Dúvida sobre quadros

Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 out 2012, 16:01

Dúvida sobre quadros

Mensagem por Subtas »

Olá a todos

Antes de mais desejo um bom ano a todos os membros do fórum.

Vinha então pedir a vossa ajuda para uma situação para a qual não consigo ter uma resposta clara.

Contexto:
edifício de escritórios com 2 andares. O quadro que recebe energia da rede pública (supostamente quadro de colunas, certo?) está situado fora do eficício e nem é bem um quadro.. é um ATS. Ou seja, recebe da rede, vai a um inversor (tem gerador como backup) e distribui para os dois andares do edifício.

O quadro do 1º andar:
tem lá o interruptor geral, os fusíveis e os barramentos das fases. Depois tem os disjuntores da instalação de utilização à frente tornando impossível o acesso, por exemplo, aos barramentos. Se alguém quiser ter acesso aos barramentos, terá que desmontar todos os disjuntores da instalação.

A minha dúvida é: não poderia este quadro ser considerado o quadro de colunas? Se sim, é permitido os barramentos estarem assim inacessíveis?
Não seria de esperar apenas um quadro só com os disjuntores, ou seja, um quadro de entrada de utilização?

Do ponto de vista das regras técnicas, que infracções tem aqui?

Agradeço desde já a vossa ajuda e lamento qualquer uso de termo técnico errado, pois ainda faço alguma confusão.

Cumprimentos.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Dúvida sobre quadros

Mensagem por mpinto »

Subtas Escreveu:Olá a todos

Vinha então pedir a vossa ajuda para uma situação para a qual não consigo ter uma resposta clara.

Contexto:
edifício de escritórios com 2 andares. O quadro que recebe energia da rede pública (supostamente quadro de colunas, certo?) está situado fora do eficício e nem é bem um quadro.. é um ATS. Ou seja, recebe da rede, vai a um inversor (tem gerador como backup) e distribui para os dois andares do edifício.
Se é um edifício, ou seja os diversos escritórios são fracções autonomas, teria que existir um quadro de coluna (entrada). Eventualmente no 2º piso uma caixa de coluna a distribuir para os diversos condóminos, mas tb é possivel o quadro de colunas ter todas as saídas para cada uma das fracções.

O quadro do 1º andar:
tem lá o interruptor geral, os fusíveis e os barramentos das fases. Depois tem os disjuntores da instalação de utilização à frente tornando impossível o acesso, por exemplo, aos barramentos. Se alguém quiser ter acesso aos barramentos, terá que desmontar todos os disjuntores da instalação.
Os barramentos e restante aparelhagem tem que ser acessivel depois de abertos os paineis e outras protecçõs contra contactos directos. O equipamento não pode ser assim amontoado. Isso deve ter sido um arranjo e como não dispunham de espaço....
Se o edificio é apenas uma fracção então bastava um quadro de entrada no 1º piso e um parcial no 2º piso.

A minha dúvida é: não poderia este quadro ser considerado o quadro de colunas? Se sim, é permitido os barramentos estarem assim inacessíveis? Não
Não seria de esperar apenas um quadro só com os disjuntores, ou seja, um quadro de entrada de utilização? Se o edificio é apenas uma fração, sim, mas um quadro de entrada e um parcial no 2º piso

Agradeço desde já a vossa ajuda e lamento qualquer uso de termo técnico errado, pois ainda faço alguma confusão.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pelo que descreve sobre os barramentos do quadro, parece ser instalação ao abrigo do antigo regulamento (740).
O que para um inspetor de instalações, não deve ser algo de anormal, ou então é muito novo no ramo, e só deve conhecer as RTIEBT.
Nunca gostei desse tipo de construção de quadros, mas infelismente ainda se vêm muitos por aí instalados.
Para o pessoal poder aqui dar uma ajuda mais precisa e concreta, porque não coloca aqui umas fotos desses quadros???
Subtas Escreveu:Olá a todos

Contexto:

O quadro do 1º andar:

A minha dúvida é: não poderia este quadro ser considerado o quadro de colunas? Se sim, é permitido os barramentos estarem assim inacessíveis?
Não seria de esperar apenas um quadro só com os disjuntores, ou seja, um quadro de entrada de utilização?

Concerteza essa instalação foi executada de acordo com um projeto, que terá sido aprovado pelas entidades competentes.
Já verificou a existência ou não de projeto aprovado?
Se existe projeto aprovado, já viu esquema de quadros, leu memoria descritiva, inspecionou a instalação, para ver se esta cumpre com as partes desenhadas e escritas do projeto?

Cumprimentos.
Cpts.
Energy
Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Subtas »

Eu tenho uma foto desse quadro e ia meter aqui mas o fórum ficou inacessível e não consegui mais. Irei fazê-lo na 2ª feira.

Quanto a projectos, esquemas e afins, eu peço sempre mas o problema é que nem sempre há e quando há não correspondem já à instalação actual, ou seja, desactualizados. A informação que me chega é mínima.. Não ajuda muito.

