Cabos Correctos

Luis_Pinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jan 2013, 21:44

Cabos Correctos

Mensagem por Luis_Pinto »

Olá.

Usei o seguinte cabo para efectuar a ligação de um posto de transformação até uma quadro de entrada:

A minha corrente de serviço é de 687A, e escolhi o cabo H1XV-R 240+1*95

Está muito sobredimensionado o cabo?Sei que podia ter usado secções dos condutores menores ainda assim...

E em relação a estes circuitos posso usar o tipo de cabo H07XV-R 3*25+2G25 para alimentar um circuito com uma corrente de serviço de 93,82 A?
E para circuitos de iluminação posso usar o cabo H07XV-R 5G1,5?Qual a diferença entre um cabo VV e um cabo XV?

Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Cabos Correctos

Mensagem por Mário »

Boas "Luis_Pinto"

1º Actualiza o perfil "profile"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Luis_Pinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jan 2013, 21:44

Mensagem por Luis_Pinto »

joaoosvaldo Escreveu:É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
Olá.A ligação do posto de transformação ao quadro de entrada é subterranea, o circuito no qual usei este cabo H07XV-R 3*25+2G25 é em calha industrial(vulgo caminho de cabos) e os circuitos de iluminação e das tomdas são embebidos nas paredes.

Mas a diferença entre um cabo XV e VV está relacionada com o que?Com o tipo de revestimento?

Cumprimentos
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Luis_Pinto Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:É necessário saber o modo de estabelecimento das canalizações para se poder ajudar (ex.: se é enterrado em tubo, esteira metálica, etc.).
Olá.A ligação do posto de transformação ao quadro de entrada é subterranea, o circuito no qual usei este cabo H07XV-R 3*25+2G25 é em calha industrial(vulgo caminho de cabos) e os circuitos de iluminação e das tomdas são embebidos nas paredes.

Mas a diferença entre um cabo XV e VV está relacionada com o que?Com o tipo de revestimento?
https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 2k&cad=rja

Cumprimentos
Cpt

Rebelo Cruz
eee
Curioso
Curioso
Registado: 05 jan 2013, 21:13

Mensagem por eee »

rebelocruz Escreveu:
Luis_Pinto Escreveu:

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 2k&cad=rja

Cumprimentos

Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?
E em relação ao cabo que faz a ligacao subterranea desde o PT ate ao Quadro de Entrada.A secçao de 240 e demasiado elevada para aquela corrente?
É necessário ser um cabo H1 ou podia ser H07?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

És o "Luis_Pinto" ou és o "eee"?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

Mário Escreveu:Boas

Cump.
Mário
Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.
eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

Cump.
Mário
E em relação a minha duvida alguma sugestão?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

eee Escreveu:

Cump.
Mário
Tens dois registos?

Mário
eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

Mário Escreveu:
eee Escreveu:

Cump.
Mário
Tens dois registos?

Mário

Dois registos de duas pessoas.Nao somos o mesmo,so por temos o mesmo IP
eee
Curioso
Curioso

Mensagem por eee »

Dois registos de duas pessoas.Nao somos o mesmo,so por temos o mesmo IP[/quote]

Em relação a isto.

Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?
E em relação ao cabo que faz a ligacao subterranea desde o PT ate ao Quadro de Entrada.A secçao de 240 e demasiado elevada para aquela corrente?

Alguma sugestºão??

Já agora se eu tiver um gerador para alimentar todas as cargas de uma instalação a potencia do gerador deve ser maior ou igual a do quadro de entrada certo?

E já agora se necessitar de um transformador de 400 kVA para uma instalação(630 kVA) vai ser a potencia durante alguns anos e depois vai ser aumentada.Compensa mais por um transformador com menor potencia(mais barato) e depois trocar ou colocar logo um transformador de maior capacidade?

Cumps
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

*Comentários a azul.
eee Escreveu:Boas.Mas em termos práticos posso sempre usar um cabo XV onde uso um cabo VV?Ou aplicam-se em situações diferentes?

O cabo VV tem um duplo isolamento em que ambos são de policloreto de vinilo (PVC).

O cabo XV tem duplo isolamento em que o isolamento interior é em polietileno reticulado (XLPE) e o isolamento exterior é em policloreto de vinilo (PVC).

Para além do indicado anteriormente a grande diferença prática entre os dois cabos é que os XV têm correntes admissíveis superiores aos cabos VV. E pode aplicar cabos XV ou VV mas tendo em conta que os XV têm maior corrente admissível.

Como disse que a a canalização é enterrada em tubo o método de referência a aplicar é o D o que para condutores de cobre (3 condutores carregados), isolamento a XLPE e secção de 240mm2 a corrente admissível é de 501A, logo, não é suficiente para a situação que referiu :!: Está subdimensionado. E nem considerei qualquer fator de correção senão ainda seria pior.

H07 não é um cabo mas sim condutores.

Utilizar cabo H1XV.

Alguma sugestºão??

Já agora se eu tiver um gerador para alimentar todas as cargas de uma instalação a potencia do gerador deve ser maior ou igual a do quadro de entrada certo?

Deve ser considerado algum sobredimensionamento :!: Existem software's que ajudam no dimensionamento do grupo gerador eletrogéneo mais adequado para cada caso. Consultar o fabricante :!:

E já agora se necessitar de um transformador de 400 kVA para uma instalação(630 kVA) vai ser a potencia durante alguns anos e depois vai ser aumentada.Compensa mais por um transformador com menor potencia(mais barato) e depois trocar ou colocar logo um transformador de maior capacidade?

Instalar logo um transformador de 630kVA.

Cumps
Edit: O isolamento interior do cabo XV é que é em XLPE.
Última edição por joaoosvaldo em 10 jan 2013, 09:30, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
eee Escreveu: Luis Pinto.O IP é o mesmo eu sei.
Tens dois registos?
Mário[/quote]
Dois registos de duas pessoas.Nao somos o mesmo,so por temos o mesmo IP[/quote]
E tratam do mesmo assunto os dois...

Mário
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

joaoosvaldo Escreveu: O cabo XV tem duplo isolamento em que o isolamento exterior é em polietileno reticulado (XLPE) e o isolamento interior é em policloreto de vinilo (PVC).
Trocou os islamentos. Isolamento dos condutores a XLPE e baínha em PVC.
Responder

Voltar para “Dúvidas”