Duvida sobre cabosv
Duvida sobre cabosv
Boas.
Tenho a seguinte duvida
Na instalaçãoo de uma fabrica existem dois quadros em que um é alimentado com um cabo
XV 3x50 + 2G25 e outro com um cabo A05W-U 5G6.Qual È a diferenÁa entre estes dois cabos?Qual o significado daquele 3x no primeiro cabo.Tem a ver com o facto de o
primeiro quadro ser alimentado por tres cabos daquele tipo?
Outro exemplo que me anda a confundir:
Um circuito de tomadas de uso geral È alimentado usando o seguinte cabo:
3xH05V-U 2,5
Um circuito de alimentaÁ„o de um portao de entrada È alimentado por um cabo:
H05VV-R 3G2,5
Sei que o H tÍm a ver com o facto de o cabo ser harmonizado ,o 05 tem o nivel de tensao , o 5 significa que sao 5 condutores e
2,5 tem a ver com a secÁ„o dos condutores...
Agora nao percebo o que significa aquele 3x antes do H05.....Esta relacionado com o facto de o circuito ser trifasico logo tem de ter tres condutores daquele tipo?
Obrigado
Tenho a seguinte duvida
Na instalaçãoo de uma fabrica existem dois quadros em que um é alimentado com um cabo
XV 3x50 + 2G25 e outro com um cabo A05W-U 5G6.Qual È a diferenÁa entre estes dois cabos?Qual o significado daquele 3x no primeiro cabo.Tem a ver com o facto de o
primeiro quadro ser alimentado por tres cabos daquele tipo?
Outro exemplo que me anda a confundir:
Um circuito de tomadas de uso geral È alimentado usando o seguinte cabo:
3xH05V-U 2,5
Um circuito de alimentaÁ„o de um portao de entrada È alimentado por um cabo:
H05VV-R 3G2,5
Sei que o H tÍm a ver com o facto de o cabo ser harmonizado ,o 05 tem o nivel de tensao , o 5 significa que sao 5 condutores e
2,5 tem a ver com a secÁ„o dos condutores...
Agora nao percebo o que significa aquele 3x antes do H05.....Esta relacionado com o facto de o circuito ser trifasico logo tem de ter tres condutores daquele tipo?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Duvida sobre cabosv
Boas
Sim o "3x" quer disser que são 3 condutores.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mas tres condutores dentro do cabo ou aquilo significa que sao usados tres cabos daquele tipo?A questaão é o 3x aparece antes da classificação relativa ao tipo de isolamento.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Agradecimento recebido: 1 vez
Como o Mário escreveu, são 3 condutores daquele tipo.eee Escreveu:
Mas tres condutores dentro do cabo ou aquilo significa que sao usados tres cabos daquele tipo?A questaão é o 3x aparece antes da classificação relativa ao tipo de isolamento.
H05V-U 2,5 é a designação de um condutor e não de um cabo.
Por exemplo, H05VV-R 3G2,5 já é um cabo com três condutores. Se fosse 3xH05VV-R 3G2,5 seriam três cabos daquele tipo.
E para alimentar circuitos trifásico é necessário que o condutor tenha 3 condutores?LOTAN Escreveu:Como o Mário escreveu, são 3 condutores daquele tipo.eee Escreveu:
Mas tres condutores dentro do cabo ou aquilo significa que sao usados tres cabos daquele tipo?A questaão é o 3x aparece antes da classificação relativa ao tipo de isolamento.
Por exemplo, H05VV-R 3G2,5 já é um cabo com três condutores. Se fosse 3xH05VV-R 3G2,5 seriam três cabos daquele tipo.
E se eu tiver um cabo 3*H1XV-R 240 +1×95 o que siginifica o +1*95?
Cumprimentos
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
eee Escreveu:E para alimentar circuitos trifásico é necessário que o condutor tenha 3 condutores?LOTAN Escreveu:Como o Mário escreveu, são 3 condutores daquele tipo.eee Escreveu:
Para alimentar circuitos trifásicos necessita de 4 condutores como minimo (3F+T), podendo em alguns casos necessitar de 5 condutores 3F+N+T).
E se eu tiver um cabo 3*H1XV-R 240 +1×95 o que siginifica o +1*95?
O condutor de 95mm2, tanto pode ser condutor de neutro como terra, dependendo do tipo de equipamento a alimentar
Cumprimentos
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Agradecimento recebido: 1 vez
Lendo como está escrito, e assim de repente, diria que seriam 3 cabos H1XV-R cada um com 1 condutor de 240 mm2 e outro de 95 mm2.eee Escreveu: E se eu tiver um cabo 3*H1XV-R 240 +1×95 o que siginifica o +1*95?
Cumprimentos
Não sei porquê, não me parece que seja possível, diria que são 4 cabos. 3 cabos monopolares H1XV-R de 240 mm2 e um H1XV-R de 95 mm2.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "eee"
1º Preenche o perfil "profile"
"E para alimentar circuitos trifásico é necessário que o condutor tenha 3 condutores?"
Começo a não entender o que pretendes. Nivel 6 ?
Condutor é por onde passa os "electrões"
Cump.
Mário
1º Preenche o perfil "profile"
"E para alimentar circuitos trifásico é necessário que o condutor tenha 3 condutores?"
Começo a não entender o que pretendes. Nivel 6 ?
Condutor é por onde passa os "electrões"
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."