é possivel ter dois contratos na mesma habitacao?

Responder
jaysen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2011, 22:26

é possivel ter dois contratos na mesma habitacao?

Mensagem por jaysen »

Boas...
gostaria de saber se alguem me consegue esclarecer esta duvida.

Ora, o quadro electrico aqui de casa foi construido para trifasico e assim esteve durante uns anitos a funcionar.
depois pedi contrato monofasico e os funcionarios da edp chantaram as tres fases no disjuntor diferencial principal.

eu agora queria saber se posso ter este contrato para funcionar em 2 fases( duas zonas da casa) e fazer um outro contrato para ligar na fase que sobra.

A edp autoriza?
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Re: é possivel ter dois contratos na mesma habitacao?

Mensagem por Blackangel »

É evidente que não...para cada local de consumo só pode haver um contrato

Cumpz
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

No Brasil existem contratos bifasicos, em Portugal só mono ou trifásico:-)
Conheço casos de garagens destacadas da habitação em que na mesma habitação existem dois contadores, assim como em edificios em que a garagem não faz parte da fração. No teu caso só podes regressar ao trifásico.
Parece-me que querias fazer uma marosca:-) tens algum inclino no andar de baixo ou coisa parecida, não? :-)
Cumprimentos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

jaysen Escreveu:Boas...
gostaria de saber se alguem me consegue esclarecer esta duvida.

Ora, o quadro electrico aqui de casa foi construido para trifasico e assim esteve durante uns anitos a funcionar.
depois pedi contrato monofasico e os funcionarios da edp chantaram as tres fases no disjuntor diferencial principal.

eu agora queria saber se posso ter este contrato para funcionar em 2 fases( duas zonas da casa) e fazer um outro contrato para ligar na fase que sobra.

A edp autoriza?
Boas
Como já aqui foi dito, um contrato de energia por cada local de consumo, portanto no seu caso não´será possivél o que pretende.
Se fosse hoje a EDP ao passar de trifásico para monofásico, já não está a retirar o equipamento de contagem, deixa o contador e limitador trifásico, e utiliza só uma fase para alimentar o quadro do cliente.
Cpts.
Energy
jaysen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 jan 2011, 22:26

Mensagem por jaysen »

ok
obrigado.

como tenho que pagar sempre muitos kw por mes, mas em que o consumo kuase sempre nao passa dos 10 amperes, eu estava a pensar em por um bihorario e outro de 2.3kva em que o kwh e mais barato.

depois com cerca de 15 euros fazia um relogio de ciclo semanal, no qual colocava um rele que fazia comutar para o contador que estivesse mais barato o kw/h.
ou seja nas horas de cheio , estava ligado no de 2,3kva , e nas horas de vazio ligava ao contador bihorario.

fiz contas e lucrava uns euros mesmo pagando outra taxa + outra contribuicao audiovisual.

Nota: em casa da minha avo tem 2 contadores um ao lado do outro( da edp). nos dias de hoje, é que pelos vistos nao permitem..
Blackangel
Curioso
Curioso

jaysen Escreveu:ok
obrigado.

como tenho que pagar sempre muitos kw por mes, mas em que o consumo kuase sempre nao passa dos 10 amperes, eu estava a pensar em por um bihorario e outro de 2.3kva em que o kwh e mais barato.

depois com cerca de 15 euros fazia um relogio de ciclo semanal, no qual colocava um rele que fazia comutar para o contador que estivesse mais barato o kw/h.
ou seja nas horas de cheio , estava ligado no de 2,3kva , e nas horas de vazio ligava ao contador bihorario.

fiz contas e lucrava uns euros mesmo pagando outra taxa + outra contribuicao audiovisual.

Nota: em casa da minha avo tem 2 contadores um ao lado do outro( da edp). nos dias de hoje, é que pelos vistos nao permitem..
Possívelmente porque um dos contadores estará como no sistema como "contador de rega" e o outro "habitação". Isto já é uma situação normal.
Cumpz
Última edição por Blackangel em 15 nov 2013, 14:23, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nos tempos da outra senhora, era habitual em habitaçoes com algum nivél ter instalado 2 contadores, 1 de usos gerais, e outro para aquecimento.
Ainda se vê alguns apartamentos com 2 contadores, tal como se vê instalado 2 contadores na escada ou arrecadação, sendo 1 para iluminação de escada ou porteira, e outro para elevadores.
Cpts.
Energy
Blackangel
Curioso
Curioso

