Vestiria a uma obra

andrect
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2008, 10:03

Re: Vestiria a uma obra

Mensagem por andrect »

gemini Escreveu: Podes exercer tudo á vontade, mas enquanto fores Membro Estagiário és equiparado a Engº Técnico inscrito na ANET, o que, diga-se a verdade, é plenamente suficiente para 95% das situações que vais precisar no dia a dia ;)

Depois quando fores efectivo.....és efectivo! E pagas quotas como tal (150 euros em vez de 30....xulos :evil: )
Obrigado assim fico mais descansado. Mas depois de passar para membro efectivo pagar tanto é uma desgraça. Daqui a pouco temos que dar metade do ordenado! :lol:

“Miguel Rocha” o que posso fazer para prevenir que os motores injectem energia na rede?

O esquema do quadro geral do estaleiro esta representado no anexo. Os disjuntores diferenciais são de 300mA, podem ficar assim ou tem que ser de 30mA?
Anexos
QG.jpg
QG.jpg (75.23 KiB) Visto 1925 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Miguel Rocha Escreveu:
“rebelocruz” e “Duzia12” porque que me dizem para ter cuidado com as com os abaixamentos nas gruas e das catadupas? O que devo de ter em atenção?
Depois o risco é este aparece sempre alguém a dar "baile"
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

Olá

Obrigado aos que colocaram o DL229/2006. (Estava mesmo desactualizado!!! :oops: )

O MigUelRocha refere-se ao áquilo que se designa por "FRENAGEM" em motores eléctricos..... Para quem não sabe e desrito de uma forma resumida consiste no fenómeno de inversão do sentido de circulação da energia. Ou seja: Quando os motores estão em esforço (com carga no veio) absorvem da rede eléctrica a energia necessária para o movimento. Quando se lhes corta o fornecimento de energia da rede (e fechamos os circuitos dos enrolamentos sob uma carga eléctrica), comportam-se como geradores (tranformam a energia cinética (movimento) da carga em energia eléctrica). Quando isso acontece as forças em jogo no motor são contrárias ao movimento abrandando(travando) o movimento.

Este fenómeno, é muito usado hoje em dia nos camiões ("travões eléctricos") e desde sempre? nos comboios e nos eléctricos. Também em movimentação de cargas (aí sou desconhecedor de pormenores!).

No entanto as pessoas que aqui recomendaram cuidado, devem esclarecer !!!!
(injecção de energia na rede, sobretênsões, ...??????) eu acho que no equipamento de controlo
da grua deve estar tudo previsto......
ou é baile....??? : :twisted:

Abraço

Abraço???
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Até que enfim...uma resposta com cabeça tronco e membros de rafa2045.

Só por gozo é que, profissionais da área, podem vir chamar para uma vistoria à instalação eléctrica do estaleiro, um pormenor que não tem nada a ver com a instalação mas sim com o fabricante da máquina, uma vez que é este quem acertifica.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Devias prever uma saída para energia reactiva para não pagares e baixar a potência

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Mas... ele está a fazer a vistoria... ou a projectar a instalação?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

os diferencias têm de ser de 30 mA

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Já agora, e se for o caso do tipo das gruas utlilizadas ser do tipo em que se dá a passagem de motor a gerador na "frenagem / redução de velocidade", a energia gerada só tem é de ser dissipada pois neste caso não tem outra utilização, mas o fbricante já tratou disso.
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

LOL, estão a deixar a cabeça do andrect em água... 8)
Ele apenas quer fazer uma vistoria á instalação electrica, e vocês estão a falar do efeito de frenagem dos motores, lolol.

Bem , quando lá fores fazer a vistoria diz como correu

Um abraço
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

Eu não queria lançar a confusão até pq pensei que estava a postar no topico dos esquemas para gruas :lol: ... de qq maneira só foi pq já tinham falado nisso. É claro que para o caso dele não tem importancia mas tenho conhecimento de problemas causados por isso, mas em outro tipo de instalações...
andrect
Curioso
Curioso

Mensagem por andrect »

Boas eu só quero fazer a inspecção, eu perguntei se podia ser esses disjuntores diferenciais porque pela pelo que tenho lido acho que tem que se de 30mA. Ou os disjuntores diferenciais podem ser de 300mA, logo que as protecções (disjuntores diferenciais) colocados a seguir sejam de 30mA?

E em relação as gruas acho que não me preciso de preocupar com o "frenagem / redução de velocidade", já que isso já deve de estar tudo implementado no sistema que bem com a grua. Mas é sempre bom saber caso me depare com algum problema desse tipo.

Muito obrigado pela ajuda que me tem dado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Acho que no qaudro devia ser ter 30 mA, e assim fica até melhor. agora dois diferencias enm série não é boa politica
Um abraço
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Sim o diferencial tem de ser de 30mA segundo o regulamento.

Já agora uma nota que está no guia técnico das instalações eléctricas "os estaleiros não são normalmente alvo de qualquer intervenção da certiel" :shock:
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

"Os estaleiros" Têm de ter um técnico resposnsável por exploração , que até 250 KVA pode ser um electricista se estiver inscrito
Um abraço
andrect
Curioso
Curioso

Mensagem por andrect »

Eu perguntei porque os esquemas não foram feitos por min, e estou a ver que tenho que mandar alterar, ou seja lá vou eu ter que me chatear. :lol:
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”