cobrança de factura pela anacom?????
cobrança de factura pela anacom?????
bom dia
ha dias recebi uma factura da anacom com o valor de 684,00€, sendo 495 de fiscalização e 189 de analise de projecto. como isso é possivel????
alguem ja recebeu algo deste genero?
cumprimentos
ha dias recebi uma factura da anacom com o valor de 684,00€, sendo 495 de fiscalização e 189 de analise de projecto. como isso é possivel????
alguem ja recebeu algo deste genero?
cumprimentos
Electricista
Projectista/Instalador ITED
mario gonçalves
mario gonçalves
Re: cobrança de factura pela anacom?????
so para acrescentar que nunca recebi informação da anacom para esta vistoria que me é agora cobrada!!
Electricista
mario gonçalves
mario gonçalves
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Esses valores sao exactamente os previstos em lei:
Encargos com diligências de fiscalização ITED e ITUR (artigo 88º, nº 2, do Decreto-Lei nº
123/2009, de 21 de maio)
Visando dotar de uma maior transparência e determinabilidade os critérios de apuramento de
encargos decorrentes da realização de diligências de fiscalização para verificação das obrigações
consagradas no âmbito das infraestruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações e
conjuntos de edifícios (ITUR) e infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED), previstos no
artigo 88.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, republicado pelo Decreto-Lei n.º
258/2009, de 21 de setembro, o Conselho de Administração deliberou, em 22 de outubro de 2012:
a) Aprovar uma metodologia de cálculo que contempla um valor/hora dos técnicos envolvidos e
o n.º de horas padrão envolvido nos diversos tipos de ação, incluindo transporte, vistoria no
local e elaboração do relatório;
b) Aprovar os valores decorrentes da mesma metodologia:
a. ITED – infraestruturas em moradias – 351.00 euros;
b. ITED – infraestruturas em edifícios com dois ou mais fogos ou em edifícios especiais –
495.00 euros;c. ITUR – 522,00 euros
Análise do Projeto – 189.00 euros (quando ocorram deficiências no projeto que obriguem a atividade
extra de análise, fundamentação e elaboração do respetivo relatório).
Portanto, começa logo por ter erros no projecto...
Contudo, se nao foi notificado para a vistoria, reclame!
Encargos com diligências de fiscalização ITED e ITUR (artigo 88º, nº 2, do Decreto-Lei nº
123/2009, de 21 de maio)
Visando dotar de uma maior transparência e determinabilidade os critérios de apuramento de
encargos decorrentes da realização de diligências de fiscalização para verificação das obrigações
consagradas no âmbito das infraestruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações e
conjuntos de edifícios (ITUR) e infraestruturas de telecomunicações em edifícios (ITED), previstos no
artigo 88.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, republicado pelo Decreto-Lei n.º
258/2009, de 21 de setembro, o Conselho de Administração deliberou, em 22 de outubro de 2012:
a) Aprovar uma metodologia de cálculo que contempla um valor/hora dos técnicos envolvidos e
o n.º de horas padrão envolvido nos diversos tipos de ação, incluindo transporte, vistoria no
local e elaboração do relatório;
b) Aprovar os valores decorrentes da mesma metodologia:
a. ITED – infraestruturas em moradias – 351.00 euros;
b. ITED – infraestruturas em edifícios com dois ou mais fogos ou em edifícios especiais –
495.00 euros;c. ITUR – 522,00 euros
Análise do Projeto – 189.00 euros (quando ocorram deficiências no projeto que obriguem a atividade
extra de análise, fundamentação e elaboração do respetivo relatório).
Portanto, começa logo por ter erros no projecto...
Contudo, se nao foi notificado para a vistoria, reclame!
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Boa Tarde, recebeu essa carta como sendo instalador ou projectista dessa obra!!??
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
eng_jersilva Escreveu:Boa Tarde, recebeu essa carta como sendo instalador ou projectista dessa obra!!??
recebi como sendo projectista
Electricista
mario gonçalves
mario gonçalves
-
- Velha Guarda
Mario,marioteg Escreveu: recebi como sendo projectista
E na sua optica, a que se deve a carta?
Ja´ analisou o projecto ao qual ela diz respeito? Considera que tem falhas?
Satisfaça-nos a curiosidade!
Learning is the goal!!
O problema tambem é esse. eu nao sei qual o projecto porque na carta da anacom refere so o nº de processo deles, e eu desde o dia 20/11/2012 que ando a pedir informação detalhada sobre este caso e eles pura e simplesmente nao respondem. ja enviei dois emails para info@anacom.pt , ja liguei mas remeteram-me sempre para apresentar a reclamação por email. desde o dia 20 de novembro nao consigo obter uma informação sobre este assunto da anacom.gemini Escreveu:Mario,marioteg Escreveu: recebi como sendo projectista
E na sua optica, a que se deve a carta?
Ja´ analisou o projecto ao qual ela diz respeito? Considera que tem falhas?
Satisfaça-nos a curiosidade!
penso que deveria ter esse feedback.....mas nada, ate pode ser que esteja errado que tenha de pagar o valor, mas penso que devo ser informado com a maior clareza possivel sobre o que estou a pagar.
peço desculpa por estar a maçar o forum, mas ate pode ser que isto contribua para que no futuro estas coisas possam ser melhoradas
obrigado
Electricista
mario gonçalves
mario gonçalves
-
- Velha Guarda
Mario,
Nao maça nada, antes pelo contrario!!
Todas as informaçoes sao benvindas, ainda pra mais tratando-se de uma questao que e´ tao recente!!
Logo, ainda desconhecido nos seus parametros praticos...
Entretanto, de facto a ANACOM estipula um determinado nº de processo, mas o qual tera´ sempre uma morada associada, bem como o nome do proprietario...
Acho estranho nao he facultarem essa informaçao imediatamente!
Eu ainda recentemente liguei para a ANACOM por causa da vistoria, dei o nº de processo e puseram-me em linha imediatamente com o tecnico deles responsavel pelo processo... sem problemas.
Nao maça nada, antes pelo contrario!!
Todas as informaçoes sao benvindas, ainda pra mais tratando-se de uma questao que e´ tao recente!!
Logo, ainda desconhecido nos seus parametros praticos...
Entretanto, de facto a ANACOM estipula um determinado nº de processo, mas o qual tera´ sempre uma morada associada, bem como o nome do proprietario...
Acho estranho nao he facultarem essa informaçao imediatamente!
Eu ainda recentemente liguei para a ANACOM por causa da vistoria, dei o nº de processo e puseram-me em linha imediatamente com o tecnico deles responsavel pelo processo... sem problemas.
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Penso que deverá exisitir erro nessa situação!!!ontem por causa dessa situação estive a falar com alguem de conhecimento nesse tipo de processo e disserm que o normal será sempre:
1º notificação de vistoria e envio de processo para anacom;
2º na vistoria havendo não conformidades essas serão analisadas e confrontadas com o projecto;
3º apurar responsabilidades (projectista, instalador ou mesmo o requerente).
4 envio da tal factura!!!
resumindo, penso que o processo neste caso começou pelo fim!!!
NOTA: em breve deve de começar a existir "novidades" para todos nós, a ANACOM precisa de "pilim" e eles têm que ir busca-lo a algum lado.
1º notificação de vistoria e envio de processo para anacom;
2º na vistoria havendo não conformidades essas serão analisadas e confrontadas com o projecto;
3º apurar responsabilidades (projectista, instalador ou mesmo o requerente).
4 envio da tal factura!!!
resumindo, penso que o processo neste caso começou pelo fim!!!
NOTA: em breve deve de começar a existir "novidades" para todos nós, a ANACOM precisa de "pilim" e eles têm que ir busca-lo a algum lado.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 dez 2009, 19:32
Vocês tem feito os termo de responsabilidade no site da ANACOM?
Este projeto teve o seu termo de responsabilidade submetido no site da ANACOM?
Este projeto teve o seu termo de responsabilidade submetido no site da ANACOM?
boa tarde ao forum
em relação a este assunto enviei uma exposição por carta registada e estou a espera de resposta. Como nao foi possivel ter resposta por mail e por telefone. Por isso continuo a espera
((
um abraço a todos e um bom ano.
em relação a este assunto enviei uma exposição por carta registada e estou a espera de resposta. Como nao foi possivel ter resposta por mail e por telefone. Por isso continuo a espera