ENERGY Escreveu:Boas
Nos tempos da outra senhora, era habitual em habitaçoes com algum nivél ter instalado 2 contadores, 1 de usos gerais, e outro para aquecimento.
Ainda se vê alguns apartamentos com 2 contadores, tal como se vê instalado 2 contadores na escada ou arrecadação, sendo 1 para iluminação de escada ou porteira, e outro para elevadores.
Apartamento com dois contadores em 30 anos de serviço nunca vi...só se for ai para baixo, agora a outra situação já vi.
Até posso dar um exemplo atual: complexo habitacional camarário com contador de serviços comuns das escadas do prédio, contador para casa do lixo, contador para a luz das garagens e contador para o corredor de acesso ás garagens, isto tudo dentro do mesmo prédio, ou seja tal complexo tem 23 contadores comuns :lol:

Cumpz
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em outros tempos aconteciam estas e outras coisas bizarras, felismente com a entrada da Certiel em ação, deixaram de acontecer.

Blackangel Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Apartamento com dois contadores em 30 anos de serviço nunca vi...só se for ai para baixo, agora a outra situação já vi.
Até posso dar um exemplo atual: complexo habitacional camarário com contador de serviços comuns das escadas do prédio, contador para casa do lixo, contador para a luz das garagens e contador para o corredor de acesso ás garagens, isto tudo dentro do mesmo prédio, ou seja tal complexo tem 23 contadores comuns :lol:

Cumpz
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Certa vez perguntei ao Balcao da EDP numa Loja do Cidadao se daria para ter dois contratos (ou mais) numa habitaçao...
A resposta foi afirmativa, tendo em conta os seguintes factores (exemplificativos):
1- a habitaçao e alimentada em monofasico, 6.9kVa;
2- o dono da casa quer colocar maquinas trifasicas na sua oficina nos anexos, tais como rachador de lenha
ou
3- o dono da casa tem uma piscina que precisa de luz trifasica para as bombas de tratamento
ou
4- o dono da casa tem uma actividade num barracao no fundo do quintal, e quer separar os consumos da habitaçao

Colocadas estas hipoteses, legalmente ou nao, a resposta do funcionario da EDP no Balcao foi afirmativa, quanto a possibilidade de se efectuarem contratos "adicionais" para a mesma morada.

O que acaba por fazer sentido, pois a EDP quer e´ facturar, e assim sempre ganha mais dinheiro com as taxas mensais... (mais contratos)
Learning is the goal!!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Antigamente, era um contador para iluminação, outro para força motriz, e ainda se podia ter mais um para aquecimento.

Os contadores para aquecimento em 74 ou 76 passaram para força motriz.
Onde havia contador de iluminação e força motriz, o pessoal pedia que fosse retirado o da iluminação (menos um contador a pagar de aluguer). Isto foi quando o preço passou a ser igual (kW/h).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

gemini Escreveu:Certa vez perguntei ao Balcao da EDP numa Loja do Cidadao se daria para ter dois contratos (ou mais) numa habitaçao...
A resposta foi afirmativa, tendo em conta os seguintes factores (exemplificativos):
1- a habitaçao e alimentada em monofasico, 6.9kVa;
2- o dono da casa quer colocar maquinas trifasicas na sua oficina nos anexos, tais como rachador de lenha
ou
3- o dono da casa tem uma piscina que precisa de luz trifasica para as bombas de tratamento
ou
4- o dono da casa tem uma actividade num barracao no fundo do quintal, e quer separar os consumos da habitaçao

Colocadas estas hipoteses, legalmente ou nao, a resposta do funcionario da EDP no Balcao foi afirmativa, quanto a possibilidade de se efectuarem contratos "adicionais" para a mesma morada.

O que acaba por fazer sentido, pois a EDP quer e´ facturar, e assim sempre ganha mais dinheiro com as taxas mensais... (mais contratos)
Boas
Essa informação já está seguramente desatualizada.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

Mário Escreveu:Boas

Antigamente, era um contador para iluminação, outro para força motriz, e ainda se podia ter mais um para aquecimento.

Os contadores para aquecimento em 74 ou 76 passaram para força motriz.
Onde havia contador de iluminação e força motriz, o pessoal pedia que fosse retirado o da iluminação (menos um contador a pagar de aluguer). Isto foi quando o preço passou a ser igual (kW/h).

Cump.
Mário
esta situação era normal, nos predios contruidos para a alta-burguesia lisboeta, pricipalmente nos bairros novos de Benfica e Lumiar (construção 60-70)

sistemas de aquecimento electrico tipo radiadores, penso que o tarifario para o aquecimento era mais baixo, mas tinha uma cota minima para pagar
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Dúvidas”