Olá a todos.
Segundo a Norma 61439-1 o teste de rigidez dieléctrica a 2500V (ponto 10.9.2.2.) deve ser aplicado durante um tempo entre 15 e 100ms. No ponto (11.9) diz que deve durar 1s e que para quadros até 250A este teste pode ser substituido pela medição da resistencia de isolamento com tensão de 500V d.c, sendo o teste satisfatório desde que esta resistência seja de 1000Ohm/V para a tensão fase terra.
Já vi, em relatórios de quadristas que o teste de rigidez dieléctrica foi aplicado durante 60s.
O aparelho em causa é um FullTeste 4058. Aguém, que costume fazer estes testes, me pode elucidar sobre os tempos e se realmente tem que se fazer os dois testes( rigidez e isolamento), pois o que deduzo da referida Norma é que para quadros acima de 250A basta o teste de rigidez durante 1s e para quadros abaixo de 250A basta o teste de resitência de isolamento.
Qual a V/ opinião?
Obrigado a todos
Rigidez dieléctrica/Resistência de isolamento
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 666
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Localização: Alentejo
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Re: Rigidez dieléctrica/Resistência de isolamento
Ando a estudar este assunto e vi este post, mas não teve nenhuma resposta. Chegou a alguma conclusão sobre este tema?
Re: Rigidez dieléctrica/Resistência de isolamento
" ....o que deduzo da referida Norma é que para quadros acima de 250A basta o teste de rigidez durante 1s e para quadros abaixo de 250A basta o teste de resistência de isolamento..."
Estamos a proceder de acordo com o supracitado, lamento não poder ajudar mais.
Estamos a proceder de acordo com o supracitado, lamento não poder ajudar mais.