Dúvida sobre apliques

Responder
JMSM89
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2012, 11:15
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Dúvida sobre apliques

Mensagem por JMSM89 »

Bom dia,

Tenho uma dúvida sobre apliques (sou novo nisto).

Estou a projectar um quarto, quero meter dois apliques (um em cada mesa de cabeceira) para fazer de pontos de luz e quero comandá-los individualmente (em cada mesa de cabeceira).

Tinha pensado em alimentar os apliques a partir da caixa de derivação à entrada do quarto, mas será que é possível comandar os apliques sem ter de ir à caixa de derivação, isto é, é possível ligar directamente cada interruptor a cada aplique em cada mesa de cabeceira?
Cumprimentos,
JMSM89
joseferreiragouveia
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2012, 00:25

Re: Dúvida sobre apliques

Mensagem por joseferreiragouveia »

boas
precisas do terra e do neutro para alimentares os apliques penso que no interruptor não tens la?
JMSM89
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2012, 11:15
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Mensagem por JMSM89 »

Não percebi a sua pergunta, mas talvez não tenha exposto da melhor forma.
Eu gostava de saber se posso colocar um interruptor ligado directamente a um aplique (não quero meter um interruptor num aplique mas sim um aplique na parede e em baixo um interruptor), isto é, possível ligar um interruptor a um aplique para comandar um ponto de luz num aplique, ou tenho de ligar o interruptor a uma caixa de derivação para fazer o comando do ponto de luz no aplique de parede?
Cumprimentos,
JMSM89
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Ó amigo JMSM89 se tiver a alimentação (220v) perto não necessário ir á caixa derivação é ir buscar a alimentação uma tomada mais perto ! pode é ficar unificado a iluminação com o circuito de tomadas mas não é nada grave até aos interruptores dos apliques e dai sair para os apliques tudo bem! ( se a instalação ainda não estiver lecenciada pela Certiel não faça o que estou a dizer!)Cump.
filipe.machado
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2009, 23:04

Mensagem por filipe.machado »

Em locais residenciais ou de uso profissional permitir-se-á o emprego de condutores de secção nominal 1,5mm2 para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que elas sejam comandadas por um aparelho de comando independente ou pelo mesmo aparelho de comando dos focos de iluminação fixo da mesma dependência e haja instalação fixa, distinta, de climatização ambiente.
RuiMachado
Curioso
Curioso
Registado: 14 ago 2013, 11:58

Mensagem por RuiMachado »

Para tal terá que ter os 230V na caixa, só assim conseguirá fazer a ligação do interruptor!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Alimenta primeiro a caixa de aparelhagem aonde vai instalar o interruptor, e depois deriva dessa caixa para o aplique que deve ficar logo ali perto.
JMSM89 Escreveu:Bom dia,

Tenho uma dúvida sobre apliques (sou novo nisto).

Estou a projectar um quarto, quero meter dois apliques (um em cada mesa de cabeceira) para fazer de pontos de luz e quero comandá-los individualmente (em cada mesa de cabeceira).

Tinha pensado em alimentar os apliques a partir da caixa de derivação à entrada do quarto, mas será que é possível comandar os apliques sem ter de ir à caixa de derivação, isto é, é possível ligar directamente cada interruptor a cada aplique em cada mesa de cabeceira?
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”