Avaria no circuito das tomadas
Avaria no circuito das tomadas
Boas
Um amigo meu vive numa casa com uma instalação elétrica bastante antiga. Num dia destes ele ligou um termo-ventilador numa tomada no quarto, e fez disparar o disjuntor geral não diferencial na cabeça da instalação. Esta tomada está ligada a um circuito de tomadas de usos gerais do quarto e quando ele ligou o termo-ventilador na referida tomada, ele viu um clarão a sair de outra tomada do quarto. Conclusão: Agora, nenhuma das quatro tomadas do quarto funcionam . Eu penso que a canalização do respectivo circuito de tomadas poderá ter ido à vida, ou então o disjuntor do respectivo circuito. No entanto , gostaria de ouvir opinião de pessoas mais experientes nesta área, neste caso os utilizados deste fórum , visto que não costumo trabalhar muito em baixa tensão.
Cumprimentos,
Um amigo meu vive numa casa com uma instalação elétrica bastante antiga. Num dia destes ele ligou um termo-ventilador numa tomada no quarto, e fez disparar o disjuntor geral não diferencial na cabeça da instalação. Esta tomada está ligada a um circuito de tomadas de usos gerais do quarto e quando ele ligou o termo-ventilador na referida tomada, ele viu um clarão a sair de outra tomada do quarto. Conclusão: Agora, nenhuma das quatro tomadas do quarto funcionam . Eu penso que a canalização do respectivo circuito de tomadas poderá ter ido à vida, ou então o disjuntor do respectivo circuito. No entanto , gostaria de ouvir opinião de pessoas mais experientes nesta área, neste caso os utilizados deste fórum , visto que não costumo trabalhar muito em baixa tensão.
Cumprimentos,
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Avaria no circuito das tomadas
Boasnmcg Escreveu:Boas
Cumprimentos,
Para ver a avária, pode começar pelo disjuntor no quadro que protege esse circuito, reapertar os parafusos e verificar se tem saida de corrente, e de seguida reapertar todos os parafusos das tomadas,
Quando diz que saiu um clarão de outra tomada ao ligar o termoventilador noutra tomada do mesmo circuito, é porque eventualmente nessa tomada aonde saiu o clarão, os condutores estão folgados e fez inself.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 jan 2013, 19:11
bom eu comecaria, como dizemos aqui em bsb optendo uma continuidade pra ver se o circuito referido nao se encontra em curto, como fio torrado, encostando em algum terra, coisas do gerero, isso se faz com um amperimetro ou alicate amperimetro se tiver em curto vai zoar um som, dai sim daria continuidade em tudo e que o amigo falou acima citado. ok
Boas EnergyBoas
Para ver a avária, pode começar pelo disjuntor no quadro que protege esse circuito, reapertar os parafusos e verificar se tem saida de corrente, e de seguida reapertar todos os parafusos das tomadas,
Quando diz que saiu um clarão de outra tomada ao ligar o termoventilador noutra tomada do mesmo circuito, é porque eventualmente nessa tomada aonde saiu o clarão, os condutores estão folgados e fez inself.
Quando dizes "reapertar os parafusos e verificar se tem saida de corrente", referes-te à medição à saída do disjuntor com uma pinça amperimétrica certo?...É que não possuo nenhuma pinça ....Não poderei antes verificar a continuidade do circuito com o disjuntor extraído e na posição de fecho, através de um multímetro? Sei que dá mais trabalho mas só tenho um multímetro? Agradeço a resposta
Podias explicar melhor esse teste de continuidade ? Desculpa mas eu sou um pouco leigo em avarias elétricas . Obrigado pela respostaerico metroDF Escreveu:bom eu comecaria, como dizemos aqui em bsb optendo uma continuidade pra ver se o circuito referido nao se encontra em curto, como fio torrado, encostando em algum terra, coisas do gerero, isso se faz com um amperimetro ou alicate amperimetro se tiver em curto vai zoar um som, dai sim daria continuidade em tudo e que o amigo falou acima citado. ok
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 jan 2013, 19:11
o amperimetro tem como um teste o de continuidade muito usado nesse caso ate por seguranca eletrica, ele tem um teste de som onde vc encostando uma varinha na outra sai um som dai vc vai fazer o teste no seu circuito de tomada se apitar o mesmo se encontra em curto dai tem que refazer a fiacao do circuito como um todo, pois o mesmo deve ter torrado nesse caso troque a fiacao do circuito ok
erico metroDF Escreveu:o amperimetro tem como um teste o de continuidade muito usado nesse caso ate por seguranca eletrica, ele tem um teste de som onde vc encostando uma varinha na outra sai um som dai vc vai fazer o teste no seu circuito de tomada se apitar o mesmo se encontra em curto dai tem que refazer a fiacao do circuito como um todo, pois o mesmo deve ter torrado nesse caso troque a fiacao do circuito ok
Ahhh... Sim eu conheço esse teste mas não estava a associar ao que tinha dito...Também poderei desligar o interruptor geral e depois medir a resistência com um ohmimetro aos terminais das tomadas que não funcionam e verificar a continuidade do circuito ou isso não se faz por ser perigoso?