E sim, ainda sou muito novo neste ramo das inspecções e conheço pouco das RTIEBT. Estou a estudar e pesquisar para conseguir fazer um melhor trabalho mas, por vezes, sem alguém para tirar dúvidas fica mesmo difícil e desmotivante até.

Obrigado pelas respostas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Subtas Escreveu:Eu tenho uma foto desse quadro e ia meter aqui mas o fórum ficou inacessível e não consegui mais. Irei fazê-lo na 2ª feira.

Quanto a projectos, esquemas e afins, eu peço sempre mas o problema é que nem sempre há e quando há não correspondem já à instalação actual, ou seja, desactualizados. A informação que me chega é mínima.. Não ajuda muito.

E sim, ainda sou muito novo neste ramo das inspecções e conheço pouco das RTIEBT. Estou a estudar e pesquisar para conseguir fazer um melhor trabalho mas, por vezes, sem alguém para tirar dúvidas fica mesmo difícil e desmotivante até.

Obrigado pelas respostas.
Boas
Sem saber minimamente as RTIEBT torna-se dificil fazer um relatório sobre uma inspeção de uma instalação elétrica, mas nada de desanimar, áconselho a ler bem as RTIEBT, e se pesquisar aqui no forum vai encontrar muita matéria que o pode ajudar no seu dia-a dia profissional.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

desculpem mas não dá para entender, como se chega a inspector de instalações eléctricas sem primeiro ter "tarimbado".

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu:Boas,

desculpem mas não dá para entender, como se chega a inspector de instalações eléctricas sem primeiro ter "tarimbado".

ohmico
Boas
A culpa é do sistema, e de muitas empresas que se propoem prestar alguns serviços, que para os quais não têm profissionais qualificados, etc.
O "Subtas" deve estar encaixado numa destas situações.
Cpts.
Energy
Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Subtas »

Eu tenho lido as RTIEBT mas simplesmente aparecem dúvidas e não é de um dia para o outro que tudo entra na cabeça. Não estou a zeros, não estou a pedir que me resolvam todos os problemas aqui, mas tenho dúvidas ou não percebo o porquê de algumas coisas.
E sim, bem que gostava de ter formação para o efeito, obviamente.

Tinha, de facto, dois colegas qualificados para isso, mas foram embora e há coisas a fazer, a vida é dura e, portanto, é assim que tem que ser agora. Não acordei e lembrei-me de ir fazer inspecções.
Sou o primeiro a concordar que não sou qualificado para fazer este trabalho, mas tenho o bom senso de quando não sei, não inventar. Nem fingir que sei.

Deixo aqui uma foto do quadro de entrada do 1º andar (laranja) e do "QGBT":

obrigado.
Anexos
Quadro da rede.jpg
Quadro da rede.jpg (213.6 KiB) Visto 761 vezes
Quadro.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas #Subtas"

1º Preenche o perfil "profile"

Estás cá em Portugal, ou é outro País? é que quadros assim é chumbo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Subtas »

Olá Mário

Estou em Angola.

Pois, há muita coisa aqui que não lembra a ninguém. E o problema é que mesmo nas novas instalações ainda se encontram casos graves. As empresas instaladoras não querem saber de muita coisa simplesmente porque não há ninguém que venha fiscalizar.

Quanto ao ATS, foi-me dito que era provisório. Sabiam que aquilo não podia estar assim. Mas a verdade é que está.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Isso cheira a quadros com a legislação da Africa do Sul (pela cor usada nos cabos).
http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_wiring

Mas se é em Angola, sem existir uma legislação em condições, é ingrato saber o que fazer.
Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Subtas »

nelmindo Escreveu:Isso cheira a quadros com a legislação da Africa do Sul (pela cor usada nos cabos).
http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_wiring

Mas se é em Angola, sem existir uma legislação em condições, é ingrato saber o que fazer.
Sim, a instalação é sul africana. Mas ao instalar em Angola, deveriam ter isso em conta.
Aqui tem decretos presidenciais mas não são muito específicos. Por vezes usam-se as normas portuguesas, francesas, americanas (na parte petrolífera).
Neste caso, sendo uma empresa sul africana e na ausência de legislação, optaram naturalmente pelo mais fácil: usar o código de cor deles.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Esses quadros deixam muito a desejar, e numa inspeção em Portugal, neste momento, estavam completamente chumbados por qualquer fiscalização.
Cpts.
Energy
Subtas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Subtas »

ENERGY Escreveu:Boas
Esses quadros deixam muito a desejar, e numa inspeção em Portugal, neste momento, estavam completamente chumbados por qualquer fiscalização.
Mas a minha dúvida é por aí: o quadro do 1º piso não pode ou não deve estar assim? E porquê?

Obrigado a todos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

"Mas a minha dúvida é por aí: o quadro do 1º piso não pode ou não deve estar assim? E porquê?"

1º Sempre que se diminui de secção tens que ter uma proteção referente à nova secção. No 1º Quadro não tens as proteções.

No 2º quadro idem. E não encontro barramento...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”