Boas a todos,
O que me trás aqui é que tenho em mãos o projecto eléctrico da reabilitação de um hotel e gostaria de saber como proceder a nível de licenciamentos etc.
As minhas duvidas são as seguintes:
- Como parte da instalação é para manter, como se procede no licenciamento?
- Como o Hotel é antigo pode o Q. de Piso alimentar as novas cargas sem ser substituído?
- se Existe ao nível regulamentar obrigatoriedade de deixar nas zonas comuns tectos amovíveis por causa das esteiras dos cabos eléctricos?
- se existe para hotéis níveis de iluminação obrigatórios nas zonas comuns?
Já estive inclinado a propor ao dono de obra uma substituição total da instalação eléctrica de modo a ter certezas do que efectivamente existe...
Gostaria que dessem opiniões e que relatassem casos profissionais idênticos...
Obrigado
Remodelação de Hotel - Duvidas
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Remodelação de Hotel - Duvidas
Boas
Na minha opinião, e se o cliente aceita-se, o ideal seria substituir toda a instalação.
Até porque se necessitar de pedir aumento de potência, toda a instalação terá de cumprir as RTIEBT.
Na minha opinião, e se o cliente aceita-se, o ideal seria substituir toda a instalação.
Até porque se necessitar de pedir aumento de potência, toda a instalação terá de cumprir as RTIEBT.
caides Escreveu:Boas a todos,
O que me trás aqui é que tenho em mãos o projecto eléctrico da reabilitação de um hotel e gostaria de saber como proceder a nível de licenciamentos etc.
As minhas duvidas são as seguintes:
- Como parte da instalação é para manter, como se procede no licenciamento?
- Como o Hotel é antigo pode o Q. de Piso alimentar as novas cargas sem ser substituído?
- se Existe ao nível regulamentar obrigatoriedade de deixar nas zonas comuns tectos amovíveis por causa das esteiras dos cabos eléctricos?
- se existe para hotéis níveis de iluminação obrigatórios nas zonas comuns?
Já estive inclinado a propor ao dono de obra uma substituição total da instalação eléctrica de modo a ter certezas do que efectivamente existe...
Gostaria que dessem opiniões e que relatassem casos profissionais idênticos...
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
- toze pires
- Curioso
- Registado: 17 dez 2012, 15:23
viva a minha opiniaõ é remodelar a instalação toda que tem que o fazer se vai licenciar tem que ter blocos autonomos detecçao de incendio em todas as divisões sinaletica fotoiluminescente etc.
Na minha opinião, depende de como o dono de obra te coloca a questão.
Se ele for sensível a novas instalações eléctricas, deves fazê-lo.
Se ele quiser gastar o minino possível e for um "unha de fome", o que fazia era verificar se as instalações eléctricas estão de acordo com as regras técnicas, e fazia a seguinte analise:
- verificar se existe protecção diferencial nos circuitos e se ela é eficaz
- verificar se os quadros eléctricos estão em condições
- verificar a rede de terras
- verificar as casas de banho
- verificar a equipotencialidade de toda a instalação
- verificar os para-raios
- etc
Perante esta analise elaboras um relatório e falas com o dono de obra a dizer que existe a necessidade de efectuar determinada instalação para a instalação ser aprovada pela certiel.
Se ele for sensível a novas instalações eléctricas, deves fazê-lo.
Se ele quiser gastar o minino possível e for um "unha de fome", o que fazia era verificar se as instalações eléctricas estão de acordo com as regras técnicas, e fazia a seguinte analise:
- verificar se existe protecção diferencial nos circuitos e se ela é eficaz
- verificar se os quadros eléctricos estão em condições
- verificar a rede de terras
- verificar as casas de banho
- verificar a equipotencialidade de toda a instalação
- verificar os para-raios
- etc
Perante esta analise elaboras um relatório e falas com o dono de obra a dizer que existe a necessidade de efectuar determinada instalação para a instalação ser aprovada pela certiel.