Com o interruptor do circuito em questão fechado a resistência deve ser minima
Com o interruptor o circuito em questão aberto, a resistência deve muito grande ...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Não fazer.
Cuidado com as indicações que dão.
Cump.
Mário
Errado.erico metroDF Escreveu:o amperimetro tem como um teste o de continuidade muito usado nesse caso ate por seguranca eletrica, ele tem um teste de som onde vc encostando uma varinha na outra sai um som dai vc vai fazer o teste no seu circuito de tomada se apitar o mesmo se encontra em curto dai tem que refazer a fiacao do circuito como um todo, pois o mesmo deve ter torrado nesse caso troque a fiacao do circuito ok
Não fazer.
Cuidado com as indicações que dão.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas "nmcg"
Vai fazer o que o Energy escreveu.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário Escreveu:Boas "nmcg"
Cump.
Mário
Sim mas como fazer o que ele escreveu? Quais os equipamentos e procedimentos a usar para fazer o que ele disse com a máxima segurança?Obrigada
- Mário
- Team Apoio
Boas "nmcg"
1º disjuntor no quadro que protege esse circuito, reapertar os parafusos (desliga a tensão primeiro)
2º verificar se tem saida de tensão (com a tensão ligada)
3º, reapertar todos os parafusos das tomadas (desliga a tensão primeiro)
"Quando diz que saiu um clarão de outra tomada ao ligar o termoventilador noutra tomada do mesmo circuito, é porque eventualmente nessa tomada aonde saiu o clarão, os condutores estão folgados e fez self."
Está explicito o que Energy escreveu.(deves de ter as ligações a repicarem de uma para outra)
Mas como "erico metroDF" escreve para utilizar um "amperimetro com besouro", como electrotécnico tambem sabes que um amperimetro não serve para "besouro".
Tens um multimetro e vais medir a tensão como no ponto 2º
Para medires os Amp. creio que o teu multímetro em escala de Amp. não deve dar mais que 10 amp (é normal, alguns dão até 20). Possivelmente só consegues medir um circuito de cada vez.(a saida em cada disjuntor)
Cump.
Mário
1º disjuntor no quadro que protege esse circuito, reapertar os parafusos (desliga a tensão primeiro)
"Quando diz que saiu um clarão de outra tomada ao ligar o termoventilador noutra tomada do mesmo circuito, é porque eventualmente nessa tomada aonde saiu o clarão, os condutores estão folgados e fez self."
Está explicito o que Energy escreveu.(deves de ter as ligações a repicarem de uma para outra)
Mas como "erico metroDF" escreve para utilizar um "amperimetro com besouro", como electrotécnico tambem sabes que um amperimetro não serve para "besouro".
Para medires os Amp. creio que o teu multímetro em escala de Amp. não deve dar mais que 10 amp (é normal, alguns dão até 20). Possivelmente só consegues medir um circuito de cada vez.(a saida em cada disjuntor)
Cump.
Mário
Cump.
Mário
Ok . Agradeço as respostas e esclarecimentos...Apesar de ser eletrotécnico de formação não estou envolvido em nenhuma área relacionada com eletrotécnica e por esse motivo não me lembro de muita coisa que aprendi
Cump.
Mário
Responda-me só a uma ultima questão....Também poderei desligar o interruptor geral e depois medir a resistência com um ohmimetro aos terminais das tomadas que não funcionam e verificar a continuidade do circuito ou isso não se faz por ser perigoso?
Agradeço uma resposta
cump
- Mário
- Team Apoio
Boas "nmcg"
"Responda-me só a uma ultima questão....Também poderei desligar o interruptor geral e depois medir a resistência com um ohmimetro aos terminais das tomadas que não funcionam e verificar a continuidade do circuito ou isso não se faz por ser perigoso?"
Podes, só que a distancia deve de ser grande. Tens que ter atenção se não tens nada com condensadores que se lembrem de descarga quando tiveres em ohms.
O que pode acontecer tambem, é a medida "ohms" estar boa devido a não haver consumo.
Cump.
Mário
"Responda-me só a uma ultima questão....Também poderei desligar o interruptor geral e depois medir a resistência com um ohmimetro aos terminais das tomadas que não funcionam e verificar a continuidade do circuito ou isso não se faz por ser perigoso?"
Podes, só que a distancia deve de ser grande. Tens que ter atenção se não tens nada com condensadores que se lembrem de descarga quando tiveres em ohms.
O que pode acontecer tambem, é a medida "ohms" estar boa devido a não haver consumo.
Cump.
Mário
Só queria agradeçer a todas as pessoas que responderam a este tópico e me ajudaram ao diagnostico do problema na instalação. As minhas primeiras suspeitas confirmaram-se visto que o problema na instalção foi que a canalização das tomadas queimou provavelmente devido ao subdimensionamento desta, visto ser uma instalção antiga era normal passar cabos de 1 mm^2 de secção , algo impensavel hoje em dia.
Cumprimentos,
Ivo Carvalho
Cumprimentos,
Ivo Carvalho