Carteira de electricista
Carteira de electricista
Bom dia caros colegas de profissão.
Após ter lido uma thread deste mesmo forum sobre este assunto, e visto já ser um pouco velhinha (2010), eu volto a reformular a pergunta. A melhor maneira para ter a carteira profissional de eletricista de momento será mesmo através de um RVCC, se é que isso ainda existe ?????
Sou eletricista há cerca de 16 anos, nem sempre o fiz, mas desde este tempo todo, 90% dele foi como electricista de civil e industrial. Os ultimos 6 anos passei-os apenas em construçao de quadros eletricos, desde un In de 25 Amp. a 3000 amp. Aprendi bastante na área de automação e comandos, posso dizer que na área, foram para mim uns anos promissores, mas o fecho de muitas firmas, inclusive a minha, acabou com isso. Muitas vezes cabia-me a mim a tarefa de os ensaiar em campo, visto muitas vezes trabalharmos internamente para as firmas onde trabalhei. Após este tempo todo de trabalho nesta area, agora olho para traz e penso que já me podia ter esforçado um pouco para ter a carteira, mas sempre por "desleixo", não o tenho. Agora que me encontro desempregado de novo, começo a sentir q é uma das coisas com bastante valor. o que não o era há anos atras, bastava se saber trabalhar e depressa tinhamos trabalho, nunca me lembro de estar mais de 1 mes em casa sem trabalho, mas os tempos são outros assim com as "crises"..
Hoje em dia a carteira é uma grande mais valia, não existe qualquer vaga de emprego que não a solicite, daí a minha preocupação de momento, até tambem penso em ir trabalhar no estrangeiro em electricidade, e para isso a carteira é um bem essencial para que a nossa profissão seja reconhecida no estrageiro.
Cumprimentos
Após ter lido uma thread deste mesmo forum sobre este assunto, e visto já ser um pouco velhinha (2010), eu volto a reformular a pergunta. A melhor maneira para ter a carteira profissional de eletricista de momento será mesmo através de um RVCC, se é que isso ainda existe ?????
Sou eletricista há cerca de 16 anos, nem sempre o fiz, mas desde este tempo todo, 90% dele foi como electricista de civil e industrial. Os ultimos 6 anos passei-os apenas em construçao de quadros eletricos, desde un In de 25 Amp. a 3000 amp. Aprendi bastante na área de automação e comandos, posso dizer que na área, foram para mim uns anos promissores, mas o fecho de muitas firmas, inclusive a minha, acabou com isso. Muitas vezes cabia-me a mim a tarefa de os ensaiar em campo, visto muitas vezes trabalharmos internamente para as firmas onde trabalhei. Após este tempo todo de trabalho nesta area, agora olho para traz e penso que já me podia ter esforçado um pouco para ter a carteira, mas sempre por "desleixo", não o tenho. Agora que me encontro desempregado de novo, começo a sentir q é uma das coisas com bastante valor. o que não o era há anos atras, bastava se saber trabalhar e depressa tinhamos trabalho, nunca me lembro de estar mais de 1 mes em casa sem trabalho, mas os tempos são outros assim com as "crises"..
Hoje em dia a carteira é uma grande mais valia, não existe qualquer vaga de emprego que não a solicite, daí a minha preocupação de momento, até tambem penso em ir trabalhar no estrangeiro em electricidade, e para isso a carteira é um bem essencial para que a nossa profissão seja reconhecida no estrageiro.
Cumprimentos
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Carteira de electricista
boas
se não possui formação profissional na area, penso que seja a melhor maneira, ou tirando um curso profissional de 3 anos
se não possui formação profissional na area, penso que seja a melhor maneira, ou tirando um curso profissional de 3 anos
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Sem dúvida a melhor opção será RVCC-PRO, mas terá de ter o 9ºano completo, senão nada feito.
Terá de apresentar no seu portefólio imagens de diversos trabalhos executados na sua area de trabalho, demonstrar ter conhecimentos de diversos tipos de instalações, automatismos, motores AC/DC, etc, etc.