um abraço a todos e um bom ano.
Electricista
mario gonçalves
mario gonçalves
-
- Velha Guarda
Ok Mario, aguardemos entao.
Claro, e´ obrigatorio. Contudo, nao ha´ prazo legal discriminado para o fazer.pedrolourenco Escreveu:Vocês tem feito os termo de responsabilidade no site da ANACOM?
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Offtopic/
Reparei que o colega gemini não consegue por acentos nas palavras porque provavelmente tem um vírus como o que eu tive.
Caso seja esse o caso recomendo que passe um anti-malware tipo malwarebytes para remover o dito cujo.
/Offtopic
Reparei que o colega gemini não consegue por acentos nas palavras porque provavelmente tem um vírus como o que eu tive.
Caso seja esse o caso recomendo que passe um anti-malware tipo malwarebytes para remover o dito cujo.
/Offtopic
-
- Velha Guarda
Sim, e´ isso mesmo, este PC anda com "virose" 
So´ que nao posso correr nenhum programa antivirus, pois o pessoal das informaticas aqui da empresa nao deixa, e entao, assim continua, apesar de todos os aviso da minha parte... grato pela atençao, de qq forma

So´ que nao posso correr nenhum programa antivirus, pois o pessoal das informaticas aqui da empresa nao deixa, e entao, assim continua, apesar de todos os aviso da minha parte... grato pela atençao, de qq forma

Learning is the goal!!