessitar de um transformador de 400 kVA para uma instalação(630 kVA) vai ser a potencia durante alguns anos e depois vai ser aumentada.Compensa mais por um transformador com menor potencia(mais barato) e depois trocar ou colocar logo um transformador de maior capacidade?
Cumps
Em relação a isto.
Alguma sugestºão??
Já agora se eu tiver um gerador para alimentar todas as cargas de uma instalação a potencia do gerador deve ser maior ou igual a do quadro de entrada certo?
E já agora se necessitar de um transformador de 400 kVA para uma instalação(630 kVA) vai ser a potencia durante alguns anos e depois vai ser aumentada.Compensa mais por um transformador com menor potencia(mais barato) e depois trocar ou colocar logo um transformador de maior capacidade?
Cumps
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
*Comentários a azul.
Edit: O isolamento interior do cabo XV é que é em XLPE.eee Escreveu:Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?
O cabo VV tem um duplo isolamento em que ambos são de policloreto de vinilo (PVC).
O cabo XV tem duplo isolamento em que o isolamento interior é em polietileno reticulado (XLPE) e o isolamento exterior é em policloreto de vinilo (PVC).
Para além do indicado anteriormente a grande diferença prática entre os dois cabos é que os XV têm correntes admissíveis superiores aos cabos VV. E pode aplicar cabos XV ou VV mas tendo em conta que os XV têm maior corrente admissível.
Como disse que a a canalização é enterrada em tubo o método de referência a aplicar é o D o que para condutores de cobre (3 condutores carregados), isolamento a XLPE e secção de 240mm2 a corrente admissível é de 501A, logo, não é suficiente para a situação que referiuEstá subdimensionado. E nem considerei qualquer fator de correção senão ainda seria pior.
H07 não é um cabo mas sim condutores.
Utilizar cabo H1XV.
Alguma sugestºão??
Deve ser considerado algum sobredimensionamentoExistem software's que ajudam no dimensionamento do grupo gerador eletrogéneo mais adequado para cada caso. Consultar o fabricante
![]()
Instalar logo um transformador de 630kVA.
Cumps
Última edição por joaoosvaldo em 10 jan 2013, 09:30, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Mário[/quote]
E tratam do mesmo assunto os dois...
Mário
Tens dois registos?eee Escreveu: Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.
Mário[/quote]
E tratam do mesmo assunto os dois...
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Trocou os islamentos. Isolamento dos condutores a XLPE e baínha em PVC.joaoosvaldo Escreveu: O cabo XV tem duplo isolamento em que o isolamento exterior é em polietileno reticulado (XLPE) e o isolamento interior é em policloreto de vinilo (PVC).