Sem dúvida a melhor opção será RVCC-PRO, mas terá de ter o 9ºano completo, senão nada feito.
Terá de apresentar no seu portefólio imagens de diversos trabalhos executados na sua area de trabalho, demonstrar ter conhecimentos de diversos tipos de instalações, automatismos, motores AC/DC, etc, etc.
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
Ok, o 9º ano completo eu tenho, provas de trabalhos e mesmo de firmas por onde passei tambem nao será o problema. o que me preocupa neste caso é a duraçao deste mesmo RVCC, 2 anos para aí ??? será isso ?
-
- Team Apoio
Boasliggths Escreveu:ENERGY Escreveu:Boas
Ok, o 9º ano completo eu tenho, provas de trabalhos e mesmo de firmas por onde passei tambem nao será o problema. o que me preocupa neste caso é a duraçao deste mesmo RVCC, 2 anos para aí ??? será isso ?
Os RVCCs-PRO, dependendo do conhecimento apresentado pelos candidatos, e da capacidade de resposta dos centros de formação, podem demorar 2/3 meses, como até vários meses, tudo depende do desempenho e capacidade técnica demonstrada, da capacidade rápida em apresentar um bom portefólio, etc.
Cpts.
Energy
Energy
ah, ok, eu pensei que fosse como um curso de formação que tivesse um quanto tempo determinado, por acaso sabe-me indicar o melhor sitio onde possa ter mais informação e por consequinte fazer uma inscrição?? Centro novas opurtunidades ou IEFP ??
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "liggths"
Mas se és nivel 6 creio que não podes ir para Rvcc-pro.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boasliggths Escreveu:ah, ok, eu pensei que fosse como um curso de formação que tivesse um quanto tempo determinado, por acaso sabe-me indicar o melhor sitio onde possa ter mais informação e por consequinte fazer uma inscrição?? Centro novas opurtunidades ou IEFP ??
Nesses centros de formação, (RVCC-PRO) não estão lá para ensinar nada aos candidatos, mas sim para validar conhecimentos e competências demonstradas.
Daí a rapidez com que os processos se podem desenvolver.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Deve ter sido erro de introdução de dados.Mário Escreveu:Boas "liggths"
Cump.
Mário
Se fosse licenciado o RVCC Escolar realmente não seria aplicável. Já o RVCC Profissional creio que também não, mas não tenho a certeza.
---------------------------------------------
Esta é a lista dos centros com RVCC-Pro e respectivas profissões do site do IEFP. Não sei se está actualizada, mas a crer que sim, sendo do Barreiro, tem o Centro de Formação do Seixal.
http://www.iefp.pt/formacao/RVCC/Pagina ... ional.aspx
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
liggths Escreveu:Bom dia caros colegas de profissão.
Cumprimentos
Passa num centro de emprego e num centro de formação profissional da tua zona e coloca o teu assunto que eles ajudam-te ...
se nao houver nada tem em lisboa o cenfic que para certificar-te para teres a carteira serve muito bem ...
-
- Curioso
- Registado: 13 jan 2009, 23:04
Pelo que sei o fazem a validação de competências no Centro de Novas oportunidade (IEFP) da Amadora e Alverca.
Cumprimentos
Cumprimentos
- electrotecnico
- Curioso
- Registado: 29 jan 2013, 21:05
Carteira de electricista
Boas sera que o meu curso de electronica e automaçao serve para tirar a carteira de electricista e ja agora onde posso tirala
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Been thanked: 13 times
este tema tem sido bastante debatido aqui no forum, usem a função de pesquisa
os cursos aceites pela DGEG para inscrição como tecnico responsavel dependem do decreto lei que regulamenta o mesmo, veja o que diz o seu diploma ou carta de curso e consulte a DGEG para verificação
os cursos aceites pela DGEG para inscrição como tecnico responsavel dependem do decreto lei que regulamenta o mesmo, veja o que diz o seu diploma ou carta de curso e consulte a DGEG para verificação
Jaime Reis